Explorar o Potencial das Aplicações de Inteligência Artificial em Contexto Educativo turma T1

Apresentação

Num mundo impulsionado pela tecnologia, é essencial capacitar os docentes para integrar ferramentas inovadoras nas suas práticas pedagógicas. A Inteligência Artificial (IA) emergiu como uma força transformadora em diversos setores, incluindo a educação. A realização de uma formação sobre o potencial das aplicações de IA em contexto educativo é crucial pelas seguintes razões, entre outras: vivemos numa era digital onde a IA desempenha um papel cada vez mais proeminente; a IA permite personalizar a aprendizagem, adaptando-a às necessidades individuais dos alunos; as aplicações de IA automatizam tarefas administrativas e fornecem insights valiosos sobre o progresso dos alunos; a IA abre novas possibilidades para abordagens de ensino inovadoras, como a aprendizagem baseada em projetos e tutoria inteligente; é crucial que os educadores compreendam os aspetos éticos e sociais do uso da IA na educação, incluindo questões de privacidade e equidade. Investir nesta área não prepara apenas os educadores para o presente, mas também para um futuro onde a IA desempenhará um papel cada vez mais significativo na educação.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

• Compreender os conceitos-chave da Inteligência Artificial e suas possíveis aplicações no processo de ensino-aprendizagem. • Experimentar alguns softwares que utilizam Inteligência Artificial tendo em vista a sua possível aplicação em contexto educativo. • Integrar ferramentas de IA nas práticas pedagógicas, adaptando-as às necessidades individuais dos alunos e promovendo um ambiente de aprendizagem mais inclusivo e eficaz. • Compreender os princípios básicos da IA, incluindo algoritmos de machine learning. • Explorar questões éticas e de privacidade associadas ao uso da Inteligência Artificial na educação.

Conteúdos

Sessão presencial 1: Introdução à Inteligência Artificial e sua Relevância na Educação (2 horas) Definição de Inteligência Artificial (IA) e suas aplicações. Contextualização da IA na educação. Importância da IA para o futuro da educação. Sessão presencial 2: Fundamentos da Inteligência Artificial (2 horas) Exemplos de aplicações de IA em diferentes setores. Debate/partilha/reflexão: Aplicação específica à educação. Sessão assíncrona 1: (3 horas) Estudos de caso: Exemplos de boas práticas na utilização de IA na educação. Sessão presencial 3: Implementação de Ferramentas de IA nas Práticas Pedagógicas (2 horas) Estratégias para integrar ferramentas de IA em sala de aula. Ferramentas de IA para criação de conteúdo educativo. Sessões presenciais 4 e 5: Atividades práticas (6 horas – 3 horas cada dia) Exploração de ferramentas de IA disponíveis para os educadores. Princípios básicos de IA: algoritmos de machine learning (reconhecimento de padrões e formas; reconhecimento facial; estruturas de decisão) Sessão assíncrona 2: (3 horas) Fórum: Impacto da IA no futuro do trabalho e na sociedade. Sessão presencial 6: Questões Éticas e Sociais Relacionadas à IA na Educação (2 horas) Discussão sobre o papel do educador no contexto da IA. Privacidade e segurança de dados.

Metodologias

• Apresentação dos conteúdos da ação por parte do formador; • Utilização de recursos digitais em formato multimédia por parte do formador para apresentação dos conteúdos; • Realização de tarefas por parte dos formandos - Visualização/pesquisa de conteúdos relacionados com as temáticas abordadas; Participação em fóruns de discussão • Apresentação por parte dos formados dos trabalhos realizados ; • Realização de debates/reflexões/partilhas.

Avaliação

A avaliação traduz-se numa classificação final quantitativa, na escala de 1 a 10, expressa através do referencial de menções qualitativas previstas no nº 2 do artigo 46º do ECD e de acordo com a Carta Circular CCPFC-3/2007. A aprovação no curso dependerá da obtenção de classificação igual ou superior a 5 valores e da frequência mínima de 2/3 do total de horas da ação. Avaliação contínua baseada nos seguintes itens gerais: - Realização das tarefas ao longo das sessões presenciais (40%); - Realização das tarefas propostas nas sessões assíncronas (20%) - Participação nas atividades de discussão/reflexão/partilha (20%); - Relatório de reflexão crítica (20%).

Bibliografia

“Inteligência Artificial: Uma Abordagem Moderna” - Stuart Russell, Peter Norvig“Inteligência Artificial: Fundamentos, Prática e Aplicações” - L. F. Peña, J. A. G. Martínez“Inteligência Artificial e Educação” - A. J. Cañas, L. Leake, M. WilsonPlataforma Inteligência Artificial para Educadores: https://educacao-mozilla-pt.github.io/teach-ai/Plataforma Academia.edu: https://www.academia.edu/

Observações

A presente ação releva para efeitos de progressão em carreira, ao abrigo do Desp. 779/2019, de 18 de janeiro, e atualizações subsequentes, e nos termos da deliberação do Conselho de Diretores do CFAECAAV | 30/04/2024

Formador

Rita Maria Ferreira

Início: 10-09-2024
Fim: 27-10-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-128590/24__
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 20 h
Local: None