A Inclusão dos alunos neurodivergentes na escola turma T1
Apresentação
JUSTIFICAÇÃO (fundamentação da relação direta, científico ou pedagógica, com o exercício profissional dos destinatários [pode incluir-se link para anexos] O Autismo, é um transtorno neurológico caracterizado por comprometimento da interação social, comunicação verbal e não verbal e comportamento restrito e repetitivo. A designação de espectro foi atribuída pela variabilidade dos sintomas, desde as formas mais leves até às formas mais graves.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
A existência de alunos neurodivergentes nas escolas, com as especificidades que os caracterizam, implica o ajustamento de crenças e práticas comummente adotadas. As dificuldades ao nível da interação são, frequentemente fonte de conflito e/ou desencadeadoras de situações de bullying.. A compreensão e aceitação da neurodiversidade são essenciais para promover a diversidade e o respeito mútuo necessários a uma escola inclusiva. Esta formação pretende capacitar e dotar os presentes de conhecimentos básicos para uma intervenção eficaz relativamente aos alunos com esta condição.
Conteúdos
• Neurodiversidade; • Critérios de identificação do Autismo de acordo com o DSM-V; • Características do Autismo incluindo sensibilidades sensoriais, Teoria da Dupla Empatia, Teoria do Monotropismo e Hiperfoco; • Estratégias de gestão de crises, como Meltdowons e Shutdowns; • Modelos de intervenção educativa, como o modelo SCERTS4; • Adaptações razoáveis e estratégias de apoio; • Educação Inclusiva.
Formador
César Filipe dos Santos Alves Flores
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 08-05-2024 (Quarta-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |