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Gamification e o Geogebra no apoio à aprendizagem da Matemática turma T1

Apresentação

Numa sociedade cada vez mais tecnológica, criativa e inovadora, a continuação da adoção de metodologias de ensino tradicionais tem enfrentado diversas dificuldades, entre elas, o desinteresse dos estudantes pelas tarefas de sala de aula. Nesse sentido, os professores estão constantemente a serem desafiados para encontrarem estratégias que envolvam e predisponham os alunos para a Matemática. Neste contexto, é natural que o uso de software específico e de aplicações tecnológicas consigam, com a orientação do professor, contribuir para a promoção de um ambiente profícuo à aprendizagem significativa. Por um lado, o GeoGebra permite explorar todos os domínios da Matemática e aprender através da manipulação dinâmica dos objetos, por outro, a Gamification permite que os alunos vão superando obstáculos e evoluindo no conhecimento e nas estratégias adotadas.

Destinatários

Professores dos grupos 230 e 500

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 230 e 500. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 230 e 500.

Objetivos

Nesta oficina de formação pretende-se que os formandos adquirem competências no sentido de desenvolver ações pedagógicas de sucesso, com recursos apelativos, inovadores, capazes de estimular a criatividade e motivar os alunos para a disciplina de matemática. Assim, os objetivos a atingir são: - Sensibilizar os professores para a importância da Gamification como estratégia promotora do envolvimento nas tarefas de sala de aula;- Incluir o Geogebra como software dinâmico facilitador da aprendizagem; - Adaptar a prática pedagógica às novas perspetivas metodológicas do ensino; - Explorar potencialidades de applets e outras plataformas para a compreensão de conceitos matemáticos, resolução de problemas, exploração de tarefas, construção de recursos próprios e avaliação formativa das práticas; - Promover a reflexão o processo e os recursos abordados nesta formação.

Conteúdos

Enquadramento teórico sobre as potencialidades de ensinar Matemática com recursos à Gamification e a ferramentas de avaliação formativa (2 horas) Conhecer algumas das plataformas online de aprendizagem como o Mentimeter, o Socrative, o Kahoot, o Plickers, entre outras adequadas a diferentes momentos da aula para motivação, desenvolvimento e consolidação, e reconhecer as suas principais potencialidades e diferenças na aplicação (3 horas) - Explorar as plataformas referidas e criar material didático próprio com recurso a cada uma (8 horas) Enquadramento teórico sobre a importância de ensinar Matemática com recursos a software de Geometria Dinâmica (Geogebra) (1 hora) - Explorar as ferramentas pré-definidas do Geogebra, resolver propostas presentes em guiões de aprendizagem autónoma seguindo múltiplas abordagens dos diferentes conteúdos e criação de ferramentas próprias (3 horas) - Explorar e criar material didático, incluindo applets, reconhecendo as potencialidades do Geogebra para o ensino dos diferentes domínios constantes do Programa de Matemática (3 horas) - Construção, partilha e apresentação de um GeogebraBook, conhecer as suas aplicações e funcionalidades (3 horas) - Utilizar applets do Geogebra no telemóvel (2 horas)

Avaliação

De acordo com o RJFC – DL 22/2014, de 11 de fevereiro – e nos termos dos nºs 5 e 6, do artigo 4.º do Despacho 4595/2015, de 6 de maio, a avaliação dos formandos é expressa numa classificação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, de acordo com as menções definidas no ponto 6, do mesmo diploma, e é atribuída com base nos indicadores abaixo apresentados e respetiva ponderação: Assiduidade/Participação nas atividades – 25% Qualidade do trabalho desenvolvido autonomamente – 60% Relatório crítico individual – 15%

Bibliografia

Albarnoz, A. C., & Llamas, I. (2009). Geogebra: Mucho más que geometría dinámica. Madrid: Ra-Ma Editorial.Bu, L., & Schoen, R. (Eds.) (2011). Model-Centered Learning: Pathways to Mathematical Understanding Using GeoGebra (Modeling and Simulations for Learning and Instruction). Rotterdam: Sense Publishers.Maia, C., & Couto, A. (2014). Conjeturar com o Geogebra!. Sensos-e, 1(1), 1-9.Martins, G., Gomes, C. A., Brocardo, J., Pedroso, J., Carrillo, J., Silva, L., … Rodrigues, S. (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Lisboa: Ministério da Educação e Ciências, Direção Geral da Educação.Kapp, K. M., Blair, L., & Mesch, R. (2012). The Gamification of Learning and Instruction. Fieldbook. San Francisco, CA: Wiley.

Início: 01-01-2026
Fim: 31-07-2026
Acreditação: CCPFC/ACC-133860/25
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 50 h
Local: A definir