O papel [URGENTE] dos professores na prevenção do bullying em idade escolar turma T1
Apresentação
A escola, não sendo o único, é um contexto suscetível à prática de bullying. As crianças e os jovens que a frequentam, por estarem em fase de formação, vivenciam necessidades de autoafirmação e, muitas vezes, não sabem lidar com o diferente. A adoção de práticas inaceitáveis de discriminação e superioridade de determinados alunos sobre outros, pode afetar, de forma muito intensa e negativa, a participação e desempenho, dos últimos, no contexto escolar. Ao professor é pedido que identifique estas situações e que haja em conformidade. É um processo complexo, por vezes, difícil de mediar. É neste contexto que surge esta proposta de formação, que pretende capacitar os docentes para a prevenção, identificação e intervenção em situações de bullying.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Capacitar os professores para identificar e compreender o fenómeno do bullying, para que possam agir adequadamente na prevenção e na mediação de situações problemáticas; - Incentivar a reflexão sobre o papel dos professores na prevenção do bullying e seu impacto na formação de cidadãos mais conscientes, empáticos e responsáveis; - Promover a cultura de prevenção do bullying na escola, por meio da sensibilização e conscientização dos professores, familiares e alunos, contribuindo para a construção de uma sociedade mais pacífica e justa.
Formador
Hugo Alexandre Santos Simões
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 06-03-2024 (Quarta-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |