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A biblioteca e a aprendizagem criativa: nós e o Outro. turma T1

Apresentação

A sociedade e o sistema educativo vivenciam significativas alterações, desde as migrações, passando pelas redes, plataformização, algoritmos/inteligência artificial, até aos fenómenos de exclusão, de intolerância e comportamentos de ódio, direitos humanos, suscitando novos desafios à Educação para a Cidadania. Conscientes desta realidade, a Rede de Bibliotecas de Albergaria-a-Velha, em articulação com a coordenação interconcelhia da RBE, gizou uma oportunidade formativa centrada na capacitação do Outro, entendido este numa ampla aceção, que vai desde o educador, passando pelo aluno/a até à tecnologia e aos media. Estruturada numa perspetiva dicotómica, este curso de formação pretende (des)construir o Outro, através do fomento de práticas inclusivas, promotoras do diálogo intercultural, e da reflexão em torno do ecossistema comunicativo e mediático.

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Explorar conceitos de cidadania, de tolerância, de interculturalidade, de inclusão e respeito pelos Direitos Humanos. Refletir sobre estratégias de intervenção que promovam o exercício da cidadania participativa em diferentes contextos. Partilhar dinâmicas educativas que contribuam para a cidadania democrática, ativa, criativa, crítica e capaz de aceitar o Outro, respondendo aos reptos de uma sociedade em permanente mudança. Evidenciar como a IA pode ser utilizada para criar ambientes de aprendizagem mais inclusivos e empáticos, ajudando a desconstruir preconceitos e a promover a compreensão intercultural. Fomentar a leitura crítica do mundo, a criação e a participação dos alunos na produção de media escolares e na construção de narrativas que desenvolvam capacidades de comunicação, de descoberta e de conhecimento do Outro e de representação dos seus mundos.

Conteúdos

1. Painel I [3.00h] Construindo o Outro O nosso olhar para além das fronteiras – Ana Pires Fazer a Ponte com a Biblioteca Escolar – Francisca Monteiro 2. Painel II [3.00h] Desconstruindo o Outro Ler o outro nos e através dos media – Sara Pereira Harmonizando Inteligências: A Integração da IA na Educação para a Inclusão e Desconstrução de Preconceitos – Celestino Magalhães Inteligência artificial na Educação – Carlos Pinheiro 3. Oficinas [6.00h] Boas práticas de inclusão e cidadania ativa sustentadas em contexto escolar – Ana Pires A imagem do invisível – Alexandre Rampazo IA para Todos: Construindo Pontes de Inclusão no Ambiente Escolar – Celestino Magalhães Inteligência artificial e avaliação pedagógica – Carlos Pinheiro Criação de narrativas que contam o outro – Sara Pereira e Daniel Brandão 4. Apresentação do jornal escolar premiado, no âmbito do Concurso nacional “Jornais Escolares – Público na Escola” – Escrita Irrequieta (AE de Branca – Albergaria-a-Velha] – Luísa Gonçalves 5. Tertúlia performativa [2:00h] A narração oral; a leitura em voz alta. O corpo - veículo de comunicação. 6. Visita comentada a uma exposição de ilustração. [00:30h] [10 horas para trabalho individual]

Metodologias

A ação de formação decorre em articulação com o X Encontro “Para Além de Princesas e Dragões”, agendado para os dias 15 e 16 de março de 2024 com a duração de 15 horas [+ 10 horas para trabalho individual]. Engloba duas sessões plenárias, uma tertúlia literária, cinco oficinas, de entre as quais cada formando participa em duas, uma apresentação do jornal escolar premiado, no âmbito do Concurso nacional “Jornais Escolares – Público na Escola” e uma visita comentada a uma exposição de ilustração. As sessões incluem momentos de reflexão, de partilha de experiências e de discussão, privilegiando-se os conhecimentos que os participantes detêm, assim como as suas expectativas face a esta oportunidade formativa. Os palestrantes e dinamizadores das oficinas terão um papel de comunicadores e impulsionadores da reflexão com os formandos sobre as temáticas, evidenciando o contributo da biblioteca para a sua promoção e em estreita articulação com a sala de aula.

Avaliação

Os formandos serão avaliados na escala de 1 a 10, de acordo com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio, do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar. A avaliação dos formandos depende da frequência mínima de 2/3 das horas de formação presencial e terá ainda por base a elaboração de um trabalho individual sobre o percurso formativo e sua implicação na respetiva prática educativa, considerando os seguintes aspetos: a) Expectativas/motivações para a frequência da ação e impressões sobre a relevância da mesma para a melhoria da prática profissional; b) Reflexão relativa a um dos painéis; c) Elaboração de uma atividade curricular, com evidentes conexões entre a Educação para a Cidadania e a biblioteca escolar, tendo por referência as temáticas abordadas na formação. Será preparado um documento com instruções específicas, descritores de avaliação e ponderação dos critérios de classificação, o qual será partilhado com os formandos.

Bibliografia

Bethencourt, F. (2023). Direitos Humanos. Fundação Francisco Manuel dos Santos.Han, B.-C. (2018). A Expulsão do Outro. Relógio D'Água.Innerarity, D., Akester, P., Barta-Moura, J., Fiolhais, C., Pacheco Pereira, J., Abrunhosa, P., Gutiérrez Vicén, J. (2023). Inteligência Artificial e Cultura. Do Medo à Descoberta. Gradiva.Portugal. XXI Governo Constitucional. (2017). Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania. http://dge.mec.pt/sites/default/files/Projetos_Curriculares/Aprendizagens_Essenciais/estrategia_cidadania_original.pdfVicente, P. N. (2023). Os Algoritmos e Nós. Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Anexo(s)

inina_jsaro_para-alem-de-princesas-e-dragoes-a-biblioteca_pyaivx1.pdf

final_criterios-de-avaliacao_princesasedragoes-15032024-1.pdf

trabalho-individual-escrito.docx

Observações

Link para inscrição na entidade promotora: https://www.cm-albergaria.pt/viver/biblioteca-municipal/para-alem-de-princesas-e-dragoes-2024

Formador

Isabel Feliz Andrade Nina

José António Videira Saro

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 15-03-2024 (Sexta-feira) 15:00 - 17:00 2:00 Presencial
2 15-03-2024 (Sexta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
3 15-03-2024 (Sexta-feira) 21:00 - 23:00 2:00 Presencial
4 16-03-2024 (Sábado) 10:00 - 13:00 3:00 Presencial
5 16-03-2024 (Sábado) 14:00 - 15:00 1:00 Presencial
6 16-03-2024 (Sábado) 15:00 - 19:00 4:00 Presencial
Início: 15-03-2024
Fim: 16-03-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-123373/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Cineteatro Alba