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Inclusivo 24: Inteligências múltiplas: ferramentas e contextos... Há limites? Tem de haver? turma T1

Apresentação

A tertúlia dedicada ao tema: "Inteligências múltiplas: ferramentas e contextos... Há limites? Tem de haver?" e contará com especialistas nas áreas da Inteligência Artificial e Cibersegurança/ Protecão de dados. A tertúlia, estruturada em dois painéis temáticos, abordará a utilização da Inteligência Artificial e a Cibersegurança e Proteção de dados, no processo ensino/aprendizagem. Utilização da Inteligência Artificial no processo ensino/aprendizagem: A inteligência artificial (AI) tem-se posicionado como ma ferramenta poderosa no campo da educação, transformando (a maioria das vezes de forma inconsciente) a maniera como o processo de ensino / aprendizagem é desenvolvido/conduzido. A implementação de tecnologias de AI oferece diversas oportunidades para personalizar e melhorar a experiência educacional, mas também acarreta novos desafios, considerações éticas e necessidades de normalização e regulamentação. Cibersegurança e Proteção de dados no processo de ensino/ aprendizagem A crescente digitalização do ensino/aprendizagem trouxe inúmeros benefícios para o processo, para os professores, para os alunos, mas também novos desafios, especialmente no que diz respeito à cibersegurança e à proteção de dados . Com a adoção de plataformas digitais e ferramentas online, garantir a segurança das comunicações e informações pessoais da escola, dos educadores e dos alunos tornou-se uma prioridade. A cibersegurança é, e cada vez mais será, essencial para proteger as redes e sistemas educacionais contra ameaças cibernéticas, como ataques de malware, phising e ransomware. A necessidade de serem implementadas medidas robustas de segurança, para proteger dados sensíveis garantir o bom funcionamento das atividades formativas é urgente. A escola e os sistema educativo assumem, também um papel fundamental na formação de cidadãos ciberinformados e ciberseguros. Esta tertulia surge da necessidade de olharmos para algumas questões relacionadas com a educação e formação, procurando articular diferentes contributos nacionais e internacionais.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 24-01-2025 (Sexta-feira) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
2 24-01-2025 (Sexta-feira) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
Início: 24-01-2025
Fim: 24-01-2025
Acreditação: ACD61/24-25
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Escola Profissional de Aveiro