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Formação de Professores em Educação para o Empreendedorismo turma T1

Apresentação

Nos últimos anos, estudos científicos (Grilo, Irigoyen, 2005 ; Grilo, Thurik 2006) estabeleceram uma relação direta entre o empreendedorismo e a criação de empresas e consideraram que se é verdade que existem indivíduos que são empreendedores natos, não é menos verdade que uma atitude empreendedora pode e deve ser suscitada nos cidadãos, pelo menos, desde o início da escolarização e, consequentemente, que o empreendedorismo não pode nem deve ser considerado tão-somente como um meio para criar empresas, mas pode e deve também constituir-se como uma atitude geral/transversal com potencial impacto relevante na vida quotidiana, tanto pessoal como profissional, de todo e qualquer cidadão. É, portanto, notória a relevância que o empreendedorismo pode assumir no desenvolvimento das competências de um aluno, desde que incentivado desde os primeiros anos de escolarização.

Destinatários

Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e da Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e da Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Apresentar a relevância do desenvolvimento da atitude empreendedora; - Demonstrar a justificação conceptual da educação para o empreendedorismo; - Apresentar a diferença entre empreendedorismo, educação para o empreende dorismo e formação para o empreendedorismo; - Apresentar a diferença entre “Espírito Empreendedor”, “Cultura Empreendedora”, “Atitude Empreendedora” e “Intra-Empreendedorismo”; - Apresentar as competências que resultam no perfil empreendedor; - Sensibilizar os implicados para o desenvolvimento da atitude empreendedora; - Promover a adoção de metodologias de aprendizagem que promovam atitude s empreendedoras; - Apresentar metodologias de aprendizagem ativas, centradas no aluno e baseadas em projetos; - Demonstrar a relevância das TIC no desenvolvimento da atitude empreendedora.

Conteúdos

1.Introdução à Educação para o Empreendedorismo (5h) • Surgimento do Empreendedorismo e principais autores; • Desenvolvimento do conceito e sua adequação ao contexto educação. 2.As competências empreendedoras e a atitude empreendedora (5h) • Apresentação e clarificação de competências e características de carácter empreendedor; • Clarificação do conceito “atitude empreendedora” em contraposição com “atitude empresa rial” e “espírito empresarial” 3.As metodologias de ensino-aprendizagem (5h) • As metodologias de ensino-aprendizagem e as competências empreendedoras; • A sala de aula e as competências empreendedoras; • As atividades de trabalho dos alunos na promoção d e competências empreendedoras; 4.A Abordagem por Projeto (5h) • A abordagem por projeto enquanto metodologia estruturante de formação; • A organização de um projeto empreendedor; • A relevância do projeto nas competências empreendedoras; 5.As TIC e as Competências Empreendedoras (5h) • As competências de pesquisa e as TIC; • As TIC na gestão e organização de um projeto empreendedor; • Criação de pré-projecto empreendedor.

Metodologias

A formação será desenvolvida tendo como base metodologias de ensino-aprendizagem predominantemente ativas, centradas no formando e na sua participação. A componente teórica será sempre intercalada com exercícios práticos de aplicação dos conceitos abordados. O formando é elemento participante e fundamental no desenvolvimento da ação. As ações serão fundamentalmente teórico-práticas e práticas, sendo toda a componente teórica contextualizada por exercícios de carácter prático. Nas últimas sessões, os formandos deverão realizar uma proposta de projeto empreendedor que poderá ser implementado na sua escola.

Avaliação

Os formandos serão avaliados na escala de 1 a 10, de acordo com o despacho nº 4595/2015, do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar. A avaliação dos formandos depende da frequência mínima de 2/3 das horas de formação presencial. Critérios de avaliação: Empenho e participação nas sessões – 30% Realização e apresentação de um trabalho individual de reflexão sobre a formação vivenciada – 70%

Bibliografia

ANDRADE, R. Calaes (2005). Introdução: empreendedorismo – um novo passo em educação. O empreendedorismo na escola. Porto Alegre/Belo Horizonte: Artmed/Rede Pitágoras. pp. 11-19CARVALHO, Dinis, LIMA, Rui & FERNANDES, Sandra (2008). Aprendizagem em Engenharia: projectos e equipas interdisciplinares. Proceedings CLME´2008/IICEM, (Eds.) Gomes, J. F. S., António, C. C., Afonso, C. F. e Matos, A. S., Edições INEGI, Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial, ISBN 978-972-8826-19-2, Artigo REF: 03A004, pp. 1-13.MESQUITA, Diana, LIMA, Rui & PEREIRA, Guilherme (2008). Engenharia e Gestão Industrial em Portugal: uma visão da procura profissional. in 5º Congresso Luso - Moçambicano de Engenharia (CLME'2008) (J. S. Gomes, C. C. António, C. Afonso and A. Matos), Maputo - Moçambique, aceite para publicação).MOREIRA, Narciso, CARVALHO, Dinis & SILVA, Jacques (2008). Do perfil empreendedor dos Estudantes nos Cursos de Engenharia da Universidade do Minho: Percepções dos Alunos finalistas do 1º Ciclo. Actas do Colóquio Educação para o Empreendedorismo, Universidade do Minho, Braga, 12 de Dezembro de 2008 (Edição electrónica, ISBN 978-989-20- 1479-1).NÉRICI, I. (1991). Metodologia do Ensino - uma introdução. São Paulo : Editora Atlas.

Formador

Narciso Moreira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 21-01-2025 (Terça-feira) 17:00 - 21:00 4:00 Presencial
2 08-02-2025 (Sábado) 10:00 - 13:00 3:00 Presencial
3 08-02-2025 (Sábado) 14:00 - 18:00 4:00 Presencial
4 18-02-2025 (Terça-feira) 17:00 - 21:00 4:00 Presencial
5 08-03-2025 (Sábado) 10:00 - 13:00 3:00 Presencial
6 08-03-2025 (Sábado) 14:00 - 18:00 4:00 Presencial
7 18-03-2025 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
Início: 21-01-2025
Fim: 18-03-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-132928/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Parque de Exposições de Aveiro – Salão Nobre