Dig2Phy: Capacitação digital docente através da criação de recursos educativos tangíveis turma T1
Apresentação
A Mestre Sofia Ribeiro, doutoranda em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais (Universidades de Aveiro e Porto), cujo trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto 2022.10021.BD, tem vindo a desenvolver a sua Tese intitulada de "Modelo de capacitação digital docente: Plataforma digitial para recursos educativos tangíveis". O objetivo desse projeto de Doutoramento é aliar a criação de recursos educativos ao desenvolvimento de competências digitais, numa estratégia que integra a utilização de uma plataforma digital (em breve disponível em dig2phy.web.ua.pt) que permite, de forma intuitiva e sem pré-requisitos, criar recursos educativos que podem ser impressos e utilizados em sala de aula ou em casa, sem necessitar de recorrer à Internet para disponibilizar os conteúdos. Esta Oficina de Formação (OF) conta ainda com o apoio do Professor Doutor Pedro Miguel dos Santos Beça Pereira - Professor Auxiliar do Departamento de Comunicação e Arte (Universidade de Aveiro), que leciona disciplinas de programação - e da Doutora Mónica Sofia Lopes Aresta - Investigadora Auxiliar do Departamento de Comunicação e Arte (Universidade de Aveiro), que tem vindo a investigar nas áreas de aprendizagem com recurso a tecnologia e comunicação mediada por tecnologia - orientadores científicos do projeto da Doutoranda Sofia Ribeiro.
Destinatários
Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Visando a capacitação digital do corpo docente, desenvolvendo as suas competências digitais, através da integração de tecnologias digitais com uma estratégia integrada de ensino, esta OF propõe a exploração de uma plataforma digital, assim como a conceção, a construção e a operacionalização dos recursos educativos criados, com potencial interdisciplinar. Além disso, esta OF permitirá aos professores refletirem sobre as suas competências digitais, identificando pontos sensíveis que podem ser alvo de melhoria ao longo desta formação. No fim desta formação espera-se que os professores tenham conseguido aprimorar as suas competências digitais, de forma a beneficiar o seu ensino. Os recursos educativos produzidos têm relevância, na medida em que serão: (i) articulados com o Currículo Nacional, podendo surgir colaborações interdisciplinares; (ii) implementados nos contextos educativos dos professores-formandos; e (iii) avaliados junto dos seus alunos, promovendo a aprendizagem.
Conteúdos
- Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores (DigCompEdu), com vista à reflexão sobre as suas competências digitais; - Apresentação do projeto de Doutoramento e da marca Dig2Phy como exemplo de integração do digital e do tangível, visando a melhoria das competências digitais; - Definição de uma estratégia de aprendizagem, promotora de colaboração e conexão social entre alunos; - Criação de recursos educativos ajustados às necessidades educativas de cada turma-alvo; - Validação da estratégia aplicada, da perspetiva do professor e do aluno.
Metodologias
Presencial Esta OF surge no âmbito de uma investigação de Doutoramento, que utiliza uma metodologia de Design-Based Research, colocando os professores como participantes ativos do processo. Assim, no decorrer da OF o objetivo primordial é o desenvolvimento profissional dos docentes, ajustando o processo em resposta às necessidades dos formandos e das suas turmas. A formadora tem um papel de facilitadora desse processo de desenvolvimento profissional, apresentando métodos e recursos que proporcionem as ferramentas necessárias para uma aquisição efetiva do conhecimento. Assim, procura-se: o debate entre formandos; trabalho individual (reflexão) e colaborativo; apresentação e discussão dos trabalhos desenvolvidos e resultados obtidos junto dos alunos; exploração de plataformas digitais; e preenchimento de questionários. Trabalho Autónomo A metodologia de trabalho das horas autónomas engloba: - Enquadramento do docente num nível de competência digital de acordo com o DigCompEdu - Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores; - Reflexão sobre competências digitais e contexto de profissionalização; - Desenvolvimento de um conjunto de recursos educativos; - Definição da estratégia de aplicação dos recursos educativos desenvolvidos; - Implementação prática da estratégia defenida com os recursos educativos criados; - Avaliação dos recursos educativos desenvolvidos.
Avaliação
O regime de avaliação dos formandos baseia-se nos seguintes pressupostos: 1) Obrigatoriedade de frequência de 2/3 das horas de formação presencial; 2) Os critérios de avaliação serão elaborados de acordo com as orientações da entidade formadora, tendo por base os seguintes itens: - Empenho e participação nas sessões presenciais (60%) - Reflexão individual (40%) 3) Classificação na escala de 1 a 10, de acordo com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio
Bibliografia
Melendez Araya, N. M., & Hidalgo Avila, R. S. (2018). Collaborative learning through integration of environments real and virtual-immersive. Proceedings - International Conference of the Chilean Computer Science Society, SCCC, 2018-November. https://doi.org/10.1109/SCCC.2018.8705260 Liu, J. (2021). Design of Flipped Classroom Mode for Ideological and Political Education Based on Online Multimedia Platform. Journal of Physics: Conference Series, 1744(4), 042145. https://doi.org/10.1088/1742-6596/1744/4/042145 Flores, M. A., Barros, A., Simão, A. M. V., Gago, M., Fernandes, E. L., Pereira, D., Ferreira, P. C., & Costa, L. (2021). Ensino remoto de emergência em tempos de pandemia: a experiência de professores portugueses. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, 21, 1–26. https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2021.10022 Cravinho, J., Tribolet, J., Capucha, L., Marques Da Silva, S., & Veiga, P. (2022). O DIGITAL NA EDUCAÇÃO. https://www.cnedu.pt/content/edicoes/estudos_e_relatorios/O_Digital_na_Educacao_2022.docx.pdf
Observações
Material Necessário: Computador portátil e smartphone
Formador
Sofia Alexandra Soares Ribeiro
Pedro Miguel dos Santos Beça Pereira
Mónica Aresta
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 09-10-2024 (Quarta-feira) | 15:00 - 18:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 23-10-2024 (Quarta-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 06-11-2024 (Quarta-feira) | 15:00 - 18:00 | 3:00 | Presencial |
4 | 20-11-2024 (Quarta-feira) | 15:00 - 18:00 | 3:00 | Presencial |
5 | 04-12-2024 (Quarta-feira) | 14:30 - 18:00 | 3:30 | Presencial |
6 | 18-12-2024 (Quarta-feira) | 14:30 - 18:00 | 3:30 | Presencial |
7 | 08-01-2025 (Quarta-feira) | 15:00 - 18:00 | 3:00 | Presencial |
8 | 22-01-2025 (Quarta-feira) | 15:00 - 18:00 | 3:00 | Presencial |