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Ensino do Andebol – Potenciar pelo Jogo turma T1

Apresentação

Razões justificativas da ação e a sua inserção no plano de atividades da entidade proponente O andebol, enquanto jogo desportivo coletivo, é promotor do desenvolvimento multilateral da criança. Através do ensino dos jogos pré-desportivos, do jogo reduzido e de constrangimentos nos jogos é possível dotar as crianças dos recursos essenciais ao seu desenvolvimento nas idades mais jovens, mas que são a etapa fundamental no seu desenvolvimento. Com esse fim, o programa apresentado visa atualizar e preparar melhor os professores para abordarem o ensino do Andebol duma forma mais simples, eficaz e ao mesmo tempo gratificante para o professor e motivante para os alunos. Pretende-se não só, aproximar o Andebol das crianças em idade escolar, como também utilizar o ambiente escolar como veículo de crescimento e desenvolvimento do Andebol.

Destinatários

Região Centro

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Região Centro. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Região Centro.

Objetivos

Identificar e caracterizar os problemas inerentes ao ensino da modalidade Apresentar as vantagens do ensino simplificado pelo 4x4 Promover regras de jogo diferenciadoras do jogo Projetar modelos de progressões pedagógicas para o ensino do andebol Construção do jogo, da defesa individual às defesas fechadas Potenciar os constrangimentos no jogo para potenciar a aprendizagem Identificar estratégias de ensino para tornar o jogo mais motivante e desafiador

Conteúdos

1. O ANDEBOL NA ESCOLA - 1H 2. O JOGO 4X4 - 3H 2.1 Objetivos 2.2 Regras 3. O ENSINO DO JOGO - 8H 3.1 Relação com a bola 3.2 Relação com bola, colega e adversários 3.3 Ocupação racional do espaço 3.4 Progressão no terreno 3.5 Defesa individual 3.6 Passa e vai 3.7 Defesas profundas 3.8 Defesas fechadas 3.9 Progressões sucessivas 4. O ENSINO DO JOGO - 8H 4.1 Constrangimentos nos jogos 4.2 Potenciar o jogo 4.3 Estratégias para tornar o jogo motivante 4.4 Construção de progressões pedagógicas 5. A PROGRESSÃO PEDAGÓGICA AO LONGO DOS CICLOS – 5 H 5.1 Sequenciação dos conteúdos 5.2 Experimentação prática 6. ESTRATÉGIAS PARA POTENCIAR O JOGO – 5 H 6.1 Propostas de exercícios 6.2 Experimentação prática CRONOGRAMA 19/10/2023 | 5ª feira | SÍNCRONA | 19:00 - 21:30 [2,5] 20/10/2023 | 6ª feira | SÍNCRONA | 19:00 - 21:30 [2,5] 21/10/2023 | sábado | PRESENCIAL| 9:30 -12:30 | 14:30-17:30 [6] 23 a 25/10/2023 | ASSÍNCRONO [4] 26/10/2023 | 5ª feira | SÍNCRONA | 19:00 - 21:30 [2,5] 27/10/2023 | 6ª feira | SÍNCRONA | 19:00 - 21:30 [2,5] 28/10/2023 | sábado | PRESENCIAL| 9:30 -12:30 | 14:30-17:30 [6] 30/10/2023 | ASSÍNCRONO [4]

Metodologias

A ação será organizada na modalidade de curso de formação, portanto com uma função global de aquisição de conhecimentos, capacidades e competências por parte dos professores. As sessões de trabalho contemplam as seguintes estratégias: - Sessões plenárias. Preleção dos formadores e reflexão coletiva sobre os temas abordados. - Situações de trabalho individual. Estudo de documentos, observação em vídeo e resolução de fichas de trabalho. - Situações de trabalho em grupo. Preparação de situações de exercício ou de situações de avaliação. - Situações de prática. Os formandos vivem situações de prática conduzidas pelos formadores. - Situações de prática pedagógica. Os formandos orientam grupos em situações de aprendizagem.

Avaliação

- A avaliação depende da frequência mínima de 2/3 das horas de formação presencial. Critérios de avaliação: - A avaliação dos formandos será contínua e envolverá momentos específicos de resolução de trabalhos individuais e de grupo – 65% - Elaboração de relatório final – 35%

Modelo

- Avaliação na escala de 1 a 10, de acordo com o despacho no 4595/2015, do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar.

Bibliografia

Antón Garcia, J. (2019). Balonmano: Innovaciones y contribuciones para la evolución del juego. Grupo Editorial CírculoRojo. Arraya, M., & Sequeira, P. (2012). Andebol: Um caminho para o alto rendimento. Visão e Contextos. Estriga, L., & Moreira, I. (2014). Ensino do Andebol na Escola. Ensinar e aprender. Editora FADEUP. Hapková, I.; Estriga, L.; & Rot, C. (2019). Teaching Handball: Teacher Guidelines. International Handball Federation. Tavares, F. (2015). Jogos Desportivos Coletivos: ensinar a jogar (2ªed). Editorial FADEUP.

Observações

Formação a Distância Demonstração das vantagens para os/as formandos/as no recurso ao regime de formação a distância A parte mais significativa do trabalho tem como metodologia a apresentação e debate das temáticas e a outra parted estina-se à exploração de documentação ou a apresentação de evidências sobre práticas realizados a distância com vantagens para os formandos e formadores: i) evitando deslocações em horários tardios a instalações muitas vezes pouco confortáveis; ii) permitindo a participação de formandos de todas as regiões do país e iii) promovendo competências de literacia digital. Distribuição de horas 12 Nº de horas online síncrono 10 Nº de horas online assíncrono 8 Demonstração da existência de uma equipa técnico-pedagógica que assegure o manuseamento das ferramentas e procedimentos do formação a distância O CFRCA tem práticas consolidadas desde século passado (plataforma Prof2000) com uma equipa de apoio aos formadores e formandos que garantem as condições adequadas à formação a distância. Essa equipa garantiu nos últimos dois anos às necessidades de realizar em e-learning de cerca de 200 turmas de formação. Demonstração da implementação de um Sistema de Gestão da Aprendizagem / Learning Management Systemadequado Dispomos de plataformas dedicadas, a saber: a mais comum e tradicional é a plataformaMoodle(https://modelar.ccems.pt) tendo nos últimos uma plataforma integrada com o Office365 (http://office.ccems.pt) Demonstração da avaliação presencial (permitida a avaliação em videoconferência) Os formandos serão avaliados pelos seus contributos para o debate e pelas evidências que demonstrem a apropriação das temáticas das mesmas. Demonstração da distribuição da carga horária pelas diversas tarefas As sessões presenciais (12 horas) destinam-se preferencialmente a atividades que requerem elevada interação entre formandos. As sessões síncronas (10 horas) completam as presenciais ao nível da apresentação, debate e partilha de ideias, práticas e materiais. As sessões assíncronas (8 horas) serão dedicadas preferencialmente à exploração de documentação e à elaboração e organização de materiais a partilhar com o grupo-turma.

Formador

Adriano Manuel Gomes Tavares

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 19-10-2023 (Quinta-feira) 19:00 - 21:30 2:30 Online síncrona
2 20-10-2023 (Sexta-feira) 19:00 - 21:30 2:30 Online síncrona
3 21-10-2023 (Sábado) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
4 21-10-2023 (Sábado) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
5 23-10-2023 (Segunda-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Online assíncrona
6 26-10-2023 (Quinta-feira) 19:00 - 21:30 2:30 Online síncrona
7 27-10-2023 (Sexta-feira) 19:00 - 21:30 2:30 Online síncrona
8 28-10-2023 (Sábado) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
9 28-10-2023 (Sábado) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
10 30-10-2023 (Segunda-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Online assíncrona
Início: 19-10-2023
Fim: 02-11-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-121525/23
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 30 h
Local: Escola Secundária Mário Sacramento - Aveiro