268

Storytelling e a BE – A arte de contar histórias em português ou inglês com a Biblioteca Escolar turma T1

Apresentação

- Contar histórias é uma das mais consolidadas formas de comunicação e de transmissão cultural. - Docentes que incorporam a narração oral de histórias ao seu repertório de competências costumam conseguir melhorar o envolvimento dos alunos em assuntos diversos. - É consensual que as crianças aprendem mais facilmente uma língua em tenra idade e pelo método natural (oral), e considerando a implementação do Inglês no currículo do 1.º Ciclo, é útil motivar os docentes para atividades cinestésicas com enfoque na oralidade. - Presencialmente, com artefactos ou não, ou à distância, com ferramentas tecnológicas, a narração e a audição de história deve ser um hábito regular. - Equilibrar a reflexão teórica com a aplicação prática é necessário.

Destinatários

Professores dos Grupos 110, 120

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 110, 120. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 110, 120.

Objetivos

- Conhecer diferentes estilos de histórias e a oralidade como método natural; - reconhecer a utilidade de tecnologias digitais para a narração e o ensino. - apreender e inventar técnicas de ambientação e attention grabbers; - experimentar o aquecimento e a colocação da voz; - denvolver a expressão dramática (emoções e características); - pensar o antes e o depois (desenhar atividades de pré e pós-leitura/audição); - familiarizar-se com artefactos (voz, livros, fantocheiro, kamishibai, ...; - explorar recursos digitais; - humanizar o ensino à distância; - envolver famílias dos alunos; - transmitir o hábito da leitura; - planificar e aplicar (individualmente ou em grupo) dinâmicas de leitura; - estabelecer um sentido de comunidade ao redor da BE.

Conteúdos

Sessão 1 - (2 horas presencial) 1.1 Jogo do novelo - apresentação dos participantes. 1.2 Questionamento sobre o que pensam serem as razões, objetivos, conteúdo, método, regime de funcionamento, avaliação. Síntese dos campos do programa da oficina. 1.3 Diálogo sobre experiências, interesses, expectativas e intuitos. 1.4 Exploração do LMS MOODLE e da ferramenta ZOOM. Sessão 2 (3 horas à distância) 2.1 Abordagem políticas linguísticas internacionais atuais relativas à infância. O enfoque na oralidade como método natural, primário e captativo para aquisição de linguagem e memória. 2.2. Leitura de bibliografia recomendada sobre a utilidade de contar histórias; CLIL (content and language integrated learning), articulação entre obras de literatura infantil e outras áreas do currículo escolar; o papel da narrativa no desenvolvimento pessoal e social das crianças; diferenças entre contar histórias e ler histórias. Seleção de três aspetos fulcrais; reflexão e partilha desses aspetos. Debate. Sessão 3 - (3 horas à distância) 3.1 Passos para planificar uma animação da leitura, envolvendo, inclusive, familiares dos alunos: considerar as condições do espaço e o número de crianças, entender os conceitos de elementos paratextuais, observar punctum e studium, encorajar a predicção, planificar exercícios de pré-leitura/audição, considerar o final, pedir às crianças uma revisão oral da história e a deixá-las partilhar a sua sensação/receção do conto e avaliar o que aprenderam, atribuir tarefas de pós-leitura/audição, aquecer a voz, considerar a clareza da pronúncia, o ritmo e a entoação adequados, ensaiar ao espelho, gravando-se, filmando-se, aplicar a atividade e avaliar depois. 3.2 Desenvolvimento de habilidades: técnicas de ambientação e attention grabbers; concentrar a atenção e despertar a curiosidade antes de começar; colocação da voz; uso de gestos; expressão dramática: emoções e características de personagens; adereços físicos e recursos informáticos. Leitura de bibliografia recomendada. Partilha de “recortes” das leituras feitas. Sessão 4 - (3 horas presencìal) 4.1 Partilha de ferramentas tecnológicas e apps e plataformas digitais para o desenvolvimento de competências de comunicação oral e narração de histórias. 4.2 Exploração de artefactos como fantoches, teatro de sombras, fantocheiros com caixas de televisores plasma; kamishibai; “caixa de ferramentas” com cartões de excertos de fases de contos, castanholas, pratinhos, e outros instrumentos musicais úteis. 4.3 Formação de grupos de trabalho e distribuição de temas para serem trabalhados e apresentados ao grande grupo. Sessão 5 - (8 horas à distância) 5.1 Trabalho de grupo. Planificação de uma sessão de aninmação da leitura atividades a apresentar ao grande grupo. 5.3 Reflexão individual sobre os conteúdos tratados. Sessões 6 e 7 - (3+3 horas presenciais) 6.1 Apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos grupos. (Aplicação da dinâmica planificada). 6.2 Avaliação do curso pelos formandos.

Avaliação

Avaliação dos formandos baseada nos seguintes pressupostos: • Obrigatoriedade de frequência de 2/3 das horas de formação presencial. • Classificação na escala de 1 a 10, de acordo com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio. Critérios de avaliação: - Trabalho de grupo: 60%: - Participação individual: 20%: - Texto de reflexão individual: 20%

Bibliografia

Castro, Rodolfo (2019). Habitar o som: retrato falado da leitura em voz alta. [S/ loc.]: O Habitante.Ellis, Gail, & Brewster, Jean (2002). Tell it again! The new storytelling handbook for primary teachers. Harlow: Pearson Education Limited. Consultado em 19/07/2020, em: https://www.teachingenglish.org.uk/sites/teacheng/files/pub_D467_Storytelling_handbook_FINAL_web.pdf.Gielow, Ingrid (2008). Escutação - Treinamento da Audição para a Vida. São Paulo: Thot Cognição e Linguagem.“Mini Picturebook e-lessons”. In: Picturebooks in European Primary English Language Teaching. Consultado em 19/07/2020, em: https://pepelt21.com/overview/.Training Material “Storytelling to foster cooperation and inclusion” Consultado em 19/07/2020, em: https://ec.europa.eu/programmes/erasmus-plus/project-result-content/92a984e7-4638-4402-a9dc-656811381118/IO4_StoryRegions_Training%20material.pdf.

Formador

Ana Margarida Botelho da Silva

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 04-11-2024 (Segunda-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Online síncrona
2 06-11-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Online assíncrona
3 08-11-2024 (Sexta-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Online assíncrona
4 13-11-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Online assíncrona
5 15-11-2024 (Sexta-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Online assíncrona
6 22-11-2024 (Sexta-feira) 11:30 - 19:30 8:00 Online assíncrona
7 26-11-2024 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
8 28-11-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
Início: 04-11-2024
Fim: 04-01-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-121832/23
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 25 h
Local: Agrupamento de Escolas de Aveiro

INSCREVER-ME