Alergias Alimentares em Ambiente Escolar turma T3

Apresentação

• As alergias alimentares (AA) atingem cerca de 5% das crianças e jovens em idade escolar, com um conjunto de sintomas, em caso de contacto ou ingestão inadvertida do alergénio, de gravidade crescente, que pode atingir a anafilaxia com risco de vida para a criança ou jovem (DGS, 2022). • Por ser um local onde as crianças passam grande parte do seu tempo, a possibilidade de ocorrerem episódios de alergia alimentar é considerável no ambiente escolar. • A escola é um local onde é necessário aplicar um conjunto de procedimentos e normas de forma a assegurar a prevenção de episódios de AA (DGS, 2022). • Neste sentido, revela-se de extrema importância que os procedimentos, preventivos e de atuação emergente, estejam bem disseminados por toda a estrutura escolar.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

• Capacitar a comunidade docente e não docente para reconhecerem os sinais e sintomas de reações alérgicas alimentares. • Educar sobre os diferentes tipos de alergias alimentares, incluindo as mais comuns, e destacar a importância de uma abordagem proativa na identificação e gestão dessas alergias. • Promover estratégias para criar um ambiente escolar seguro e inclusivo para crianças/alunos com alergias alimentares. • Fornecer orientações práticas sobre como organizar refeições, lanches e eventos escolares de forma acomodar as restrições alimentares, garantindo a segurança de todos os estudantes. • Treinar os participantes em procedimentos de emergência para lidar com reações alérgicas alimentares súbitas e potencialmente graves. • Discutir a importância de Planos de Saúde Individual para alunos com alergias alimentares, incluindo a administração de medicamentos de emergência (como a epinefrina).

Formador

Ilka Martins Rosa

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 20-03-2024 (Quarta-feira) 15:30 - 18:30 3:00 Presencial
Início: 20-03-2024
Fim: 20-03-2024
Acreditação: ACD17/23-24
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Escola de Eixo