Lógica e Filosofia turma T1
Apresentação
Nesta ação propomos que, ao longo dos dois anos previstos para a lecionação da disciplina, seja transmitido aos alunos um conjunto mínimo de ferramentas lógicas, devidamente enquadradas e aplicadas à discussão de problemas ou argumentos filosóficos concretos, previstos nas orientações curriculares para esta disciplina. Evitando, deste modo, uma visão da lógica como uma unidade estanque, aparentemente desligada do resto do programa e pouco útil para o trabalho filosófico desenvolvido dentro e fora da sala de aula. Assim, a formação deverá incidir numa base robusta de competências lógico-filosóficas que favoreçam o desenvolvimento desse tipo de trabalho junto dos alunos, de forma a potenciar as suas capacidades discursivas e argumentativas.
Destinatários
Professores do Grupo 410
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 410. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 410.
Objetivos
1. Operacionalizar as noções básicas de lógica. 2. Saber negar proposições. 3. Operacionalizar as noções de variável proposicional, conectiva proposicional e âmbito. 4. Identificar os operadores proposicionais da lógica proposicional clássica. 5. Traduzir proposições para a linguagem da lógica proposicional clássica. 6. Representar as funções de verdade dos operadores da lógica proposicional clássica através de tabelas de verdade. 7. Avaliar a validade de formas argumentativas recorrendo a métodos formais. 8. Demonstrar a validade de formas argumentativas recorrendo a derivações. 9. Debater alguns problemas que a lógica proposicional clássica enfrenta. 10. Aplicar algumas ferramentas lógicas na discussão de problemas filosóficos específicos.
Conteúdos
0- Ambientação na utilização das plataformas Moodle e Zoom. 1- Noções básicas de lógica: proposição, argumento e validade. (1 hora) 1.1- Negação de proposições categóricas e hipotéticas 2- Introdução à lógica proposicional clássica LPC (4 horas) 2.1- Linguagem e formalização em LPC: variáveis proposicionais, conectivas, âmbito. 2.2- A semântica da LPC: condições de verdade, consequência lógica, verdade lógica. 2.2.1- Tabelas de verdade 3- Métodos formais para testar a validade/invalidade em LPC (12 horas) 3.1- Inspetores de circunstâncias. 3.2- Algumas inferências válidas: Modus Ponens, Modus Tollens, silogismo hipotético e Leis de De Morgan. Negação dupla, contraposição e silogismo disjuntivo 3.3- Algumas falácias formais: Falácias formais: falácia da afirmação do consequente, falácia da negação do antecedente 3.4- Derivações 3.5- Árvores de refutação e contramodelos. 4- Alguns desafios para a LPC (3 horas) 4.1- Paradoxos e contraexemplos para implicação material. 4.2- Contraexemplos para o modus ponens. 4.3- Tentativas de respostas para os desafios à LPC. 5- Lógica e Filosofia (4 horas) 5.1- Definições explícitas e bicondicionais: alguns exemplos (ação, livre-arbítrio, ação correta, conhecimento, ciência, arte, Deus, sentido da vida, ). 5.2- Estruturas argumentativas comuns presentes na discussão filosófica: alguns exemplos (argumento da consequência, argumento a favor do determinismo radical, argumento a favor do libertismo, argumento a favor do Princípio da Maior Felicidade, argumento a favor do Imperativo Categórico, os contraexemplos de Gettier, a lógica subjacente ao indutivismo, ao falsificacionismo e à estrutura das revoluções científicas, contraexemplos às teorias mimética, expressivista e formalista da arte, contraexemplos à perspetiva teísta do sentido da vida, ). 6- Apresentação e discussão do trabalho final individual realizado pelos formandos
Metodologias
As sessões iniciam-se com a exposição teórica dos conteúdos e com exemplos devidamente contextualizados. Segue-se uma exploração conjunta com os formandos dos conteúdos abordados. A formação será suportada por uma plataforma Moodle que conterá toda a documentação de apoio e será um espaço de reflexão e de partilha entre os formandos e de realização de exercícios práticos individuais que serão depois retomados com os formandos nas sessões síncronas (ex: realizar exercícios de consolidação, ler e debater textos relevantes, discutir em fórum os problemas em consideração, produzir materiais e recursos didácticos vocacionados para o ensino da lógica, entre outras). Ests serão realizadas com recurso à plataforma Zoom e implicarão, da parte dos formandos, a participação regular, nomeadamente na apresentação das soluções dos exercícios e tarefas realizados nas sessões assíncronas. Planificação das sessões Sessões Síncronas Assíncronas Conteúdos 1ª 3h 1h30 Tópico 1 e 2 2ª 2h30 1h Tópico 3.1 3ª 3h 1h30 Tópico 3.2, 3.3 e 3.4 4ª 2h30 1h Tópico 3.5 5ª 2h30 1h Tópico 4 6ª 3h30 2h Tópico 5 Total 17h 8h
Avaliação
Itens sobre os quais deve incidir a Avaliação 1- Acompanhamento contínuo e formativo do trabalho desenvolvido pelos formandos e grupos de trabalho nas sessões síncronas e assíncronas: participação e realização das tarefas. 2- Elaboração de uma ficha formativa e dos respetivos critérios de correção em que se aplicam as competências da lógica proposicional a uma das unidades do programa de Filosofia, com reflexão individual sobre a relevância e aplicabilidade do trabalho realizado na prática letiva. O trabalho elaborado será apresentado e discutido na última sessão síncrona. Os formandos são obrigados a participar em 2/3 das sessões e a realizar todas as tarefas propostas. Os formandos serão classificados na escala de 1 a 10, conforme indicado na Carta Circular CCPFC 3/2007 Setembro 2007, com a menção qualitativa de: - 1 a 4,9 valores Insuficiente - 5 a 6,4 valores Regular - 6,5 a 7,9 valores Bom - 8 a 8,9 valores Muito Bom - 9 a 10 valores Excelente
Bibliografia
Gensler, Harry (2002) Introduction to Logic. New York: Routledge, 2nd Edition, 2010.Newton-Smith, W. H. (1985) Lógica: um curso introdutório. Trad. Desidério Murcho. Lisboa: Gradiva, 2.ª edição, 2005.Priest, Graham (2000) Lógica para Começar. Trad. Célia Teixeira. Lisboa: Temas & Debates, 2002.Priest, Graham (2001) Introduction to Non-Classical Logic. Cambridge: Cambridge University Press.Sider, Theodore (2010) Logic for Philosophy. Oxford: Oxford University Press.
Formador
Sara Margarida de Matos Roma Fernandes