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Promoção e educação para a saúde em contexto escolar: "Quanto mais cedo melhor" turma T1

Apresentação

O Programa de Apoio à Promoção e Educação para a Saúde (PAPES) apresentado pela DGE (2014) assenta no conceito de Escola Promotora da Saúde (EPS) definido pela OMS como "um espaço em que todos os membros da comunidade escolar trabalham, em conjunto, para proporcionar aos alunos, professores e funcionários, experiências e estruturas integradas e positivas que promovam e protejam a saúde". A escola tem, pois, um papel determinante na promoção da literacia em saúde, contribuindo desde as idades mais precoces para a adoção de comportamentos saudáveis. No âmbito da promoção do desenvolvimento socioemocional e de saúde mental infantil é fundamental dotar os docentes de conhecimento e competências que permitam contribuir neste processo, nomeadamente na auto-regulação e resolução de problemas, facilitadoras e promotoras do bem-estar emocional infantil em meio escolar.

Destinatários

Professores dos Grupos 100, 110

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100, 110. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100, 110.

Objetivos

1. Contextualizar e compreender a importância da Promoção da Educação para a Saúde em contexto escolar; 2. Promover a transversalidade da educação para a saúde e do desenvolvimento socioemocional em contexto escolar; 3. Clarificar o conceito de desenvolvimento sócioemocional e saúde mental; 4. Adquirir metodologias promotoras do desenvolvimento sócioemocional; 5. Contribuir para a diminuição de comportamentos de risco e para o aumento dos fatores de proteção em relação ao desenvolvimento sócioemocional e saúde mental; 6. Capacitar os professores para a reflexão crítica sobre as práticas profissionais e organizacionais, na ótica da promoção do desenvolvimento sócioemocional das crianças; 7. Contribuir para a integração da educação sócioemocional nas práticas educativas; 8. Promover a transversalidade do desenvolvimento sócioemocional na comunidade educativa.

Conteúdos

1. Promoção e Educação para a Saúde e Desenvolvimento Socioemocional 1.1. Finalidade e onjetivos da Promoção e Educação para a Saúde em contexto escolar 1.2. Desenvolvimento socioemocional: conceitos básicos 1.3. Conceito de saúde mental e literacia em saúde mental 1.4. Fatores de risco e protetores 2. Educação socioemocional 2.1. Educação positiva 2.2. Liderança e comunicação 2.3. Desenho, planificação e dinamização de um programa de promoção para a saúde e desenvolvimento socioemocional: "Quanto mais cedo melhor

Metodologias

A metodologia utilizada é essencialmente ativa e de participação, com o objetivo de integrar os três níveis do saber: saber-saber; saber-fazer e saber-ser. Incluirá o recurso teórico/prático, reflexão e discussão em grupo, dinâmicas de grupo e role play para treino de estratégias, exploração de conteúdos e materiais.

Avaliação

Avaliação dos formandos baseada nos seguintes pressupostos: • Obrigatoriedade de frequência de 2/3 das horas de formação presencial. • Classificação na escala de 1 a 10, de acordo com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio. Critérios de avaliação: • Avaliação contínua do desempenho dos formandos, tendo por base o trabalho realizado nas sessões presenciais (trabalhos de grupo; criação de materiais para leitura adequada ao nível de ensino em que os docentes exercem a sua atividade) e a participação oral. . Trabalho Individual de reflexão sobre o impacto da formação na atividade profissional do formando/a.

Bibliografia

CASEL. (2013). Effective Social and Emotional Learning Programs. Preschool and Elementary School Edition. Disponível em: http://casel.org/wp-content/uploads/2016/01/2013-casel-guide-1.pdfDireção Geral da Educação & Direção Geral da Saúde. (2017). Referencial de Educação para a Saúde. Disponível em: https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Esaude/referencial_educacao_saude_vf_junho2017.pdfGaspar de Matos, M., et al. (2022). Saúde mental e bem-estar. Observatório de saúde psicológica e bem-estar: monitorização e ação. Disponível em: https://www.dgeec.mec.pt/np4/%7B$clientServletPath%7D/?newsId=1357&fileName=SaudePsi_final.pdfWeare, K. (2015). What works in promoting social and emotional well-being and responding to mental health problems in schools? London: Partnership for Well-being and Mental Health in Schools.Webster-Stratton, C. (2017). Como promover as competências emocionais e sociais das crianças. Braga: Psiquilíbrios Edições

Início: 03-02-2025
Fim: 03-03-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-119184/23
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Agrupamento de Escolas da Branca

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