
Aprendizagens Essenciais de Matemática B e Profissional para o Ensino Secundário turma T2
Apresentação
No âmbito do projeto Contexto e Visão para a revisão curricular das Aprendizagens Essenciais em Matemática, foram homologadas as novas Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática B e Matemática do Ensino Profissional) que entrarão em vigor a partir do ano letivo: a) 2024/2025, no que respeita ao 10.º ano de escolaridade; b) 2025/2026, no que respeita ao 11.º ano de escolaridade; c) 2026/2027, no que respeita ao 12.º ano de escolaridade. Tendo consciência da necessidade de formação dos professores do grupo 500, para a operacionalização destes novos documentos curriculares em Matemática do Ensino Secundário procurar-se-á desenvolver uma formação focada em aspetos específicos das novas AE de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática B e Matemática do Ensino Profissional), destacando o que de mais significativo e novo existe nestes documentos curriculares.
Destinatários
Professores do grupo de recrutamento 500
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
No final da formação, os professores participantes devem: - Compreender, de forma aprofundada, as orientações curriculares expressas nas novas AE de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática B e Matemática do Ensino Profissional), as suas finalidades e as consequências para o ensino da Matemática; - Estar dotados com o conhecimento didático e o conhecimento matemático requeridos para o ensino orientado pelas novas AE de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática B e Matemática do Ensino Profissional); - Ser capazes de refletir sobre os problemas que possam surgir na prática de ensino das novas AE de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática B e Matemática do Ensino Profissional).
Conteúdos
- Orientações curriculares para o ensino da Matemática no Ensino Secundário expressas nas novas AE - Ideias inovadoras do Currículo: o Matemática para a Cidadania; o Pensamento Computacional; o Diversificação de temas no currículo; o Matemática para todos. - Os novos módulos e o seu racional: o Introdução à Inferência Estatística o Geometria sintética o Matemática e arte o Distâncias inacessíveis o Álgebra de Boole o Modelos de grafos o Matemática financeira e fiscal o Matemática comercial o Matemática laboral o Biomatemática o Criptografia - Operacionalização das Aprendizagens Essenciais. - Exploração de ideias e conceitos, integrando a tecnologia como alavanca para a compreensão e resolução de problemas: o Abordagem exploratória de ideias e conceitos matemáticos; o Integração da tecnologia na experimentação, visualização, representação, simulação, interatividade, bem como no cálculo numérico e simbólico; o Recurso à folha de cálculo, a ambientes de geometria dinâmica, a aplicativos digitais diversos, a simulações, a smartphones, à calculadora gráfica e aos sensores, bem como a outros equipamentos e materiais; o Desenvolvimento do pensamento computacional com recurso a atividades de programação integradas na resolução de problemas. - Preparação, apresentação e discussão dos trabalhos e avaliação do curso de formação.
Metodologias
Sessão Data N.º de horas Tipo de sessão 1 13/10/23 2,5 Presencial 2 20/10/23 2,5 Síncrona 3 27/10/23 2,5 Síncrona 4 30/10/23 2,5 Síncrona 5 06//11/23 2,5 Presencial 6 10/11/23 2,5 Síncrona 7 15/11/23 2,5 Síncrona 8 22/11/23 2,5 Presencial 9 24/11/23 2,5 Síncrona 10 27/11/23 2,5 Presencial
Avaliação
A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a realização e discussão das tarefas propostas nas sessões síncronas, a elaboração e reflexão sobre tarefas para os alunos, e o trabalho final elaborado pelos formandos. O trabalho final deverá ser uma reflexão escrita individual sobre a formação, as aprendizagens realizadas e capacidades desenvolvidas, e a sua participação na formação.
Bibliografia
Revista dedicada ao Pensamento Computacional: Educação e Matemática, 162Veloso, E. (1998). Geometria: Temas Actuais: materiais para professores. Lisboa: IIE.Graça Martins, M. E. & Cerveira, A. (1998). Introdução às Probabilidades e à Estatística. Universidade Aberta.Amado, N. & Carreira, S. (2019). Trabalho de Projeto. Obtido de: http://hdl.handle.net/10400.1/15482Teixeira, P., Precatado, A., Albuquerque, C., Antunes, C., & Nápoles, S. (1997). Funções - 10º ano. Lisboa: Ministério da Educação
Formador
Lúcia Conceição Ferreira de Matos
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 17-03-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Presencial |
2 | 21-03-2025 (Sexta-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online assíncrona |
3 | 24-03-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online síncrona |
4 | 28-03-2025 (Sexta-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online assíncrona |
5 | 31-03-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online síncrona |
6 | 04-04-2025 (Sexta-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online assíncrona |
7 | 07-04-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online síncrona |
8 | 11-04-2025 (Sexta-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online assíncrona |
9 | 28-04-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Presencial |
10 | 02-05-2025 (Sexta-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online assíncrona |
11 | 05-05-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online síncrona |
12 | 09-05-2025 (Sexta-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online assíncrona |
13 | 12-05-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online síncrona |
14 | 16-05-2025 (Sexta-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online assíncrona |
15 | 19-05-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online síncrona |
16 | 23-05-2025 (Sexta-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online assíncrona |
17 | 26-05-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Presencial |
18 | 02-06-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Presencial |
19 | 09-06-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online assíncrona |
20 | 16-06-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online assíncrona |