246

Promoção da Interação / Produção oral nas línguas estrangeiras turma T1

Destinatários

Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário.

Objetivos

Objetivos a atingir - Compreender "o estado de arte" de metodologias de ensino da competência oral nas LE; - Reconhecer da relevância da oralidade na aprendizagem de uma língua; - Adquirir/ reforçar boas práticas que promovam o desenvolvimento da oralidade; - Potenciar os recursos fónéticos e fonológicos (prosódicos, etc.) para uma comunicação mais eficaz; - Adotar estratégias de aprimoramento da competência oral, em consonância com distintos elementos do público-alvo escolar, numa lógica de planificação horizontal e vertical; - Partilhar experiências pedagógicas-didáticas; - Desenvolver ferramentas pedagógico-didáticas promotoras de sucesso na componente da oralidade (compreensão, produção e interação); - Aplicar competências adquiridas por meio da criação de recursos pedagógicos a implementar em sala de aula; - Refletir sobre a utilidade/eficácia de abordagens teórico-práticas, com vista a melhorar, não só a proficiência oral dos alunos, como também aperfeiçoar a sua prestação profissional.

Conteúdos

A relevância da oralidade enquanto competência comunicativa humana. A magnitude da oralidade enquanto competência comunicativa na Língua Estrangeira (LE), tendo em conta os referenciais documentais necessários ao seu ensino. Enquadramento conceptual da comunicação oral: subsídios da Didática da LE, da Linguística Geral e da Linguística Textual. A competência oral na LE: a aplicação das políticas linguísticas europeias no sistema de ensino em Portugal. A gestão do ensino-aprendizagem da oralidade - planificação, ensino, prática e avaliação. A gestão do ensino-aprendizagem da oralidade na LE: incremento das dinâmicas de compreensão, produção e de interação. A oralidade para o público-alvo com adequações curriculares/no processo de avaliação (oralidade e estratégias pedagógicas inclusivas). O Oral na LE como instrumento de desenvolvimento de competência transdisciplinar: convocação de saberes na aula de LE e sua aplicação noutras disciplinas; a oralidade na LE e a planificação interdisciplinar. A gestão do erro na oralidade: tomada de consciência do erro; correção do erro e de particularidades acústicas; ampliação dos recursos fonéticos e fonológicos (prosódicos, etc.) para uma comunicação mais eficaz.

Metodologias

Presencial: Abordagem teórico-prática dos conteúdos supracitados, no sentido de melhor contextualizar o conhecimento e as razões da sua aplicabilidade. Interações (formadora e formandos), presentificados no debate e na partilha de práticas de ensino e de avaliação do Oral. Apresentação do trabalho realizado em contexto de sala de aula e partilha de experiências pedagógicas, desde a diagnose das necessidades dos discentes à confirmação, ou eventual reformulação, de práticas letivas. Trabalho Autónomo: Planificação de intervenções pedagógico-didáticas. Implementação e avaliação da Competência Oral em turmas de trabalho. Produção de uma reflexão escrita sobre todo o trabalho desenvolvido.

Avaliação

A avaliação será traduzida numa escala de classificação quantitativa de 1 a 10 valores. Os critérios de avaliação serão elaborados, de acordo com as orientações da entidade formadora, tendo por base os seguintes elementos: Participação nas sessões (iniciativa, autonomia, partilha de materiais criados no âmbito da formação); Trabalhos de aplicação produzidos (rigor científico e pedagógico; relevância e pertinência pedagógicas); Reflexão crítica, individual, sobre a formação vivenciada.

Bibliografia

Conselho da Europa. 2001. Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas: aprendizagem, ensina e avaliação.(Trad. M.ª Joana P. Rosário e Nuno V. Soares). Edições Asa. Aprendizagens Essenciais - Ensino Básico (Línguas Estrangeiras), in: http://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-basico Aprendizagens Essenciais - Ensino Secundário (Línguas Estrangeiras), in: https://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-secundario Council of Europe, 1998, Modern Languages: Learning, Teaching, Assessment. A Common European Framework of reference, Education Committee – Council for Cultural Co-operation, Strasbourg, Council of Europe Publishing. Martins, d'Oliveira Guilherme (Coord.), O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, ME/DGE Guide for the development and implementation of curricula for plurilingual and intercultural education, 2010. Jean-Claude Beacco, Michael Byram, Marisa Cavalli, Daniel Coste, Mirjam Egli Cuenat, Francis Goullier & Johanna Panthier.

Formador

Maria José Alves Veiga

Início: 10-12-2024
Fim: 10-01-2025
Acreditação: CCPFC/ACC 107045/24
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 50 h
Local: Agrupamento de Escolas de Oliveirinha

INSCREVER-ME