Curso em didática do Stand Up Paddle em águas lisas turma T1
Apresentação
O Stand Up Paddle (SUP) é uma modalidade que em Portugal se encontra sob a responsabilidade da Federação Portuguesa de Canoagem. A modalidade está a conquistar cada vez mais participantes em todo o mundo e Portugal não é exceção. Sendo adequado para todas as idades, níveis de condição física e gostos, faz todo o sentido apresentar o SUP e aumentar o leque de conhecimentos dos docentes com mais uma modalidade aquática que está a entrar no dia a dia dos portugueses. O facto de poder realizar-se em mar calmo, nas ondas, nos rios e lagoas num país com uma natureza tão rica, permite de forma fácil e segura proporcionar aos nossos alunos uma nova e motivante experiência.
Destinatários
Professores dos Grupos 260, 620
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 260, 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 260, 620.
Objetivos
Adquirir a técnica de base através do domínio das progressões básicas, das fases da remada e do equipamento essencial e acessório para a prática; Conhecer e saber gerir as variáveis de prática; Identificar e analisar as condições de segurança; Dominar a didática de ensino da modalidade em crianças; Ser capaz de gerir e enquadrar uma atividade de SUP em segurança no contexto escolar.
Conteúdos
Caraterização da modalidade; Apresentação, caraterização e preparação do material transporte da prancha, ajuste do remo, colocação do colete e do leash; Equipamento essencial e acessório para a prática do SUP, assim como os diferentes tipos e tamanhos de prancha e a vertente do SUP a que se adaptam; Progressões básicas: prono, joelho e stand up; Progressões na remada até à posição de stand up; Fases da remada: pega, entrada, deslocamento, saída e fase aérea; Viragens simples com remada circular. Viragens usando a remada para trás; Viragens com deslocamento dos apoios; Paragem; Condições ambientais e meteorológicas para prática do SUP (ventos, marés, sol, locais adequados); Condições de segurança; Didática de ensino da modalidade em crianças (progressões pedagógicas, Identificar erros e dar informação de retorno adequada, motivação); Gestão e enquadramento de uma atividade de SUP no contexto escolar; Salvamento e resgate (breve abordagem); Transporte de crianças na prancha do professor; Organização e condução de um grupo de alunos ao longo de um percurso; Enquadramento legal; Exercícios de consolidação: técnica individual; realização de circuitos (race técnico); realização de um percurso (Ponto A - Ponto B).
Metodologias
Este curso de formação tem, dada a natureza do tema, um caráter teórico e prático em que a parte teórica, mais reduzida, precede a prática a desenvolver em águas do rio Vouga. Na fase inicial, a decorrer em 7 sessões presenciais, num total de 21h, serão apresentados os conteúdos teóricos seguidos de sessões prática conforme enumerado. Na última sessão presencial (4h) será efetuada a apresentação de resultados, reflexão acerca do impacte esperado na respetiva prática docente e a avaliação da ação.
Avaliação
Os formandos serão avaliados na escala de 1 a 10, de acordo com o despacho nº 4595/2015, do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar. A avaliação depende da frequência mínima de 2/3 das horas de formação. Os critérios de Avaliação são: Participação nas sessões (60%) - Iniciativa e autonomia; - Clareza e pertinência das intervenções; - Empenho na realização das tarefas propostas nas sessões presenciais. Reflexão crítica (40%). - Elaboração de uma reflexão crítica acerca dos temas tratados que inclua uma apreciação: - Aos conteúdos abordados no programa de formação; - Quanto aos potenciais impactos do programa de formação, no seu desempenho profissional; - Quanto à transposição dos conteúdos abordados para os contextos de prática profissional (podendo apresentar exemplos concretos que considere que podem contribuir para diversificar das práticas); - Quanto à importância das estratégias formativas implementadas para a sua formação pessoal e profissional
Bibliografia
CARNEIRO, R. (2001). Fundamentos da Educação e da Aprendizagem: 21 ensaios para o século 21. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão.MORIN, E. (2002). O problema epistemológico da complexidade. Lisboa: Publicações Europa-AméricaDELORS, J. (2005) (org.). A educação para o século XXI: Questões e perspectivas. Porto Alegre: ArtmedSÁ-CHAVES, I. (2003). Formação de professores. Interpretação e apropriação de mudança nos quadros conceptuaisde referência. Santarém: ESESCACHAPUZ, A., SÁ-CHAVES, I. e PAIXÃO, F., (2004). Saberes Básicos de Todos os Cidadãos do Século XXI. Lisboa: Conselho Nacional de Educação - Relatórios e Estudos
Observações
FOI ATINGIDO LIMITE MÁXIMO DE INSCRIÇÕES!
Preço de Inscrição: Sócios da APEF (com quotas regularizadas, até 22 de março) – 30€ Professores CFAECAAV : 50€ Outros participantes: 80 € Pagamento por transferência bancária para o NIB 0035 0123 0006 7384 2309 0. Solicitamos o envio do comprovativo da transferência, para o email apefaveiro@gmail.com FOI ATINGIDO LIMITE MÁXIMO DE INSCRIÇÕES!
Formador
Ana Margarida Picado Magalhães Topete
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 05-04-2024 (Sexta-feira) | 18:00 - 23:00 | 5:00 | Presencial |
2 | 06-04-2024 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
3 | 06-04-2024 (Sábado) | 14:00 - 18:30 | 4:30 | Presencial |
4 | 13-04-2024 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
5 | 13-04-2024 (Sábado) | 14:00 - 18:30 | 4:30 | Presencial |
6 | 20-04-2024 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |