Dinamizar um blogue em Português turma T1
Apresentação
Os professores de Português que têm visitado ou contactado com blogues escolares no âmbito das suas aulas reconhecem as vantagens desta ferramenta como estratégia para desenvolver os domínios da língua portuguesa. Muitos ter-se-ão mesmo sentido motivados e impelidos para criar e dinamizar um blogue nas suas turmas. Vários terão mesmo criado um de forma espontânea e intuitiva, mas tê-lo-ão abandonado logo após os primeiros bloqueios na dinamização ou na participação por parte dos alunos. O objetivo desta formação é, pois, apoiar professores de Português interessados e motivados para a inserção desta plataforma online nas suas aulas, Várias ferramentas digitais têm emergido e sido usadas como recursos para a construção de cenários de aprendizagem a distância e, nesta sequência, julgamos que o blogue poderá funcionar também como uma boa estratégia, em especial na didática da escrita. Para tal, procuramos promover o acesso a informações úteis sobre conceito e tipologia de blogues, formato e funcionalidades, realçamos a estrutura que deve ser tida em conta na criação de um post e de como uma publicação deve ir para além da mera divulgação e incluir tarefas e atividades que incentivem a participação ativa dos alunos.
Destinatários
Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;.
Objetivos
No final da Ação de Formação, os formandos deverão ser capazes de: - Aferir características e funcionalidades do blogue educativo na disciplina de Português: conceito, categorização, funcionalidades e formato, o post e o comentário; - Conhecer dinâmicas de funcionamento e práticas de escrita no blogue; - Reconhecer dicas e sugestões num roteiro de dinamização; - Iniciar a dinamização de um blogue, aplicando os conhecimentos adquiridos; - Planificar uma atividade no âmbito do domínio da escrita, utilizando o blogue como estratégia.
Conteúdos
1 – Blogue: conceito, tipologia, funcionalidades, formato – 3 horas (síncronas) 2 – O post e o comentário no blogue – 3 horas (síncronas) 3 – Análise de blogues (práticas pedagógicas/estratégias, ferramentas, objetivos, ensino e aprendizagem da escritanos posts e nos comentários) – 6 horas (3horas síncronas e 3 horas assíncronas) 4 – Roteiro de dinamização de um blogue – 3 horas (síncronas) 5 – Criação e início da dinamização de um blogue – 3 horas (assíncronas) 6 – Planificação e aplicação de uma atividade de escrita, utilizando o blogue como estratégia + partilha em grandegrupo - 7 horas (3 horas síncronas e 4 horas assíncronas)
Metodologias
A formação é realizada presencialmente durante 8 sessões (6 de 3 horas, as duas últimas de 3,5horas). 10 horas serão de trabalho autónomo. As sessões terão um carácter predominantemente prático, com alguns momentos expositivos/demonstrativos. A sistematização da aprendizagem será por execução de tarefas, salientando-se as atividades integradoras que serão desenvolvidas com a preocupação de ligação com os contextos e as vivências profissionais dos participantes. Os recursos e materiais serão sempre produzidos com sentido no contexto profissional dos formandos.
Avaliação
Os formandos estão sujeitos a uma avaliação quantitativa expressa na escala de 1 (um) a 10 (dez) valores. Considerase classificação positiva a obtenção de cinco valores, inclusive, naquela escala, sendo esta aplicada de acordo com oseguinte quadro: Critérios de Avaliação – Indicadores 30% - Participação; realização das tarefas nas Sessões; 40% - Realização das atividades e trabalhos propostos; investigação; aplicação (dinamização de um blogue) 30% - Reflexão escrita
Bibliografia
Ferreira, J. M.; Álvares Pereira, L. & Cardoso, I. Dinamizar um blogue em Português (2020). Contributos para professores e formadores de Português. Coleção Educação e Formação – Cadernos Didáticos | número 6, UA. Ferreira, J. M. da C. (2014). A Web 2 . 0 e a escrita no 3 . o Ciclo do Ensino Básico – a utilização do blogue. Universidade de Aveiro. Barbeiro, L. F. (2013). Comentários em blogues: subproduto ou subgénero ao serviço da aprendizagem? In L. Á. Pereira & I. Cardoso (Eds.), Reflexão sobre a escrita. O ensino de diferentes géneros de textos (pp. 291–302). Aveiro:UA Editora. Gomes, M. J., & Lopes, A. M. (2007). Blogues escolares: quando, como e porquê? Actas de Weblogs Na Educação, 3Experiências, 3 Testemunhos., 117–133. Setúbal: Instituto Politécnico de Setúbal. Centro de Competência CRIE.
Formador
José Manuel da Costa Ferreira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 11-10-2023 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 16-10-2023 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
3 | 18-10-2023 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
4 | 23-10-2023 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
5 | 25-10-2023 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
6 | 30-10-2023 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
7 | 27-11-2023 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:30 | 3:30 | Presencial |
8 | 29-11-2023 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:30 | 3:30 | Presencial |