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Concepção e Desenvolvimento de Projetos Interdisciplinares na Aprendizagem turma T1

Apresentação

Na pedagogia ativa, de projetos, o aluno além de aprender fazendo, tem ainda a grande oportunidade de ver o trabalho realizado, reconhecendo os seus esforços para a obtenção do resultado final. Reconhece autoria naquilo que produz, por meio de questões de investigação que lhe permitem contextualizar conceitos já conhecidos e descobrir outros que emergem durante o desenvolvimento do projeto. A pedagogia de projetos potencializa a interdisciplinaridade, sem que haja perda da identidade disciplinar, uma vez que o trabalho de projeto rompe com as fronteiras disciplinares, promove ligações entre as diferentes áreas do conhecimento numa situação contextualizada de aprendizagem. Por outro lado e segundo Wlliam Glasser, quanto mais nos relacionamos com o conteúdo de forma ativa, maior é número de informações/conhecimento/saberes/competências que assimilamos. É essencial que os docentes desenvolvam estruturas, estratégias de promoção, conceção, planificação e desenvolvimento de projetos interdisciplinares. Esta ação visa contribuir para desenvolver conhecimentos e aptidões dos docentes para implementar projetos interdisciplinares. Ambiciona-se criar condições favoráveis a práticas educativas que se revelem promotoras da consolidação das aprendizagens essenciais e contribuir para que os alunos adquiram as ferramentas indispensáveis para o exercício de uma cidadania plena, ativa e criativa na sociedade da informação e do conhecimento em que estamos inseridos.

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Pretende-se desenvolver com os docentes um conjunto de conhecimentos/processos que permitam potenciar processos de ensino/aprendizagem, inovadores nas práticas letivas. São objetivos específicos: - Formular estratégias pedagógicas inovadoras e promotoras da construção de projetos interdisciplinares; - Promover o desenvolvimento de ações que contribuam para o trabalho em equipa; - Capacitar os docentes de metodologias para a integração de aprendizagens essenciais das diversas disciplinas num projeto; - Capacitar os docentes para a conceção de enunciados de projetos interdisciplinares; - Capacitar os docentes de metodologias de conceção, planificação e desenvolvimento de projetos; - Capacitar os docentes de conhecimentos para produção de documentos de monitorização da equipa e do aluno no desenvolvimento do projeto.

Conteúdos

Módulo 1 (5 horas + 5 horas autónomas) Exploração de documentos de enquadramento das políticas educativas; Exploração de documentos referentes a aprendizagens essenciais das diversas disciplinas; Discussão renovação e inovação na prática profissional. Módulo 2 (7 horas + 7 horas autónomas) Planeamento de estratégias de trabalho em equipa; Estratégias de anexação de aprendizagens essenciais no projeto; Conceção e planeamento de enunciados de projetos interdisciplinares. Módulo 3 (7 horas + 7 horas autónomas) Planeamento de etapas de desenvolvimento do projeto: CONCEÇÃO, PRÉ-ESTUDO, PRODUÇÃO DOCUMENTAL, REALIZAÇÃO, TESTE E EXPLORAÇÃO, AVALIAÇÃO; Conceção e produção de documentos de registo do projeto; Conceção e produção de documentos de monitorização das aprendizagens essenciais das diversas disciplinas; Conceção e produção de documentos de feedback das aprendizagens ao aluno no desenvolvimento do projeto; Módulo 4 (6 horas + 6 horas autónomas) Apresentação dos projetos finais, os formandos devem planificar a sua apresentação e apresentar o produto original/final focando a aplicabilidade do projeto em sala.

Avaliação

Avaliação dos formandos baseada nos seguintes pressupostos: • Obrigatoriedade de frequência de 2/3 das horas de formação presencial. • Classificação na escala de 1 a 10, de acordo com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio. Critérios de avaliação: - Participação/contributos - Trabalho final individual elaborado e apresentado pelos formandos

Bibliografia

Aprendizagens Essenciais do Ensino Básico - Despacho n.º 6944-A/2018, de 19 de julho. Diário da República n.º 138/2018, 1º Suplemento, Série II. Ministério da Educação/Direção Geral da EducaçãoPerfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória - Despacho n.º 6478/2017, de 26 de julho. Diário da República n.º 143/2017, Série II. Ministério da Educação/Direção Geral da EducaçãoBacich, L. e Moran, J. (2017). Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora - uma abordagem teórica-prática. Edição Impressa, Penso Editora Ltda. Porto Alegre, Rio grande do Sul, BrazilZabala, A. e Arnau L (2020). Métodos para Ensinar competências. Edição Impressa. Penso Editora Ltda. Porto Alegre, Rio grande do Sul, Brasil

Formador

Jorge Manuel Rodrigues da Silva

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 12-03-2025 (Quarta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
2 26-03-2025 (Quarta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
3 02-04-2025 (Quarta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
4 09-04-2025 (Quarta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
5 23-04-2025 (Quarta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
6 07-05-2025 (Quarta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
7 21-05-2025 (Quarta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
8 04-06-2025 (Quarta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
Início: 12-03-2025
Fim: 04-06-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-118780/22
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 50 h
Local: AE José Estêvão