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Metodologias STEAM e contextos formativos inovadores no 1ºCEB turma T1

Apresentação

A União Europeia assim como outros organismos internacionais consideram uma prioridade educativa o desenvolvimento de competências STEAM (ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática) em crianças e jovens. De acordo com a literatura, também nós acreditamos que estas competências são fundamentais para dar resposta aos desafios da sociedade atual e permitirão aos mais novos serem mais capazes e estarem mais preparados para os empregos futuros, numa sociedade com uma economia cada vez mais competitiva e digital. Este curso de formação surge para dotar os professores de competências e inovações educativas, que permitirão a promoção das vocações STEAM nos alunos. Serão desenvolvidas atividades que, ao integrar problemas do mundo real em contexto de sala de aula, promovem nos alunos conhecimento, autonomia e a criatividade.

Destinatários

Professores do 1ºCiclo do Ensino Básico - Grupo Recrutamento 110

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1ºCiclo do Ensino Básico - Grupo Recrutamento 110. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1ºCiclo do Ensino Básico - Grupo Recrutamento 110.

Objetivos

Pretende-se, junto dos professores: • Consolidar/ aprofundar conhecimentos científicos e técnicos nas temáticas de eletricidade, eletrónica, soldadura, programação, robótica, modulação e impressão 3D • Estimular a criatividade e o pensamento critico junto de professores • Testar e/ ou elaborar “guiões” que fomentem a interdisciplinaridade e a autoaprendizagem dos alunos • Melhorar técnicas (colagem a quente, soldadura, corte, impressão 3D, e outras) de trabalho com ferramentas diversas e executá-las em segurança • Fomentar o desenvolvimento e implementação de projetos low Tech e high Tech nas escolas • Promover, em extensão e qualidade, a implementação de atividades práticas e projetos STEAM em sala de aula • Despertar o gosto pela engenharia, tecnologia e programação, o que provoca também um interesse pela investigação • Partilhar ideias e experiências profissionais através do pensar em conjunto e trabalho colaborativo.

Conteúdos

Módulo: “Introdução ao conceito STEAM” - 2h Teoria e movimento Maker Espaços Maker: Doing, Thinkering Studio: conteúdos e conceitos Educação STEAM Módulo: “Impressão e modulação 3D” – 5h Modulação e desenho 3D usando software livre Impressão 3D utilizando software livre Atividade prática a promover junto dos professores: • Pontes e estruturas 3D • Figuras geométricas Análise de potencialidades e constrangimentos na aplicação em sala de aula Módulo: "Desafios Elétricos - 3h Bons condutores e isoladores elétricos Componentes elétricos: funções e simbologia universal Montagem e representação de circuitos elétricos para dar resposta a diversas situações do dia-a-dia Análise de potencialidades e constrangimentos na aplicação em sala de aula Módulo: "Máquina de Rabiscos" - 3h Construção de uma máquina de rabiscos (criação em pequeno grupo de um projeto de aplicação das STEAM) Arte nos projetos STEAM Módulo: Programação e robótica por blocos Robô VEX GO Education - 5 h Exploração teórica, técnica e pedagógica do kit VEX GO. Atividades práticas a promover junto dos professores: • “Explorando funções do VEX GO” • “Segurança rodoviária e o veículo VEX GO”. Análise de potencialidades e constrangimentos na sua aplicação em sala de aula Lego WeDo 2.0 - 3h Atividades práticas a promover junto dos professores: • Robô Espião • Robô Ventoinha • Robô abelha e a amizade com as plantas Análise de potencialidades e constrangimentos na sua aplicação em sala de aula Robô mBot - 2h Atividades práticas a promover junto dos professores: • Bowling das letras (mBot Linguísta) • Bowling de números (mBot Calculista) • Figuras geométricas Análise de potencialidades e constrangimentos na sua aplicação em sala de aula Módulo: Programação e robótica por cores - 3h Exploração teórica, técnica e pedagógica do robô Ozobot Atividades práticas a promover junto dos professores: • As narrativas • Sistema digestivo • Ozoíman Análise de potencialidades e constrangimentos na sua aplicação em sala de aula Módulo: Programação Scratch com interface Makey-Makey - 3h Programação Scratch: código de cores, blocos e criação de variáveis Interface Makey-Makey: exploração e programação Atividades práticas a promover junto dos professores • Piano • Reciclagem (criação em pequeno grupo de um projeto de aplicação das STEAM) Análise de potencialidades e constrangimentos na sua aplicação em sala de aula Módulo: Tozé Rex -1h A Narrativa como metodologia STEAM Ligação entre a Narrativa e a programação Atividade prática a promover junto dos professores: - Tozé Rex Análise de potencialidades e constrangimentos na sua aplicação em sala de aula

Metodologias

­ Demonstrações - Realização de projetos STEAM quue promovem autoaprendizagens ativas, divertidas e desafiadoras através da resolução de situações-problema ­Trabalho cooperativo em pequenos grupos ­Reflexão, em grupo, da adequação científica, técnica e pedagógica das atividades propostas

Avaliação

Os formandos serão avaliados na escala de 1 a 10, de acordo com o despacho nº 4595/2015, do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar A avaliação dos formandos depende da frequência mínima de 2/3 das horas de formação presencial. Critérios de avaliação: - Empenho e participação nas sessões – 20% - Trabalhos práticos produzidos nas sessões – 40% - Reflexão crítica individual – 40%

Bibliografia

Maslyk, J. (2016), STEAM Makers: Fostering Creativity and Innovation in the Elementary Classroom, Corwin.Wilkinson, K., Petrich, M. (2014). The Art of Tinkering, Exploratorium. Weldon Owen.Khine, M. S., Areepattamannil, S. (2019), STEAM Education: Theory and Practice, Springer.

Formador

José Manuel Gonçalves Lopes

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 27-11-2024 (Quarta-feira) 16:30 - 18:30 2:00 Presencial
2 05-12-2024 (Quinta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Presencial
3 12-12-2024 (Quinta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Presencial
4 19-12-2024 (Quinta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Presencial
5 09-01-2025 (Quinta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Presencial
6 16-01-2025 (Quinta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Presencial
7 23-01-2025 (Quinta-feira) 16:30 - 20:30 4:00 Presencial
8 30-01-2025 (Quinta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Presencial
9 13-02-2025 (Quinta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Presencial
10 20-02-2025 (Quinta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Presencial
Início: 27-11-2024
Fim: 20-02-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-121738/23
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 30 h
Local: Fábrica da Ciência Viva