313

Cidadania e Casa Comum: A Europa territórios e regiões: importância e impacto. turma T1

Apresentação

O conceito de cidadania foi evoluindo ao longo dos tempos, acompanhando em cada momento as diferentes conceções de Estado e as diferentes formas de participação do indivíduo na vida social e política. No mundo atual, participar num Estado é participar na vida jurídica e política que ele propicia e beneficiar da defesa e da promoção de direitos que ele concede – tanto na ordem interna como na relação com outros Estados. Num mundo em que se intensifica a circulação das pessoas e em que, apesar de tudo, se afirma a liberdade individual, a pertença a uma comunidade política, sendo embora permanente, já não tem de ser perpétua como noutras épocas: o direito à cidadania é acompanhado, dentro de certos limites, do direito à escolha da cidadania e, mais acentuado, o dever de compreender, participar na construção e preservação dos diversos legados, patrimónios (materiais e imateriais) e culturas.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial.

Objetivos

1.⁠ ⁠Desenvolver conhecimentos relativos ao desenvolvimento da cidadania europeia;  2.⁠ ⁠Destacar a importância e as mais-valias do exercício da cidadania europeia;  3.⁠ ⁠Situar a União Europeia no contexto mundial e no contexto dos seus estados-membros por forma a proporcionar uma visão orientada para a oportunidade e abertura de horizontes pessoais e profissionais que o contexto europeu proporciona;  4.⁠ ⁠Contactar com o património histórico-cultural local;  5.⁠ ⁠Identificar no local vários percursos interpretativos e várias formas de conhecer;  6.⁠ ⁠Reconhecer a cidade como um espaço de convivência, fomentado o espírito de cidadania - A cidade na construção da cidadania. A (participação) ação no Espaço Público para a pertença e a regeneração das cidades.  7.⁠ ⁠Contactar com elementos materiais (monumentos, gastronomia, doçaria) e imateriais (tradições).  8.⁠ ⁠Reconhecer elementos da identidade europeia;  9.⁠ ⁠Aplicar os conhecimentos adquiridos na produção de guiões educativos; 10.⁠ ⁠Utilizar recursos disponíveis e conceber atividades inovadoras de aprendizagem com recurso a ferramentas digitais.

Formador

Manuel Oliveira de Sousa

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 05-02-2025 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
Início: 05-02-2025
Fim: 05-02-2025
Acreditação: ACD60/24-25
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Edifício da Capitania - Assembleia Municipal de Aveiro