249

Utilização das Ciências Forenses como Estratégia Educativa turma T1

Apresentação

Esta ação relaciona­se com o projeto “Euro4Science: Exploring “CSI Effect” and Forensic Sciences to boost the appeal of science to young people and reinforce interdisciplinarity in European high schools” aprovado pela União Europeia. O projeto Euro4Science é uma parceria estratégica europeia que inclui entidades universitárias como a universidade de Aveiro, associações, empresas e agrupamentos escolares. Pretende­se explorar o potencial do “efeito CSI” em escolas tendo em vista a mitigação de problemas como o abandono escolar e o baixo interesse em STEM (Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemáticas) identificados nos sistemas escolares europeus. Segundo o objetivo principal da parceria estratégica, este projeto visa o desenvolvimento de práticas inovadoras, ferramentas e metodologias e sua implementação nas escolas, com ênfase no nível secundário, contribuindo para um reforço do ensino experimental das ciências com uma previsível melhoria da atratividade dos temas e relação com as profissões relacionadas com a ciência. A exploração do potencial atrativo das Ciências Forenses tem que começar pelos próprios professores os quais tem vindo a reconhecer um certo deficit de consolidação de conhecimentos por falta de fortes componentes práticas e/ou de aplicação.

Destinatários

Professores dos Grupos 510, 520

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 510, 520. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 510, 520.

Objetivos

A ação visa dotar os professores de conhecimentos teóricos e ferramentas práticas relacionadas com as Ciências Forenses, em especial Genética Forense, num contexto inter­disciplinar e com a preocupação de integração nos programas escolares, tendo em vista o desenvolvimento da motivação e curiosidade científica dos alunos. Esta ação de formação pretende: 1. Atualizar conhecimentos, nomeadamente nas áreas da Genética Molecular e Ciências Biomédicas; 2. Desenvolver competências para o ensino experimental das ciências; 3. Promover uma cultura de interdisciplinaridade.

Conteúdos

No 1° módulo serão abordados os seguintes conteúdos: - História da Ciência; Evolução das técnicas de identificação humana. - Atualização de conhecimentos de Genética Molecular e Antropologia Humana - Aplicação da base de dados de ADN; - Identificação de vestígios biológicos; - As ciências físico­químicas nas ciências forenses. - Discussão de casos de estudo. O 2° módulo envolverá a realização de experiências práticas de que são exemplo as seguintes áreas/tópicos: - Entomologia; - Impressões Digitais; - Eletroforese; - Análise de Documentos; - Identificação de vestígios biológicos; - Botânica Forense. No 3° e último módulo serão elaboradas atividades de Ciências Forenses em contexto de sala de aula, utilizando casos de estudo.

Avaliação

Avaliação dos formandos baseada nos seguintes pressupostos: • Obrigatoriedade de frequência de 2/3 das horas de formação presencial. • Classificação na escala de 1 a 10, de acordo com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio. Critérios de avaliação: • Avaliação contínua: participação dos formandos nas atividades a desenvolver ao longo das sessões • Avaliação dos trabalhos individuais (mini projeto de aula) produzidos pelos formandos

Bibliografia

Anthony J. Bertino. Forensic Science: Fundamentals and Investigation. South-Western, 2012.Hillary M. Daluz. Fundamentals of Fingerprint Analysis. CRC Press, 2015.Mauro Ramalho. (2015). Analisando o grão de pólen. Retrieved November 26, 2018, from https://www.yumpu.com/pt/document/view/39436098/analisando-ograo-de-polen-por-mauro-ramalho-os-webbeeMichael Allen. Foundations of Forensic Document Analysis: Theory and Practice. Wiley Blackwell, 2016. Rhonda M. Brown and Jackie S. Davenport. Forensic Science: Advanced Investigations. Cengage, 2012.Zabiullah, A MD et al; (2012), “Diabetic Ketoacidosis: A Silent Death”, The American Journal of Forensic Medicine and Pathology; 33 (3); 189–193. “Innocence Project”, http://www.innocenceproject.org “DNA Forensics”, http://www.dnaforensics.com/

Início: 08-04-2025
Fim: 08-05-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-114896/22
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 50 h
Local: Agrupamento Escolas Dr. Mário Sacramento

INSCREVER-ME