Explorar o Potencial das Aplicações de Inteligência Artificial em Contexto Educativo (nas Jornadas CFAECAAV 2024 10.setembro - Não há longe nem distância) turma T1
Apresentação
A partir da AFC "Explorar o Potencial das Aplicações de Inteligência Artificial em Contexto Educativo", abre-se um debate aprofundado sobre uma nova geração nas práticas de formação! A avaliação do caminho percorrido fundamenta-o. Os profissionais de educação, docentes e não docentes, são recursos cruciais para o sucesso educativo dos alunos. Uma escola de qualidade terá obrigatoriamente de prestar atenção à formação de professores e de todos os profissionais que os coadjuvam na sua atividade profissional. À formação inicial, alicerce do percurso profissional sólido e apto a responder aos desafios da profissão, une-se a atualização desse percurso. Quanto maior for a capacidade de adesão e de compromisso, de autoformação, autoavaliação do percurso profissional (que se pretende realizado em estreita cooperação interpares, desenvolvido em comunidade educativa democrática e participativa, com envolvimento de todos em projetos de aperfeiçoamento, inovação e melhoria) mais eficiente é o CFAECAAV. Neste tempo estarão em concorrência as inteligências artificial e real? As Jornadas são contributo à educação compreendendo a Inteligência Artificial. Evidências, existências e inovação. Escola: Entidade social de Inclusão (integração, gestão, inculturação, assertividade).
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial.
Objetivos
1. Aprofundar, em partilha e debate, os valores do sistema educativo; 2. Fomentar sentido crítico em cada momento dos percursos socio-familiares em educação; 3. Contribuir para a melhoria das práticas na sala e na meta-sala (comunidade educativo).
Conteúdos
● 1ª sessão - Pensar a Educação. A Inteligência Artificial nos contextos Educativos [10h presenciais] - Apresentação - Questões administrativas e processuais - A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NOS CONTEXTOS EDUCATIVOS. - PONDERAÇÃO, DELIBERAÇÃO E APLICAÇÃO DE MEDIDAS CONCRETAS DE INCLUSÃO E DESENVOLVIMENTO - Visão de pais e alunos - Conceitos fundamentais: era digital, tecnologia educacional, aprendizagem digital, impactos: - Mudanças de paradigmas educativos e a crescente importância da aprendizagem digital - Revolução Silenciosa: Digital, IA, educação - Flexibilidade Curricular - Inclusão - Multiculturalismo - Inovação educativa - Diferenciação pedagógica - Internacionalização da Escola - Escola sem fronteiras - Trabalho colaborativo - Ensino Dual - Desenvolvimento sustentável - As "novas salas" de aula ● 2ª Sessão - Personalizar as ferramentas de IA em contexto educativo [6h assíncronas] - Criação de perfis personalizados adaptados às especificidades de cada disciplina e turma - Criação de recursos didáticos: guiões e tutoriais - Práticas e estratégias para a promoção de inovação educacional com o recurso à IA ● 3ª Sessão - Avaliação e integração da IA - apresentação de produtos [4h presenciais] - Avaliação da integração de IA na educação - perspetivas e desafios - Apresentação dos trabalhos - Avaliação final da ação
Metodologias
Conferência Debate Trabalho de pares. Visitas a aplicações concretas. Partilha. Modelo: Autoaprendizagem. Aprendizagem baseada em projeto. Aprendizagem pela descoberta e resolução de problemas. Aprender fazendo. Aprendizagem Colaborativa. Aprendizagem Reflexiva. Aprendizagem Invertida, Aprendizagem Baseada em Competências. Ludificação.Tutoria ativa. Atividades: Cada formando irá desenhar, implementar e integrar ferramentas de IA na aprendizagem. Realização de diferentes atividades de aprendizagem. Recursos: Plataforma de gestão da aprendizagem onde será disponibilizada a ação de formação e apresentados os conteúdos produzidos (site CFAECAAV); Plataforma de teleconferência para as sessões síncronas (zoom) Recursos Digitais: Ferramentas e tecnologias digitais externas à Plataforma para criação e dinamização de conteúdos e atividades de aprendizagem.
Avaliação
Obrigatoriedade de frequência de 2/3 das horas presenciais. Trabalhos práticos e reflexões efetuadas, a partir das e nas sessões presenciais de acordo com os critérios previamente estabelecidos, classificados nas escola de 1 a 10, conforme indicado na Carta Circular CCPFC - 3/2007 / Setembro 2007, com a menção qualitativa de: 1 a 4,9 valores - Insuficiente; 5 a 6,4 valores - Regular; 6,5 a 7,9 valores - Bom; 8 a 8,9 valores - Muito Bom; 9 a 10 valores - Excelente.
Modelo
Partilha Produção de conteúdos Apresentação de produto
Bibliografia
VV., 88 Vozes sobre Inteligência Artificial, Oficina do Livro, 2023VICENTE, Paulo Nuno, Os Algoritmos e nós, Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2023FORD, Martin, O Futuro da Inteligência Artificial, Bertrand Editora, 2022WOLFRAM, Stephen, O Que Faz o ChatGPT e Como Funciona, Casa das Letras, 2023HUNTER, Nathan, The Art of Prompt Engineering with ChatGPT, 2023
Formador
Rita Maria Ferreira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 10-09-2024 (Terça-feira) | 08:30 - 19:30 | 11:00 | Presencial |
2 | 14-09-2024 (Sábado) | 09:00 - 15:00 | 6:00 | Online assíncrona |
3 | 27-09-2024 (Sexta-feira) | 15:00 - 19:00 | 4:00 | Presencial |