Programação tangível no ensino das STEAM - o robô MI-GO turma T1
Apresentação
Esta ação insere-se no âmbito dos Clubes Ciência Viva e dos TECHLABS existentes na escola E.B. 2/3 de Aradas. Pretende capacitar professores com competências técnicas e pedagógicas para explorar o equipamento MI-GO e, deste modo, promover a realização de atividades e projetos STEAM junto dos alunos.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
• Promover competências digitais e o pensamento computacional • Desenvolver o raciocínio lógico e a resolução de problemas • Aprender e treinar programação tangível usando o robô MI-GO • Ensinar conteúdos formais usando a robótica (ex: Ciclo da Água, Sistema Solar, Geometria, …) • Promover a realização de projetos e aprendizagens STEAM • Analisar dificuldades e constrangimentos na programação tangível do robô MI-GO e da sua utilização em sala de aula
Formador
José Manuel Gonçalves Lopes
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 15-11-2023 (Quarta-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |