Metodologias STEAM e contextos formativos inovadores no 1ºCEB turma T1
Apresentação
A União Europeia assim como outros organismos internacionais consideram uma prioridade educativa o desenvolvimento de competências STEAM (ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática) em crianças e jovens. De acordo com a literatura, também nós acreditamos que estas competências são fundamentais para dar resposta aos desafios da sociedade atual e permitirão aos mais novos serem mais capazes e estarem mais preparados para os empregos futuros, numa sociedade com uma economia cada vez mais competitiva e digital. Este curso de formação surge para dotar os professores de competências e inovações educativas, que permitirão a promoção das vocações STEAM nos alunos. Serão desenvolvidas atividades que, ao integrar problemas do mundo real em contexto de sala de aula, promovem nos alunos conhecimento, autonomia e a criatividade.
Destinatários
Professores do 1ºCiclo do Ensino Básico - Grupo Recrutamento 110
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1ºCiclo do Ensino Básico - Grupo Recrutamento 110. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1ºCiclo do Ensino Básico - Grupo Recrutamento 110.
Objetivos
Pretende-se, junto dos professores: Consolidar/ aprofundar conhecimentos científicos e técnicos nas temáticas de eletricidade, eletrónica, soldadura, programação, robótica, modulação e impressão 3D Estimular a criatividade e o pensamento critico junto de professores Testar e/ ou elaborar guiões que fomentem a interdisciplinaridade e a autoaprendizagem dos alunos Melhorar técnicas (colagem a quente, soldadura, corte, impressão 3D, e outras) de trabalho com ferramentas diversas e executá-las em segurança Fomentar o desenvolvimento e implementação de projetos low Tech e high Tech nas escolas Promover, em extensão e qualidade, a implementação de atividades práticas e projetos STEAM em sala de aula Despertar o gosto pela engenharia, tecnologia e programação, o que provoca também um interesse pela investigação Partilhar ideias e experiências profissionais através do pensar em conjunto e trabalho colaborativo.
Conteúdos
Módulo: Introdução ao conceito STEAM - 2h Teoria e movimento Maker Espaços Maker: Doing, Thinkering Studio: conteúdos e conceitos Educação STEAM Módulo: Impressão e modulação 3D 5h Modulação e desenho 3D usando software livre Impressão 3D utilizando software livre Atividade prática a promover junto dos professores: Pontes e estruturas 3D Figuras geométricas Análise de potencialidades e constrangimentos na aplicação em sala de aula Módulo: "Desafios Elétricos - 3h Bons condutores e isoladores elétricos Componentes elétricos: funções e simbologia universal Montagem e representação de circuitos elétricos para dar resposta a diversas situações do dia-a-dia Análise de potencialidades e constrangimentos na aplicação em sala de aula Módulo: "Máquina de Rabiscos" - 3h Construção de uma máquina de rabiscos (criação em pequeno grupo de um projeto de aplicação das STEAM) Arte nos projetos STEAM Módulo: Programação e robótica por blocos Robô VEX GO Education - 5 h Exploração teórica, técnica e pedagógica do kit VEX GO. Atividades práticas a promover junto dos professores: Explorando funções do VEX GO Segurança rodoviária e o veículo VEX GO. Análise de potencialidades e constrangimentos na sua aplicação em sala de aula Lego WeDo 2.0 - 3h Atividades práticas a promover junto dos professores: Robô Espião Robô Ventoinha Robô abelha e a amizade com as plantas Análise de potencialidades e constrangimentos na sua aplicação em sala de aula Robô mBot - 2h Atividades práticas a promover junto dos professores: Bowling das letras (mBot Linguísta) Bowling de números (mBot Calculista) Figuras geométricas Análise de potencialidades e constrangimentos na sua aplicação em sala de aula Módulo: Programação e robótica por cores - 3h Exploração teórica, técnica e pedagógica do robô Ozobot Atividades práticas a promover junto dos professores: As narrativas Sistema digestivo Ozoíman Análise de potencialidades e constrangimentos na sua aplicação em sala de aula Módulo: Programação Scratch com interface Makey-Makey - 3h Programação Scratch: código de cores, blocos e criação de variáveis Interface Makey-Makey: exploração e programação Atividades práticas a promover junto dos professores Piano Reciclagem (criação em pequeno grupo de um projeto de aplicação das STEAM) Análise de potencialidades e constrangimentos na sua aplicação em sala de aula Módulo: Tozé Rex -1h A Narrativa como metodologia STEAM Ligação entre a Narrativa e a programação Atividade prática a promover junto dos professores: - Tozé Rex Análise de potencialidades e constrangimentos na sua aplicação em sala de aula
Metodologias
Demonstrações - Realização de projetos STEAM quue promovem autoaprendizagens ativas, divertidas e desafiadoras através da resolução de situações-problema Trabalho cooperativo em pequenos grupos Reflexão, em grupo, da adequação científica, técnica e pedagógica das atividades propostas
Avaliação
Os formandos serão avaliados na escala de 1 a 10, de acordo com o despacho nº 4595/2015, do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar A avaliação dos formandos depende da frequência mínima de 2/3 das horas de formação presencial. Critérios de avaliação: - Empenho e participação nas sessões 20% - Trabalhos práticos produzidos nas sessões 40% - Reflexão crítica individual 40%
Bibliografia
Maslyk, J. (2016), STEAM Makers: Fostering Creativity and Innovation in the Elementary Classroom, Corwin.Wilkinson, K., Petrich, M. (2014). The Art of Tinkering, Exploratorium. Weldon Owen.Khine, M. S., Areepattamannil, S. (2019), STEAM Education: Theory and Practice, Springer.
Formador
José Manuel Gonçalves Lopes
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 27-11-2024 (Quarta-feira) | 16:30 - 18:30 | 2:00 | Presencial |
2 | 05-12-2024 (Quinta-feira) | 16:30 - 19:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 12-12-2024 (Quinta-feira) | 16:30 - 19:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 19-12-2024 (Quinta-feira) | 16:30 - 19:30 | 3:00 | Presencial |
5 | 09-01-2025 (Quinta-feira) | 16:30 - 19:30 | 3:00 | Presencial |
6 | 16-01-2025 (Quinta-feira) | 16:30 - 19:30 | 3:00 | Presencial |
7 | 23-01-2025 (Quinta-feira) | 16:30 - 20:30 | 4:00 | Presencial |
8 | 30-01-2025 (Quinta-feira) | 16:30 - 19:30 | 3:00 | Presencial |
9 | 13-02-2025 (Quinta-feira) | 16:30 - 19:30 | 3:00 | Presencial |
10 | 20-02-2025 (Quinta-feira) | 16:30 - 19:30 | 3:00 | Presencial |