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Prevenção da Saúde Mental em Contexto Escolar turma T1

Apresentação

A saúde mental é cada mais reconhecida como um dos pilares do equilíbrio no ser humano, havendo uma crescente preocupação social em torno desta temática. Em Portugal, há um crescente número de adolescentes apresenta sintomas indiciadores de depressões e, entre os adultos, as perturbações da ansiedade, do humor, do controlo dos impulsos e do sono fazem com que Portugal seja um dos países da Europa com maior incidência de doenças psiquiátricas na população com mais de 18 anos. As elevadas percentagens de famílias desestruturadas e monoparentais, o overbooking de atividades dos alunos, a inconstância crescente das relações laborais, as deslocações longas constantes entre os domicílios e os trabalhos são alguns dos elementos causadores de desequilíbrios graves nos pais e alunos na vivencia do dia-a-dia. No caso dos professores, a crescente burocratização do serviço docente assim como a degradação evidente das condições laborais conduziram a um ambiente desmotivador contribuindo para enormes taxas de absentismo. O recurso a baixas médicas por quadros clínicos ansioso-depressivos é um motivo crescente nos consultórios dos psiquiatras. A intervenção em contexto escolar (psicólogos e professores) levam a uma melhoria do nível do bem-estar e uma diminuição dos sintomas de ansiedade e depressão.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

– Promover a reflexão sobre o estado da saúde mental em contexto escolar – Sensibilizar os diferentes agentes do processo de ensino e aprendizagem para a urgência na definição de estratégias preventivas da saúde mental – Alertar os formandos para as especificidades do ensino artístico especializado, para o desgaste emocional dos artistas, e para a importância da preservação da saúde mental dos alunos daquele tipo de ensino -Predispor os professores para a urgência do desenvolvimento de abordagens pedagógicas que promovam um ambiente saudável em contexto de ensino individual – Contribuir para o desenvolvimento profissional e pessoal dos/as professores/as, dos funcionários e dos estudantes

Conteúdos

Esta ação de formação de curta duração está pensada para que, baseando-se nas experiências pedagógicas acumuladas pelos formadores, os seguintes pontos possam ser abordados: - desenvolvimento de metodologias de ensino que promovam um ambiente saudável em contexto de aula individual e coletiva -o ensino artístico especializado como veículo para aquisição de competências emocionais várias.

Metodologias

Durante a formação irão utilizar-se métodos expositivos e ativos; depois de uma exposição das ideias das convidadas, os formandos e restante público serão convidados a colocar questões contribuindo para uma discussão partilhada e a um debate de ideias -Retrospetiva e perspetiva atual sobre alguns dos fundamentos da didática da música

Observações

Inscrições através de formulário no Google Forms até ao dia 26 de Novembro. Link para inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdg02jfN-57wp0zRB1d-VJuQfniCY8kGLyazJca8i9Nu3WqUQ/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0 Valor da Inscrição: 10€ Qualquer dúvida ou questão pode ser colocada via mail para: quimeraseruditas@gmail.com

Formador

Carlos Manuel Pires Marques

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 30-11-2023 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
Início: 30-11-2023
Fim: 30-11-2023
Acreditação: ACD06/23-24
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 3 h
Local: Escola Artística-Conservatório de Música Calouste Gulbenkian