Storytelling e Curtas Metragens em contexto educativo: edição e composição de imagem digital turma T1
Apresentação
Os smartphones oferecem um conjunto de ferramentas que podem ser utilizadas na criação de conteúdos educativos tais como vídeos, fotografias e podcasts. A proficiência na produção de artefactos digitais multimédia é facilitadora da ilustração de conceitos e conteúdos curriculares, da documentação de atividades e projetos realizados em sala de aula, da promoção da comunicação entre a escola e a comunidade. A aplicação de domínios interdisciplinares e de cidadania no desenvolvimento de projetos multimédia, constitui um contributo significativo para o desenvolvimento das áreas de competência preconizadas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Neste âmbito, e tendo em conta a emergência dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em contexto educativo, é premente o desenvolvimento crítico de estratégias para a mobilização de conteúdos de composição de imagem digital.
Destinatários
Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Conhecer a base da teoria da cor e outros conceitos aplicados à imagem digital. Distinguir, criar e editar imagens de mapa de bits e vetoriais, conhecendo os respetivos formatos de ficheiro. Conhecer as funcionalidades do software de edição de imagem digital de mapas de bits e vetorial. Corrigir, retocar e melhorar imagens (total ou parcialmente) ajustando os seus atributos. Editar, transformar e compor imagens (de mapa de bits e vetoriais) recorrendo a aplicações de sw livre. Capacitar os professores na utilização do storytelling digital como ferramenta de educação ambiental. Desenvolver as aprendizagens essenciais de TIC sobre imagem e vídeo no contexto atual. Explorar o potencial educacional dos smartphones como ferramentas versáteis para produção audiovisual. Incluir ferramentas de inteligência artificial para a criação de conteúdos educativos.
Conteúdos
Tipos de media estáticos e dinâmicos. (2h) Técnicas de captação de imagem: composição visual, iluminação, enquadramento e ângulos. (2h) Storyboard, técnicas de entrevista e suporte digital. (3h) Técnicas avançadas de edição de vídeo. (2h) Storytelling digital: estrutura, narrativa, personagens, cenários, recursos visuais e sonoros. (3h) Exploração de ferramentas de IA para edição e análise de conteúdo audiovisual. (3h) Criação de narrativas digitais usando aplicações gratuitas de smartphone. (10h)
Metodologias
Aulas teórico/práticas, com exposição de conteúdos, demonstração prática e aplicação em projeto autónomo. Aulas práticas, de desenvolvimento de projeto.
Avaliação
Avaliação dos formandos baseada nos seguintes pressupostos: - Obrigatoriedade de frequência de 2/3 das horas de formação presencial. - Classificação na escala de 1 a 10, de acordo com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio. Critérios de avaliação: - Participação nos fóruns teórico/práticos - 40 % - Trabalho final e reflexão individual sobre a formação realizada - 60 %
Bibliografia
Carvalho, A. A., & Raposo, R. (2019). Aprendizagens essenciais de TIC: imagem e vídeo. Direção-Geral da Educação.Lambert, J. (2013). Digital storytelling: Capturing lives, creating community. Routledge.Scolari, C. A. (2013). Narrativas transmedia: Cuando todos los medios cuentan. Deusto.SIMÕES, José Alberto. Storytelling Digital: Uma Abordagem Prática para Educadores. 1ª ed. São Paulo: Editora Cortez, 2023.https://www.europarl.europa.eu/topics/pt/article/20200827STO85804/o-que-e-a-inteligencia-artificial-e-como-funciona