Projetos de Intervenção nos Domínios do Ensino e da Avaliação turma T1
Apresentação
A avaliação das aprendizagens como parte integrante da gestão do currículo enquanto instrumento ao serviço do ensino e das aprendizagens, tem exigido que os professores consolidem as mudanças nos currículos de modo contextualizado e que aprofundem competências e conhecimentos inerentes ao processo de avaliação das aprendizagens, nomeadamente, através de desenvolvimento de projetos pedagógicos e didáticos em torno de práticas de avaliação formativa, feedback e participação, critérios de avaliação e processos de recolha de informação. Deste modo, visa-se capacitar e apoiar os docentes para a construção dos recursos inovadores necessários e ajustados aos seus contextos educativos específicos, promovendo-se ainda a implementação e análise dos mesmos, tendo em vista o seu aperfeiçoamento ou reformulação.
Destinatários
Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial;
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Refletir sobre as metodologias de avaliação utilizadas no agrupamento, introduzir elementos constitutivos do plano de melhoria.
Conteúdos
Enquadramento curricular: documentos de referência; Natureza e Fundamentos da Avaliação, Avaliação formativa e avaliação sumativa; Aprendizagens Essenciais, Critérios de avaliação, Descritores de Níveis de Desempenho e de Standards;Processos de recolha de informação.
Anexo(s)
Formador
Maria da Glória Oliveira Gomes Neto Leite
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 09-07-2024 (Terça-feira) | 09:00 - 15:00 | 6:00 | Presencial |