242

Design Editorial Livre e Publicação Independente turma T1

Apresentação

Esta ação de formação irá abordar a temática do design editorial livre e publicação independente. São conhecidas as práticas e as linguagens do design editorial tradicional. Outras linguagens gráficas menos convencionais, não são tão amplamente investigadas, são menos conhecidas e menos veiculadas. Esta formação propõe-se contribuir para colmatar essa lacuna, privilegiando uma prática gráfica mais experimental e um design editorial mais alternativo. O design editorial livre contempla dentro de si variadíssimas formas de expressão artística e cultural. Trata de terreno fértil para a experimentação e para o ensaio de diferentes práticas metodológicas e criativas que, muitas vezes, evoluem para outras linguagens (ou novas linguagens), posteriormente estabilizadas e comummente reconhecidas.

Destinatários

Professores do Grupo 600

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 600. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 600.

Objetivos

-Capacitar os docentes para integrar projetos de design editorial livre e publicação independente nas suas atividades letivas, em ambiente de sala de aula. 1-Identificar os principais marcos da história da publicação independente. 2-Reconhecer e utilizar o léxico próprio do design editorial experimental. 3-Identificar as principais tipologias existentes nas publicações alternativas. 4-Compreender o enquadramento sócio-cultural que define a edição alternativa. 5-Enumerar os principais meios de impressão e replicação na auto-edição. 6-Enumerar as principais temáticas abordadas na publicação de fanzines. 7-Elencar e aplicar os recursos tipográficos utilizados no design editorial alternativo.

Conteúdos

Módulo 0 -Apresentação da ação do curso “design editorial alternativo e publicação independente” Módulo 1 - História da Publicação Independente Módulo 2 -Design de Editorial Alternativo MÓDULO 3 -Projeto colaborativo (Art Box) MÓDULO 4 -Projeto individual (Fanzine)

Metodologias

Este curso tem um carácter teórico-prático e é concretizado por ações presenciais conjuntas, por sessões online síncronas e assíncronas e por momentos de trabalho autónomo. Serão usados as seguintes metodologias pedagógicas: -Método expositivo participado Sobretudo nos módulos 1 e 2 pela sua componente teórica e de enquadramento histórico e social. -Método interrogativo No módulo 2, por se tratar de conteúdos teóricos com uma forte componente de preparação para a prática. -Método demonstrativo Nos módulos 2, 3 e 4 por terem vários momentos que requerem uma partilha de conhecimentos através de demonstração efetiva. -Método activo Nos módulos 3 e 4 que são momentos de realização de atividades práticas para aplicação de conhecimentos teóricos.

Avaliação

Avaliação final (Sumativa) Trabalho escrito referente ao Módulo 1 (15%) Trabalho escrito referente ao Módulo 2 (15%) Projeto colaborativo referente ao Módulo 3 (20%) Projeto individual referente ao Módulo 4 (50%) A avaliação final a atribuir aos formandos é expressa numa classificação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, tendo como referência as seguintes menções: Excelente – de 9 a 10 valores; Muito Bom – de 8 a 8,9 valores; Bom – de 6,5 a 7,9 valores; Regular – de 5 a 6,4 valores; Insuficiente - de 1 a 4,9 valores.

Bibliografia

BANDEL, Jan-Frederik; GILBERT, Annette; PRILL, Tania , Under the Radar Underground Zines and Self-Publications 1965 – 1975. Leipzig, Alemanha: Spector Books, Dezembro 2019, ISBN: 978-3-9590-5104-0.TRIGGS, Teal, Fanzines: The DIY revolution. San Francisco, Califórnia, Estados Unidos da América: Chronicle Books, 2010, ISBN:978-0-8118-7692-6.-https://largodoscorreios.wordpress.com/2020/07/19/jose-garces-memorias-de-um-m estre-e-amigo-iii/https://fanzinetecadeaveiro.fanzine.pt/https://www.patreon.com/paperview187/about

Formador

Miguel Alexandre Simões Correia

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 07-10-2024 (Segunda-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Presencial
2 10-10-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Presencial
3 14-10-2024 (Segunda-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Presencial
4 17-10-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Presencial
5 21-10-2024 (Segunda-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Presencial
6 26-10-2024 (Sábado) 16:00 - 18:00 2:00 Presencial
7 28-10-2024 (Segunda-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Presencial
8 31-10-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Presencial
9 02-11-2024 (Sábado) 15:00 - 18:00 3:00 Presencial
10 04-11-2024 (Segunda-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Presencial
11 07-11-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
12 09-11-2024 (Sábado) 13:00 - 15:30 2:30 Presencial
13 09-11-2024 (Sábado) 16:00 - 17:00 1:00 Presencial
14 11-11-2024 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
15 16-11-2024 (Sábado) 16:00 - 19:30 3:30 Presencial
16 18-11-2024 (Segunda-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
17 21-11-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 19:00 1:00 Presencial
18 23-11-2024 (Sábado) 15:00 - 18:30 3:30 Presencial
19 25-11-2024 (Segunda-feira) 16:00 - 18:30 2:30 Presencial
20 28-11-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 19:00 1:00 Presencial
21 30-11-2024 (Sábado) 14:00 - 19:30 5:30 Presencial
Início: 07-10-2024
Fim: 07-11-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-125090/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 50 h
Local: Agrupamento de Escolas José Estêvão