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LITERACIA DE INFORMAÇÃO COM A BIBLIOTECA ESCOLAR turma T1

Apresentação

O crescimento acelerado de conteúdos digitais, possibilitado pelo desenvolvimento da tecnologia, fez da Internet um espaço globalizado de informação e de comunicação onde se têm acentuado alguns problemas: proliferar da desinformação; dificuldade em selecionar informação relevante e credível, e em distinguir factos de opiniões; desvalorização da ideia de verdade e do conhecimento especializado; acentuado desrespeito pelos direitos de autor. É premente integrar as competências de literacia de informação nas práticas curriculares, através da colaboração entre biblioteca escolar e sala de aula, de acordo com documentos estruturantes em vigor, como o Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. Quando refere que “a escola, enquanto ambiente propício à aprendizagem e ao desenvolvimento de competências, onde os alunos adquirem as múltiplas literacias que precisam de mobilizar, tem que se ir reconfigurando para responder às exigências destes tempos de imprevisibilidade e de mudanças aceleradas”, afirmando os alunos como cidadãos munidos ”de múltiplas literacias que lhe permitam analisar e questionar criticamente a realidade, avaliar e selecionar a informação, formular hipóteses e tomar decisões fundamentadas no seu dia a dia”.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Seundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Seundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

• Melhorar as competências dos formandos no ensino integrado da literacia digital/mediática e de informação • Implementar metodologias ativas de ensino através do trabalho colaborativo entre o professor bibliotecário e os docentes das diferentes áreas curriculares • Conhecer modelos e conceitos essenciais de literacia de informação • Debater e implementar estratégias de pesquisa, seleção e análise crítica da informação • Fomentar a aquisição de noções relativas ao enquadramento ético e legal da informação, de modo a evitar o plágio e a respeitar os direitos de autor • Conhecer e aplicar a APA (7.ª ed.) na citação e referenciação bibliográfica

Conteúdos

1. A literacia de informação: introdução [3h00 – presencial] 1.1 Importância atual da literacia de informação 1.2 Dimensões e modelos de literacia de informação 1.3 Literacias, pensamento crítico e resolução de problemas 2. A biblioteca e a literacia de informação em contexto curricular I [4h00 – em linha, assíncrona] 2.1 O guião de pesquisa 2.2 Definição do tema e de perguntas de pesquisa 2.3 Fontes de informação 3. A biblioteca e a literacia de informação em contexto curricular II [4h00 – em linha, assíncrona] 3.1 Definição de palavras-chave ou termos de pesquisa 3.2 Estratégias de pesquisa de informação 3.3 Pesquisa com assistentes virtuais 4. A biblioteca e a literacia de informação em contexto curricular III [4h00 – em linha, assíncrona] 4.1 Desinformação e análise crítica da informação 4.2 Seleção e registo da informação relevante 5. Questões éticas e legais no uso da informação [3h00 – presencial] 5.1 Plágio 5.2 Conteúdos protegidos por copyright e conteúdos em domínio público 5.3 Licenças Creative Commons 5.4 Citação e referenciação bibliográfica 5.4.1. APA (7.ª ed.) 5.4.2 Ferramentas digitais e virtuais de referenciação 6. A biblioteca e a literacia de informação em contexto curricular IV [4h00 – em linha, assíncrona] 6.1 Síntese e organização da informação 6.2 Formatos de comunicação da informação 6.3 Meta aprendizagem, uma dimensão essencial 7. Finalização e avaliação da ação [3h00 - presencial] 7.1 Apresentação e discussão dos aspetos mais relevantes do processo de ensino e aprendizagem promovido por cada par pedagógico 7.2 Avaliação e discussão da formação

Metodologias

O curso foi concebido e organizado para ser desenvolvido na modalidade B-Learning, conjugando sessões online de autoaprendizagem, com recurso a plataforma de e-learning e sessões presenciais.Os módulos do curso são disponibilizados, na sua totalidade, na plataforma e-learning: Sessões online assíncronas com suporte em e-mail, fóruns, fóruns, Wikis, foruns, chats, entre outroo, podendo o formando estudar quando quiser, flexibilizando e gerindo as aprendizagens de acordo com a sua disponibilidade, fomentando a pro-atividade. O formando terá acesso exercícios/casos práticos, de textos, formulação de perguntas ao formador com respetivo feedback por e-mail/ ou sistema de mensagens e outras ferramentas de feedback Nas sessões presenciais os formandos desenvolverão trabalho colaborativo e cooperativo, com o devido enquadramento teórico, assim como a reflexão crítica,em grande grupo sobre os conteúdos e atividades propostas. Metodologia O curso desenvolve-se em formato b-learning com a duração de 25h assim divididas: 3 sessões presenciais com 3 horas cada; 4 sessões em linha, assíncronas, com 4 horas cada, a implementar na Plataforma Moodle do Centro de Formação. As sessões terão um caráter teórico-prático sendo disponibilizada, para cada tópico, documentação conceptual e materiais de apoio à integração curricular da literacia de informação, em articulação com a biblioteca escolar. Será também fornecido um guia das tarefas a desenvolver nas sessões de trabalho autónomo. Pretende-se, caso seja possível, promover o trabalho colaborativo entre o professor bibliotecário e o docente de uma área curricular, pelo que a realização deste curso será proveitosa se, em contexto, tal se conseguir concretizar. Cronograma 1. A literacia de informação: introdução | 31.10 – 17h00 – 20h00 [3h00 – presencial] 2. A biblioteca e a literacia de informação em contexto curricular I | 01.11 a 06.11 [4h00 – em linha, assíncrona] 3. A biblioteca e a literacia de informação em contexto curricular II | 07.11 a 09.11 [4h00 – em linha, assíncrona] 4. A biblioteca e a literacia de informação em contexto curricular III | 10.11 a 16.11 [4h00 – em linha, assíncrona] 5. Questões éticas e legais no uso da informação | 17.11 – 17h00 – 20h00 [3h00 – presencial] 6. A biblioteca e a literacia de informação em contexto curricular IV | 18.11 a 20.11 [4h00 – em linha, assíncrona] 7. Finalização e avaliação da ação | 22.11 – 17h00 – 20h00 [3h00 - presencial]

Avaliação

A avaliação dos formandos foca a participação nas sessões, bem como a realização de um projeto didático-pedagógico e de uma reflexão final em que abordem os conteúdos trabalhados e evidenciem a aplicação das temáticas abordadas. Os formandos serão avaliados de 0 a 10 valores, conforme Carta Circular n.º 3 de 2007, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos pelos formadores e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua

Bibliografia

Conde, E., Mendinhos, I. & Correia, Paula (Coord.) (2017). Aprender com a biblioteca escolar. (2.ª ed.). Rede de Bibliotecas Escolares.Martins, G. (Coord.) (2017). Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. Ministério da Educação/Direção Geral da Educação. https://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdfNovo, A. (2015). Colaboração e literacia da informação nas escolas: uma responsabilidade partilhada. In Pereira, S. & Toscano, M. (Eds.). Literacia, Media e Cidadania: Livro de atas do 3.º congresso (p. 47-59). Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade. http://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/article/view/2224Wilson, C., Grizzle, A., Tuazon, R. Akyempong, K. & Cheung, C. K. (2013). Alfabetização midiática e informacional: Currículo para formação de professores. Unesco.Perfil do aluno à saída da escolaridade Obrigatória

Formador

José António Videira Saro

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 31-10-2023 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
2 01-11-2023 (Quarta-feira) 12:00 - 16:00 4:00 Online assíncrona
3 07-11-2023 (Terça-feira) 12:00 - 16:00 4:00 Online assíncrona
4 10-11-2023 (Sexta-feira) 12:00 - 16:00 4:00 Online assíncrona
5 17-11-2023 (Sexta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
6 18-11-2023 (Sábado) 12:00 - 16:00 4:00 Online assíncrona
7 22-11-2023 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
Início: 31-10-2023
Fim: 22-11-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-121095/23
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 25 h
Local: Escola Secundária Mário Sacramento - Aveiro