287

À Volta das Nossas Diferenças, Ultrapassando Barreiras turma T1

Apresentação

Para fundamentar o seminário “À Volta das nossas Diferenças, ultrapassando Barreiras”, é essencial destacar a importância da dimensão pedagógica e científica dos docentes das escolas públicas portuguesas. A formação contínua dos professores, conforme estabelecido pelo Decreto- Lei n.º 22/2014. Esta formação é crucial para garantir que os docentes estejam preparados para lidar com a diversidade nas salas de aula, incluindo alunos com diferentes tipos de deficiência. Além disso, a colaboração entre professores, pais, entidades da comunidade e especialistas é fundamental para criar um ambiente inclusivo e de apoio. A participação ativa dos pais e da comunidade ajuda a reforçar as estratégias pedagógicas e a promover uma compreensão mais ampla das necessidades dos alunos com deficiência. A apresentação dos resultados do Projeto ERASMUS+ ASDincludi, focado no autismo, será uma excelente oportunidade para mostrar práticas inovadoras e eficazes na inclusão de alunos com autismo. Este projeto pode servir como exemplo de como a formação específica e a colaboração entre diferentes atores podem melhorar significativamente a experiência educacional dos alunos com necessidades especiais.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Conteúdos

Link do ASD Includi. (1) Facebook https://autism-includi.uom.gr/

Formador

Maria da Glória Oliveira Gomes Neto Leite

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 29-11-2024 (Sexta-feira) 14:00 - 18:00 4:00 Presencial
Início: 29-11-2024
Fim: 29-11-2024
Acreditação: ACD50/24-25
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 4 h
Local: Auditório do AEJE