BIO FUN SPORT turma T1
Apresentação
A disciplina de educação física tem hoje um papel fundamental no processo de desenvolvimento da criança e do jovem, mantendo-se no currículo de todos os alunos ao longo de todo o ensino. Como finalidades comuns a todos os níveis de ensino temos a melhoria da qualidade de vida e bem-estar; o trabalho muscular diversificado (duração, quantidade e complexidade); a ética e o espírito desportivo; a responsabilidade pessoal e coletiva; a cooperação; a consciência cívica na preservação das condições da qualidade ambiental. Ainda nesta perspetiva, as matérias de educação física visam reforçar aos alunos, o gosto regular das atividades físicas, de acordo com as suas características pessoais e motivacionais através de um conjunto de atividades diferentes que garanta o desenvolvimento multilateral e harmonioso da aptidão física, considerando por exemplo, nesse conjunto, as atividades físicas desportivas, as atividades expressivas (dança) e as atividades de exploração da Natureza. Desta forma, esta ação de formação, proporciona a prática de um conjunto de atividades físicas diferentes em contacto direto com a natureza, que satisfaz por um lado, as finalidades dos programas de educação física e por outro, proporciona aos professores conhecimentos organizativos que permitirão exercitar, aos seus alunos, as competências previstas no perfil dos alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Destinatários
Professores dos Grupos 260, 620
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 260, 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 260, 620.
Objetivos
a) Realizar diferentes percursos na natureza, utilizando diferentes técnicas de orientação (orientar-se no espaço com diferentes aplicações móveis, com ou sem o GPS), respeitando as regras de organização, participação e de preservação da qualidade do ambiente; b) Analisar e interpretar a realização das atividades físicas desportivas selecionadas e complementares, aplicando os conhecimentos sobre aspetos técnico/táticos, organização de, e participação no jogo e ética desportiva. c) Analisar, Interpretar e conhecer as diferentes exigências técnicas, físicas e psicológicas que as diferentes atividades e percursos na natureza apresentam; d) Reconhecer a importância que o trabalho cooperativo e interdisciplinar tem para se ultrapassar obstáculos que a natureza apresenta;
Conteúdos
SESSÃO TEÓRICA (4 horas) Apresentação das atividades, as suas dimensões técnicas, organizativas e ecológicas. Chamar a atenção para a importância de atividades físicas em ambiente natural e para o respeito pela natureza e para a necessidade que estas atividades têm para o desenvolvimento global do aluno indo de encontro ao perfil de saída da escolaridade obrigatória. Demonstrar como utilizar as tecnologias digitais no suporte ao planeamento e conceção de atividades físicas de exploração da natureza. Conceber, planear e enquadrá-las num ambiente extraescolar, promovendo uma prática segura, utilizando estratégias de prevenção de acidentes. Refletir sobre a possibilidade de envolver as várias disciplinas. SESSÕES PRÁTICAS (21 horas) Campismo: Programa de suporte à realização de atividades de exploração da natureza com mais de um dia (elaboração da lista de material necessário; arrumação de material na mochila; montar uma tenda; acender uma fogueira, conhecer a composição dos primeiros socorros,...). Caminhadas: Realização de percursos de marcha guiadas, progredindo em andamento contínuo, acompanhando e auxiliando os companheiros, mantendo as ligações e cumprindo as regras estabelecidas. Marcha, salta, sobe e desce sem desequilíbrios nítidos, com receção ao solo equilibrada na transposição de obstáculos. Decodifica a sinalização, segue a pista e utiliza os pontos de referência para a sua orientação e do grupo. Danças ao ar livre: Realização de sequências de passos básicos de diferentes danças. Seleciona os passos do repertório desenvolvido e constrói uma coreografia respeitando o espaço, a estrutura rítmica, os sons próprios e as técnicas específicas. Desportos/Areia: Realização de torneios de voleibol/futebol realizados ao ar livre e em piso de areia. A instabilidade e a baixa reatividade da areia fofa aumentam o trabalho muscular, absorção de impacto e noção do espaço que o corpo ocupa, ao mesmo tempo exige uma boa coordenação de movimentos, relação espaço-temporal e inteligência tática. Arborismo: Realização de um circuito de arborismo que desenvolve o equilíbrio, coordenação e coragem com a transposição de obstáculos entre plataformas fixadas nas árvores. Pilates: Combate os problemas posturais do dia a dia, promove ganhos de força muscular (abdominal) e flexibilidade. Promove, após algumas aulas, uma movimentação mais fluida do aluno. Ao ar livre, esta modalidade potência ainda mais o bem estar.
Metodologias
Todas as atividades serão teórico-práticas, ou seja, no início de cada uma será realizado um briefing onde se explica a sua a sua importância, o seu enquadramento geológico/social, as normas de segurança e a sua organização. Durante as atividades, será dado ênfase à aplicação das técnicas, à entreajuda entre todos, ao trabalho interdisciplinar e aos diferentes sentidos. No final será realizado um feedback conjunto, para apurar as maiores dificuldades, o que mais gostaram, o que aprenderam de novo. Serão adotados os seguintes passos metodológicos: - Exposição teórico-prática - Trabalho de grupo - Trabalho individual - Prática pedagógica - Descoberta guiada - Avaliação das sessões efetuadas na turma - Relato e ilustração do projeto/relatório
Avaliação
Avaliação dos formandos baseada nos seguintes pressupostos: Obrigatoriedade de frequência de 2/3 das horas de formação presencial. Classificação na escala de 1 a 10, de acordo com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio. Critérios de avaliação: Empenho e participação nas sessões 60 % Realização de um trabalho individual de reflexão sobre a formação realizada 40 %
Bibliografia
Programas de Educação Física - (http://www.dge.mec.pt/educacao-fisica)O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, homologado pelo Despacho n.º 6478/2017, 26 de julhoFederação de Campismo e Montanhismo de Portugal - FCMP - (http://www.fcmportugal.com/pedestrianismo.aspx)A obra completa de Joseph Pilates - Sua saúde e o retorno à vida pela contrologia de Joseph Pilates. E Pilates Evolution 21st Century de Joseph Pilates e Judd Robbins.Durstine, J. L.; Moore, G. E.; Painter, P. L.; Roberts, S.O.; ACSMs Exercise Management for persons with chronic dissases and disabilities; third Edition;
Observações
O QUE SE PRETENDE? 1. Inovar na oferta formativa – DAR VIDA À FORMAÇÃO E FAZER DA VIDA FORMAÇÃO. 2. rentabilizar recursos e oportunidades; 3. a partir de uma base (logística, território, Ação Acreditada,…) fomentar o trabalho colaborativo e interdisciplinaridade em contexto de formação contínua.
Formador
Pedro Fernando Ferreira Lagarto
Pedro Miguel Silva Santos Pinheiro
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 13-05-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 21-06-2024 (Sexta-feira) | 19:00 - 23:00 | 4:00 | Presencial |
3 | 22-06-2024 (Sábado) | 08:00 - 12:30 | 4:30 | Presencial |
4 | 22-06-2024 (Sábado) | 14:00 - 19:00 | 5:00 | Presencial |
5 | 22-06-2024 (Sábado) | 20:00 - 23:59 | 3:59 | Presencial |
6 | 23-06-2024 (Domingo) | 08:30 - 12:30 | 4:00 | Presencial |
7 | 03-07-2024 (Quarta-feira) | 21:30 - 23:30 | 2:00 | Online síncrona |