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Práticas interdisciplinares de Educação para a Sustentabilidade através de jogos móveis digitais turma T1

Apresentação

Os dispositivos móveis, usados por crianças e jovens em idade escolar (1), podem promover a motivação e a melhoria da aprendizagem (2). A literatura tem acumulado evidências das oportunidades de aprendizagem criadas pelo uso das tecnologias móveis em contexto educativo, contudo, verifica-se uma escassez de formação de professores em áreas como a do mobile e game-based learning (3). O projeto EduCITY (https://educity.web.ua.pt/) criou uma app que integra realidade aumentada, jogo e ambientes ao ar livre para promover aprendizagens interdisciplinares de educação para a sustentabilidade contextualizadas. Projetos similares revelaram uma elevada usabilidade e valor educativo (4), particularmente quando se procura criar questões promotoras de pensamento de elevado nível cognitivo (5). Visando a melhoria da qualidade do ensino, através da integração de tecnologias móveis e jogos, esta Oficina de Formação (OF) propõe a conceção, construção e operacionalização de um jogo e de outros recursos educativos digitais (RED) interdisciplinares de educação para a sustentabilidade, passíveis de serem integrados em apps como a do EduCITY. A qualidade e relevância dos RED produzidos é sustentada na: i) articulação dos RED com o Currículo Nacional; e ii) implementação dos RED em contextos educativos dos professores-formandos e sua avaliação.

Destinatários

Professores dos Grupos 420, 510 e 520

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 420, 510 e 520. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 420, 510 e 520.

Objetivos

A grande finalidade desta OF consiste na motivação dos professores-formandos para mudanças efetivas nas práticas educativas, com vista à melhoria das aprendizagens dos alunos. Para tal, visa: 1. criar um ambiente de formação promotor da inovação das práticas, através do uso eficaz de estratégias que envolvam dispositivos móveis, jogos e RED na promoção de aprendizagens de educação para a sustentabilidade; 2. trabalhar temáticas curriculares nas quais os alunos apresentam frequentemente dificuldade de aprendizagem, de acordo com a perceção dos professores-formandos, que possam ser abordadas com sucesso através de mobile game-based learning; 3. conceber, construir e operacionalizar, em contextos educativos reais, RED de educação para a sustentabilidade, interdisciplinares, passíveis de serem integrados em apps como a do EduCITY; 4. avaliar e refinar os RED desenvolvidos; 5. disponibilizar para a comunidade, de forma aberta e gratuita, os RED desenvolvidos.

Conteúdos

- Potencial educativo do mobile game-based learning e de RED, visando a educação para a sustentabilidade. - O projeto EduCITY como um exemplo de inovação nas práticas educativas ao nível do mobile game-based learning, numa lógica interdisciplinar. - Exploração da abordagem de jogo através de questões contextualizadas e promotoras de pensamento a diferentes níveis cognitivos. - Utilização de plataformas digitais para a criação e partilha de jogos e RED.

Avaliação

A avaliação dos formandos baseia-se nos pressupostos: 1- Obrigatoriedade de frequência de 2/3 das horas de formação presencial; 2- Os critérios de avaliação serão elaborados de acordo com as orientações da entidade formadora, tendo por base os seguintes itens: • Empenho e participação nas sessões presenciais (20%), • E-portefólio (80%) - reflexões de grupo; - jogo e restantes RED desenvolvidos; - análise dos resultados da implementação com alunos; • Reflexão individual sobre a experiência formativa. 3- Classificação na escala de 1 a 10, de acordo com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio.

Bibliografia

Simões, J. et al. (2014). Crianças e Meios Digitais Móveis em Portugal: Resultados Nacionais do Projeto Net Children Go Mobile. CESNOVA. https://netchildrengomobile.eu/ncgm/wp-content/uploads/2013/07/ncgm_pt_relatorio1.pdfCrompton, H., Burke, D., & Gregory, K. H. (2017). The use of mobile learning in PK-12 education: A systematic review. Computers & Education, 110, 51–63. https://doi.org/10.1016/j.compedu.2017.03.013Almaiah, M. A., Al-Khasawneh, A., & Althunibat, A. (2020). Exploring the critical challenges and factors influencing the E-learning system usage during COVID-19 pandemic. Education and Information Technologies, 25(6), 5261–5280. https://link.springer.com/article/10.1007/s10639-020-10219-yPombo, L., & Marques, M. M. (2018). The EduPARK Mobile Augmented Reality Game: learning value and usability. In I. A. Sánchez, & P. Isaías (Eds.), Proceedings of the 14th International Conference Mobile Learning 2018 (pp. 23-30). IADIS. http://www.iadisportal.org/digital-library/the-edupark-mobile-augmented-reality-game-learning-value-and-usabilityPombo, L., & Marques, M. M. (2022). Mobile learning games with augmented reality in a park - system for classification of questions for quiz game creation. In P. Kommers, I. A. Sánchez & P. Isaías (Eds.), International Conferences e-Society 2022 and Mobile Learning 2022 (pp. 187-194). IADIS. http://www.iadisportal.org/digital-library/mobile-learning-games-with-augmented-reality-in-a-park-system-for-classification-of-questions-for-quiz-game-creation

Observações

Material necessário: computador pessoal portátil e smartphone

Formador

Margarida Morais Marques

Lúcia Pombo

Ana Rita Monteiro Rodrigues

Sofia Alexandra Soares Ribeiro

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 28-02-2024 (Quarta-feira) 15:00 - 18:00 3:00 Presencial
2 13-03-2024 (Quarta-feira) 15:00 - 18:00 3:00 Presencial
3 10-04-2024 (Quarta-feira) 15:00 - 18:00 3:00 Presencial
4 08-05-2024 (Quarta-feira) 15:00 - 17:00 2:00 Presencial
5 22-05-2024 (Quarta-feira) 15:00 - 17:00 2:00 Presencial
Início: 28-02-2024
Fim: 10-05-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-119346/23
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 26 h
Local: Departamento de Educação e Psicologia da UA