A importância do Andebol na melhoria dos níveis de aptidão aeróbica e neuromuscular turma T1
Apresentação
O Andebol, enquanto jogo desportivo colectivo, faz parte do Bloco das Atividades Físicas Desportivas, como matéria dos Programas Curriculares de Educação Física. Devido à riqueza de situações que proporciona, constitui uma atividade formativa por excelência pelo que, a sua aplicação em meio escolar e no desporto escolar é de toda a pertinência, para desenvolver os níveis de aptidão aeróbica e neuromuscular dos alunos. Por ser uma das modalidades mais praticada no nosso país, a utilização desta para desenvolver os níveis de aptidão aeróbica e neuromuscular na escola terá que ser orientada fundamentalmente para que os intervenientes tenham a perceção da importância de um bom nível de aptidão física. Decorrente deste pressuposto, a proposta para o seu ensino privilegia a utilização dos gestos técnicos, de situações de jogo reduzidas, de situações tácticas individuais e de grupo.
Destinatários
Grupos de recrutamento 260, 620
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Grupos de recrutamento 260, 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Grupos de recrutamento 260, 620.
Objetivos
Conhecer os objetivos do jogo, os princípios táticos de jogo, as diferentes formas de jogar e as leis de jogo, em função: - De um conhecimento mais ou menos vivido do Andebol e dos comportamentos que implica à capacidade de respeitar as regras essenciais e consolidar os fundamentos do jogo no jogo; - Da capacidade de respeitar as regras essenciais e consolidar os fundamentos do jogo no jogo à capacidade de aplicar os princípios de jogo e a lógica do jogo, em função da defesa e do ataque.
Conteúdos
1. Abordagem ao jogo através de jogos de iniciação com base nos seguintes conteúdos: a) Receção; b) Passe; c) Mudanças de direção/fintas; d) Marcação individual; e) Desmarcação. 2. Apresentação progressiva dos elementos técnicos e técnico-tácticos básicos, para resolver os problemas que sejam apresentados no decorrer do jogo: a) Circulação da bola e de jogadores; b) Deslocamentos e controlo defensivos; c) Contra-ataque direto e apoiado; d) Receção; e) Passe; f) Remate; g) Drible; h) Mudanças de direção/fintas. i) etc .
Metodologias
Uma sessão teórica e sessões teórico-práticas compostas por 3 partes: 1. Sessão Teórica; 2. Jogo Inicial: Conjunto de exercícios para reforçar a apreensão de novos conteúdos, Jogo Final, com base nos conteúdos introduzidos; 3. Balanço e Conclusão da Ação
Avaliação
Os formandos serão avaliados na escala de 1 a 10, de acordo com o despacho nº 4595/2015, do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar. A avaliação dos formandos depende da frequência mínima de 2/3 das horas de formação presencial. Critérios de avaliação: Empenho e participação nas sessões 30% Realização e apresentação de um trabalho individual de reflexão sobre a formação vivenciada 70%
Bibliografia
Ribeiro, M. e Volossovitch, A. (2008) ANDEBOL 2: O ensino do jogo dos 11 aos 14 anos, FMH. UNIVERSIDADE TÉCNICA DE LISBOA.Baratti, A. e Casali, E. (2008) BALONMANO: ejercicios y formas jugadas para el aprendizage, Armenia: Editorial Kinesis;Martin, K. (1980) O ANDEBOL: Técnica/Táctica/Metodologia, Munchen, Publicações Europa-América
Observações
Observações Sócios da APEF (com quotas regularizadas): 30€ Outros participantes: 80 € Pagamento por transferência bancária para: NIB PT50 0035 0123 0006 7384 2309 0 Enviar o comprovativo da transferência, para o email: apefaveiro@gmail.com Data limite de inscrição: 01 de dezembro. Inscrições válidas após pagamento.
Formador
Pedro Fernando Ferreira Lagarto
Rui Adolfo Ferreira da Silva
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 10-12-2024 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 11-12-2024 (Quarta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 12-12-2024 (Quinta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 13-12-2024 (Sexta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
5 | 14-12-2024 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
6 | 14-12-2024 (Sábado) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |
7 | 07-01-2025 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
8 | 08-01-2025 (Quarta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |