Memória e Mito dos Descobrimentos na Literatura do Século XX turma T1
Apresentação
Sendo o sistema de ensino português cada vez mais exigente, torna-se imperativo que os docentes estejam, cada vez mais, apetrechados com um ainda mais vasto leque de conhecimentos sobre a cultura e a literatura portuguesas. Assim, considera-se que estes aspetos assumem relavância no estudo literário do Ensino Secundário, motivo pelo qual se encara como pertinente alargar horizontes e ampliar conhecimentos nas áreas da identidade nacional, em estreita relação com um conjunto de obras e autores e estabelecer entre elas nexos intertetuais e intertemporais. Desta forma, torna-se fundamental conhecer/reconhecer o construto cultural, que é a nação, com uma forma superior de identificação, assente num vasto legado de memórias, no desejo de viver junto e perpetuar a herança que se recebeu. Tais argumentos confluem na mitificação de momentos históricos e na formação de um imaginário coletivo que engloba heroísmo, fé e um destino messiânico. A literatura não é alheia à identidade nacional, contribuindo para a sua formação, ao dar expressão aos mitos que conformam o imaginário da comunidade. Esta glorificação surge na Literatura Portuguesa já na Idade Média e prolonga-se até à atualidade, embora com enormes cambiantes. Seguindo o texto camoniano, parodiando ou ironizando, a literatura do século XX perpetua os mitos ou contribui para os contestar, confronta passado e presente de um povo conquistador e inspira-se na mitografia para reinventar a imagem da nação.
Destinatários
Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;.
Objetivos
Compreender o sistema do campo de estudo e domínio de recursos e métodos de investigação que permitam descrições mais densas de fenómenos literários e culturais; Compreender e debater com pertinência o alcance e a dinâmica de paradigmas nos domínios científicos da história e teoria literárias, das literaturas de língua portuguesa e da didática; Consolidar conhecimentos sobre a identidade nacional e os seus mitos presentes na literatura pátria; Aplicar conhecimentos adquiridos no âmbito da renovação das práticas de ensino das literaturas de língua portuguesa em diversos graus de ensino; Contribuir, de modo ativo, para a afirmação de conhecimentos culturais de base humanística.
Conteúdos
Literatura e identidade nacional: as comunidades imaginadas e o nacionalismo; a questão da identidade; os mitos fundadores; Viagem na Literatura - gesta e antigesta: o tempo da expansão (Os Lusíadas, de Luís de Camões, Peregrinação, de Fernão Mendes Pinto, Crónica da Tomada de Ceuta, de Gomes Eanes de Zurara, História Trágico-Marítima, Carta de Achamento do Brasil, de Pêro Vaz de Caminha); a dimensão mítica (Os Lusíadas, de Luís de Camões, Mensagem, de Fernando Pessoa); viajantes sem história (O Senhor Ventura, de Miguel Torga,Os Emigrantes, de Ferreira de Castro, Gente Feliz com Lágrimas, de João de Melo); miragens do Império (Navegações, de Sophia de Mello Breyner Andresen, O Canto e as Armas, de Manuel Alegre, Tocata para Dois Clarins, de Mário Cláudio, Uma Viagem à Índia, de Gonçalo M. Tavares); Evocação das Descobertas na literatura do final do século XX: fim do imperialismo e memória traumática; a Guerra Colonial - o traumatismo e os seus fantasmas (Os Cus de Judas, de António Lobo Antunes, A Costa dos Murmúrios, de Lídia Jorge, Jornada de África, Romance e Amor e Morte do Alferes Sebastião, de Manuel Alegre, O Esplendor de Portugal, de António Lobo Antunes, Lusitânia, de Almeida Faria); evocação paródica do mito e da viagem (As Naus, de António Lobo Antunes, O Conquistador, de Almeida Faria, ); viagem como utopia para o futuro (A Jangada de Pedra, de José Saramago).
Metodologias
Presencial Breve apresentação teórica relativa aos conteúdos por parte da formadora; Trabalho individual e/ou pequeno grupo relativo à aplicação dos conteúdos abordados em contexto de sala de aula; Discussão dos resultados da aplicação dos trabalhos. Autónomo Aplicação em contexto de sala de aula dos materiais elaborados nas sessões presenciais.
Avaliação
Os formandos serão avaliados na escala de 1 a 10, de acordo com o despacho nº 4595/2015, do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar. A avaliação dos formandos depende da frequência mínima de 2/3 das horas de formação presencial. Os formandos serão avaliados pela sua participação e empenho nas atividades a realizar e por um relatório que contenha uma reflexão individual sobre a elaboração e aplicação dos materiais em contexto de sala de aula.
Bibliografia
ANDERSON, Benedict. Comunidades Imaginadas, Lisboa: Edições 70, 2005; GIL, Ana Cristina Correia. A Identidade Nacional na Literatura Portuguesa: De Fernão Lopes ao Fim do Século XIX, Açores: Universidade dos Açores, 2005; CARVALHO, Cidália Viegas de. Memória e Mito dos Dsecobrimentos na Literatura do Século XX, Coimbra: FLUC, 2014; LOURENÇO, Eduardo. O Labirinto da Saudade – Psicanálise Mítica do Destino Português, Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992; REIS, Carlos. Dicionário de estudos narrativos, Coimbra: Almedina, 2018.
Formador
José Manuel da Costa Ferreira