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Cidadania Europeia: Conceito, história e desenvolvimento de competências turma T1

Apresentação

No âmbito dos Clubes Europeus, Etwininnig, Erasmus e outros Projetos Europeus, as escolas abrangidas pelo Cenforma têm realizado diversos intercâmbios com outras escolas europeias. Verifica-se que é cada vez mais necessário o conhecimento mais aprofundado da cultura europeia, através do contacto direto e indireto com o património cultural europeu. Por outro lado, o conceito de cidadania europeia encontra-se subjacente nas “Aprendizagens Essenciais “, pelo que urge a capacitação de docentes no sentido do desenvolvimento das suas competências nesta problemática. Pretende-se que os formandos ganhem uma consciência do património cultural e histórico Europeu, para que possam melhor compreender o conceito de interculturalidade europeia. Pretende-se ainda que este conhecimento possa vir a projectar e desenvolver uma consciência cívica de aceitação e tolerância, inter e intra cultural. Neste contexto, a presente ação valoriza metodologias ativas como forma de abordagem privilegiada e sempre integrada na dinâmica curricular da escola, sendo os seus conteúdos formativos viabilizados na modalidade de curso de formação.

Destinatários

Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Desenvolver conhecimentos relativos ao desenvolvimento da cidadania europeia; - Destacar a importância e as mais-valias do exercício da cidadania europeia; - Situar a União Europeia no contexto mundial e no contexto dos seus estados-membros por forma a proporcionar uma visão orientada para a oportunidade e abertura de horizontes pessoais e profissionais que o contexto europeu proporciona; - Contactar com o património histórico-cultural local; - Identificar no local vários percursos interpretativos e várias formas de conhecer. - Reconhecer a cidade como um espaço de convivência, fomentado o espírito de cidadania. - Contactar com elementos materiais (monumentos, gastronomia, doçaria) e imateriais (tradições). - Reconhecer elementos da identidade europeia; - Aplicar os conhecimentos adquiridos na produção de guiões educativos; - Utilizar recursos disponíveis e conceber atividades inovadoras de aprendizagem com recurso a ferramentas digitais.

Conteúdos

O Curso de Formação será estruturada de modo a repartir as horas destinadas às sessões presenciais entre momentos de discussão conceptual e momentos de trabalho cooperativo, para além do trabalho autónomo a desenvolver pelos formandos. Os conteúdos a abordar nas sessões presenciais conjuntas serão os seguintes: 1ª Sessão (7h) • Apresentação da ação de formação e da estrutura da mesma pelos formadores; • Importância da Educação para os Valores transeuropeus na Escola e na Sociedade atual.; • Debate 'O que é um museu?' O seu próprio museu' - cada participante apresenta-se através de um pequeno museu; • Recursos tecnológicos de apoio à implementação de projetos de educação para Valores e Literacia Social e Histórica Europeus. 2ª Sessão (6 horas) • Importância da Educação para os Valores na Escola e na Sociedade atual; • Literacia Social como corrente de convergência da Educação para Valores – definição e aferição de conceitos; • Curta História sobre a cidade; 3ª Sessão (6 horas) • Métodos e técnicas de aprendizagem experiencial; • Encontro com diferentes culturas europeias. 4ª Sessão (6 horas) • Apresentação e discussão conjunta dos trabalhos dos formandos; • Discussão dos novos meios a utilizar em sala de aula; • Avaliação.

Metodologias

Todas as atividades serão concretizadas em dinâmica de grupo, valorizando atitudes participativas, empenhadas e intelectualmente ativas. Num primeiro momento pretende-se fornecer aos formandos alguns conceitos básicos e fundamentais que lhes permitam consciencializar da importância da Educação para os Valores e a Educação da Literacia Social, Cultural e Histórica Europeia. Genericamente as actividades incluirão previamente uma componente teórica de contextualização, seguindo a ativaidade propriamente dita e um período final de reflexão, debate, apresentação e esclarecimento de dúvidas. Nas sessões formativas far-se-á recurso alternado à exposição, reflexão, debate e trabalho em grupos cooperativos. Haverá uma relação/reflexão, alternada no tempo, entre a sustentação teórica presencial, o trabalho prático de conceção de instrumentos de trabalho de aplicação no contexto de sala de aula.

Avaliação

A avaliação será quantitativa e qualitativa, sendo a classificação apresentada numa escala de 1 a 10 valores, de acordo com o RJFCP – Decreto-Lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro - e nos termos dos nºs 5 e 6, do artigo 4.º do Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio, valorizando-se uma lógica formativa e de acompanhamento. Assim, a avaliação dos formandos terá incidência: (1) Na participação e no trabalho contínuo realizado ao longo das sessões presenciais; (2) Na componente de trabalho individual, tendo em conta a qualidade dos projetos e materiais produzidos e apresentados em sessão.

Bibliografia

LEVI, Primo, Se isto é um Homem, ed. Leya, 2018Carvalho, Ana, Os museus e o património cultural imaterial, Lisboa, Edições Colibri, 2012Carvalho, L. X. (coord.) 2010, A Urgência de Educar para Valores: um contributo para a Literacia Social, iLIDHQuintana, J.Mª. Pedagogia Social. Madrid, Dykinson, 1988Kerr, D. 1999. Citizenship Education: an International Comparison. International Review of Curriculum and Assessment Frameworks Archive (INCA).

Formador

Manuel Oliveira de Sousa

Início: 04-02-2025
Fim: 04-03-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-120215/23
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: CMA.CG

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