Jogos digitais com realidade aumentada para promover aprendizagem interdisciplinar outdoor turma T1
Apresentação
Os dispositivos móveis, usados por crianças e jovens em idade escolar (1), podem promover a motivação e a melhoria da aprendizagem (2). A literatura tem acumulado evidências das oportunidades de aprendizagem criadas pelo uso das tecnologias móveis em contexto educativo, contudo, verifica-se uma escassez de formação de professores em áreas como a do mobile e game-based learning (3). O projeto EduCITY (https://educity.web.ua.pt/) criou uma app que integra realidade aumentada, jogo para promover aprendizagens interdisciplinares contextualizadas ambientes ao ar livre. Projetos similares revelaram uma elevada usabilidade e valor educativo (4), particularmente quando se procura criar questões promotoras de pensamento de elevado nível cognitivo (5). Visando a melhoria da qualidade do ensino, através da integração de tecnologias móveis e jogos, esta Oficina de Formação (OF) propõe a conceção, construção e operacionalização de jogos e de recursos educativos digitais (RED) interdisciplinares, passíveis de serem integrados em apps como a do EduCITY. A qualidade e relevância dos RED produzidos é sustentada na: i) articulação dos RED com o Currículo Nacional; e ii) implementação dos RED em contextos educativos dos professores-formandos e sua avaliação.
Destinatários
Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
A grande finalidade desta OF consiste na motivação dos professores-formandos para mudanças efetivas nas práticas educativas, com vista à melhoria das aprendizagens dos alunos. Para tal, visa: 1. criar um ambiente de formação promotor da inovação das práticas, através do uso eficaz de estratégias que envolvam dispositivos móveis, jogos e RED na promoção de aprendizagens interdisciplinares contextualizadas; 2. trabalhar temáticas curriculares nas quais os alunos apresentam frequentemente dificuldade de aprendizagem, de acordo com a perceção dos professores-formandos, que possam ser abordadas com sucesso através de mobile gamebased learning; 3. conceber, construir e operacionalizar, em contextos educativos reais, RED interdisciplinares, passíveis de serem integrados em apps como a do EduCITY; 4. avaliar e refinar os RED desenvolvidos; 5. disponibilizar para a comunidade, de forma aberta e gratuita, os jogos e RED desenvolvidos. Conteúdos da ação - Potencial educativo do mobile game-based learning e de RED, visando a promoção de aprendizagens interdisciplinares contextualizadas. - O projeto EduCITY como um exemplo de inovação nas práticas educativas ao nível do mobile game-based learning, numa lógica interdisciplinar. - Exploração da abordagem de jogo através de questões contextualizadas e enquadráveis em diferentes níveis cognitivos. - Utilização de plataformas digitais para a criação e partilha de jogos e RED.
Metodologias
Presencial Esta OF desenvolver-se-á sob um paradigma sócio-construtivista, assumindo os professores-formandos um papel ativo no seu desenvolvimento profissional e os formadores um papel de facilitadores dos processos de desenvolvimento profissional. As metodologias de trabalho das sessões presenciais englobam: 1- debate e sistematização da perspetiva do grupo de formandos; 2- saída de campo para experimentação da app EduCITY; 3- trabalho colaborativo em pequeno grupo para conceção, construção, testagem e melhoria de um jogo e respetivos RED de promoção de aprendizagem interdisciplinar, passíveis de serem integrados em apps como a do EduCITY; 4- apresentação e discussão dos trabalhos de grupo e de resultados obtidos com a implementação com alunos; 5- exploração de plataformas de criação e partilha aberta de RED; 6- preenchimento de questionários individuais. Trabalho Autónomo As metodologias de trabalho das sessões autónomas englobam: 1- análise de documentos; 2- reflexão escrita de grupo, com base num guião de reflexão; 3- trabalho colaborativo em pequeno grupo para criação de um jogo e RED, se possível, envolvendo os seus alunos como criadores de RED; 4- implementação do jogo com alunos e avaliação dos resultados; 5- reflexão escrita individual sobre a experiência formativa no âmbito desta OF, com base num guião de reflexão.
Modelo
1- Obrigatoriedade de frequência de 2/3 das horas de formação presencial; 2- Os critérios de avaliação serão elaborados de acordo com as orientações da entidade formadora, tendo por base os seguintes itens: • Empenho e participação nas sessões presenciais (60%), • Trabalho individual - Portefólio de grupo que inclui (40%) - reflexão de grupo; - jogo e respetivos RED desenvolvidos; - análise dos resultados da implementação com alunos; • Reflexão individual sobre a experiência formativa. 3- Classificação na escala de 1 a 10, de acordo com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio.
Bibliografia
Simões, J. et al. (2014). Crianças e Meios Digitais Móveis em Portugal: Resultados Nacionais do Projeto Net Children Go Mobile. CESNOVA. https://netchildrengomobile.eu/ncgm/wp-content/uploads/2013/07/ncgm_pt_relatorio1.pdf Crompton, H., Burke, D., & Gregory, K. H. (2017). The use of mobile learning in PK-12 education: A systematic review. Computers & Education, 110, 51–63. https://doi.org/10.1016/j.compedu.2017.03.013 Almaiah, M. A., Al-Khasawneh, A., & Althunibat, A. (2020). Exploring the critical challenges and factors influencing the Elearning system usage during COVID-19 pandemic. Education and Information Technologies, 25(6), 5261–5280. https:// link.springer.com/article/10.1007/s10639-020-10219-y Pombo, L., & Marques, M. M. (2018). The EduPARK Mobile Augmented Reality Game: learning value and usability. In I. A. Sánchez, & P. Isaías (Eds.), Proceedings of the 14th International Conference Mobile Learning 2018 (pp. 23-30). IADIS. http://www.iadisportal.org/digital-library/the-edupark-mobile-augmented-reality-game-learning-value-and-usability Pombo, L., & Marques, M. M. (2022). Mobile learning games with augmented reality in a park - system for classification of questions for quiz game creation. In P. Kommers, I. A. Sánchez & P. Isaías (Eds.), International Conferences e-Society 2022 and Mobile Learning 2022 (pp. 187-194). IADIS. http://www.iadisportal.org/digital-library/mobile-learning-games-withaugmented- reality-in-a-park-system-for-classification-of-questions-for-quiz-game-creation
Observações
A presente ação releva para efeitos de progressão em carreira, ao abrigo do Desp. 779/2019, de 18 de janeiro, e atualizações subsequentes, e nos termos da deliberação do Conselho de Diretores do CFAECAAV | 30/04/2024
Formador
Lúcia Pombo
Margarida Morais Marques
Ana Rita Monteiro Rodrigues
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 02-10-2024 (Quarta-feira) | 15:00 - 18:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 09-10-2024 (Quarta-feira) | 15:00 - 18:00 | 3:00 | Presencial |
3 | 23-10-2024 (Quarta-feira) | 15:00 - 18:00 | 3:00 | Presencial |
4 | 06-11-2024 (Quarta-feira) | 15:00 - 18:00 | 3:00 | Presencial |
5 | 20-11-2024 (Quarta-feira) | 15:00 - 18:00 | 3:00 | Presencial |
6 | 04-12-2024 (Quarta-feira) | 15:00 - 18:00 | 3:00 | Presencial |
7 | 18-12-2024 (Quarta-feira) | 15:00 - 18:00 | 3:00 | Presencial |
8 | 22-01-2025 (Quarta-feira) | 15:00 - 19:00 | 4:00 | Presencial |