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Dança no âmbito da Educação Artística no 1º Ciclo turma T1

Apresentação

A dança é um veículo privilegiado para a aquisição de conhecimentos e de capacidades (condicionais e coordenativas), úteis para o desenvolvimento harmonioso e equilibrado da criança. O valor educativo da dança e a sua integração generalizada nos currículos educativos resulta em grande parte das relações facilitadas que nesta actividade se estabelecem entre os domínios cognitivo, afectivo e psicomotor. Quando correctamente apresentada, é uma actividade motivadora que pode contribuir para o desenvolvimento intelectual, favorecer a exploração das capacidades individuais, ajudando a superar dificuldades e estimulando o desenvolvimento da sensibilidade, do controlo físico e emocional. A utilização do movimento interligado com a música é um meio educativo privilegiado, para além de que, alguns conteúdos da dança poderem ser trabalhados numa perspectiva interdisciplinar. No 1º ciclo do ensino básico e no âmbito da educação artística, o ensino/aprendizagem da dança baseia-se na perspetiva de que o conhecimento da dança, como forma de arte, só pode ser adquirido através da experimentação, composição, interpretação e visualização de danças (interpretar, criar, apreciar). Sendo uma área que não faz parte da formação inicial da maioria dos professores do 1º ciclo no ativo é de todo relevante, porpocionar aos mesmos formação que lhes permita implementar junto dos seus alunos esta área artística de uma forma facilitadora, lúdica e motivadora.

Destinatários

110

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de 110. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de 110.

Objetivos

Partindo do pressuposto que o professor é um educador e não um treinador, terapeuta ou animador apresentaremos a proposta da abordagem à dança a partir das ações motoras. Assim, no final da ação os professores devem ser capazes de: - Identificar as várias ações motoras (passos, deslocamentos, saltos, voltas, quedas, posturas, contactos, equilibrios e gestos); - Dominar noções de corpo, espaço, ritmo, tempo e dinâmica; - Ser capaz de aplicar o método progressivo e o método global no ensino da dança - Possuir um conjunto de ferramentas pedagógicas que permita planear e desenvolver um pequeno projeto coreográfico junto dos seus alunos.

Conteúdos

- Enquadramento geral, caracterização, terminologia e noções básicas básicas específicas da área da dança; - Acões motoras; - Frases de movimento; - Bloco coreográfico; - Projeto coreográfico; - método progressivo; - método global.

Metodologias

Estão previstas vinte e cinco horas preferencialmente práticas, mas complementadas com conteúdos teóricos.

Avaliação

Avaliação dos formandos baseada nos seguintes pressupostos: - obrigatoriedade da frequência de 2/3 das horas de formação presencial. Classificação na escala de 1 a 10, de acordo com o Despacho nº4595/2015, de 6 de maio Critérios de avaliação: - Empenho e participação nas sessões - 70% - Realização e apresentação de um trabalho de grupo (Sequência coreográfíca e/ou plano de aula)- 30%

Bibliografia

Aprendizagens Essenciais 1º Ciclo do Ensino Básico, Educação artística - Dança

Formador

Célia da Conceição de Almeida Estêvão

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 26-01-2024 (Sexta-feira) 17:00 - 21:00 4:00 Presencial
2 27-01-2024 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
3 27-01-2024 (Sábado) 14:30 - 18:30 4:00 Presencial
4 02-02-2024 (Sexta-feira) 17:00 - 22:00 5:00 Presencial
5 03-02-2024 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
6 03-02-2024 (Sábado) 14:30 - 18:30 4:00 Presencial
Início: 26-01-2024
Fim: 03-02-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-122011/23
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: E.B. 2 de S. Bernardo