Design Editorial Livre e Publicação Independente turma T1
Apresentação
Esta ação de formação irá abordar a temática do design editorial livre e publicação independente. São conhecidas as práticas e as linguagens do design editorial tradicional. Outras linguagens gráficas menos convencionais, não são tão amplamente investigadas, são menos conhecidas e menos veiculadas. Esta formação propõe-se contribuir para colmatar essa lacuna, privilegiando uma prática gráfica mais experimental e um design editorial mais alternativo. O design editorial livre contempla dentro de si variadíssimas formas de expressão artística e cultural. Trata de terreno fértil para a experimentação e para o ensaio de diferentes práticas metodológicas e criativas que, muitas vezes, evoluem para outras linguagens (ou novas linguagens), posteriormente estabilizadas e comummente reconhecidas.
Destinatários
Professores do Grupo 600
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 600. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 600.
Objetivos
-Capacitar os docentes para integrar projetos de design editorial livre e publicação independente nas suas atividades letivas, em ambiente de sala de aula. 1-Identificar os principais marcos da história da publicação independente. 2-Reconhecer e utilizar o léxico próprio do design editorial experimental. 3-Identificar as principais tipologias existentes nas publicações alternativas. 4-Compreender o enquadramento sócio-cultural que define a edição alternativa. 5-Enumerar os principais meios de impressão e replicação na auto-edição. 6-Enumerar as principais temáticas abordadas na publicação de fanzines. 7-Elencar e aplicar os recursos tipográficos utilizados no design editorial alternativo.
Conteúdos
Módulo 0 -Apresentação da ação do curso design editorial alternativo e publicação independente Módulo 1 - História da Publicação Independente Módulo 2 -Design de Editorial Alternativo MÓDULO 3 -Projeto colaborativo (Art Box) MÓDULO 4 -Projeto individual (Fanzine)
Metodologias
Este curso tem um carácter teórico-prático e é concretizado por ações presenciais conjuntas, por sessões online síncronas e assíncronas e por momentos de trabalho autónomo. Serão usados as seguintes metodologias pedagógicas: -Método expositivo participado Sobretudo nos módulos 1 e 2 pela sua componente teórica e de enquadramento histórico e social. -Método interrogativo No módulo 2, por se tratar de conteúdos teóricos com uma forte componente de preparação para a prática. -Método demonstrativo Nos módulos 2, 3 e 4 por terem vários momentos que requerem uma partilha de conhecimentos através de demonstração efetiva. -Método activo Nos módulos 3 e 4 que são momentos de realização de atividades práticas para aplicação de conhecimentos teóricos.
Avaliação
Avaliação final (Sumativa) Trabalho escrito referente ao Módulo 1 (15%) Trabalho escrito referente ao Módulo 2 (15%) Projeto colaborativo referente ao Módulo 3 (20%) Projeto individual referente ao Módulo 4 (50%) A avaliação final a atribuir aos formandos é expressa numa classificação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, tendo como referência as seguintes menções: Excelente de 9 a 10 valores; Muito Bom de 8 a 8,9 valores; Bom de 6,5 a 7,9 valores; Regular de 5 a 6,4 valores; Insuficiente - de 1 a 4,9 valores.
Bibliografia
BANDEL, Jan-Frederik; GILBERT, Annette; PRILL, Tania , Under the Radar Underground Zines and Self-Publications 1965 1975. Leipzig, Alemanha: Spector Books, Dezembro 2019, ISBN: 978-3-9590-5104-0.TRIGGS, Teal, Fanzines: The DIY revolution. San Francisco, Califórnia, Estados Unidos da América: Chronicle Books, 2010, ISBN:978-0-8118-7692-6.-https://largodoscorreios.wordpress.com/2020/07/19/jose-garces-memorias-de-um-m estre-e-amigo-iii/https://fanzinetecadeaveiro.fanzine.pt/https://www.patreon.com/paperview187/about
Formador
Miguel Alexandre Simões Correia
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 07-10-2024 (Segunda-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Presencial |
2 | 10-10-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Presencial |
3 | 14-10-2024 (Segunda-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Presencial |
4 | 17-10-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Presencial |
5 | 21-10-2024 (Segunda-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Presencial |
6 | 26-10-2024 (Sábado) | 16:00 - 18:00 | 2:00 | Presencial |
7 | 28-10-2024 (Segunda-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Presencial |
8 | 31-10-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Presencial |
9 | 02-11-2024 (Sábado) | 15:00 - 18:00 | 3:00 | Presencial |
10 | 04-11-2024 (Segunda-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Presencial |
11 | 07-11-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
12 | 09-11-2024 (Sábado) | 13:00 - 15:30 | 2:30 | Presencial |
13 | 09-11-2024 (Sábado) | 16:00 - 17:00 | 1:00 | Presencial |
14 | 11-11-2024 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
15 | 16-11-2024 (Sábado) | 16:00 - 19:30 | 3:30 | Presencial |
16 | 18-11-2024 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |
17 | 21-11-2024 (Quinta-feira) | 18:00 - 19:00 | 1:00 | Presencial |
18 | 23-11-2024 (Sábado) | 15:00 - 18:30 | 3:30 | Presencial |
19 | 25-11-2024 (Segunda-feira) | 16:00 - 18:30 | 2:30 | Presencial |
20 | 28-11-2024 (Quinta-feira) | 18:00 - 19:00 | 1:00 | Presencial |
21 | 30-11-2024 (Sábado) | 14:00 - 19:30 | 5:30 | Presencial |