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Matemática na palma da mão - desvendando as Aprendizagens Essenciais no 11º ano turma T1

Apresentação

As novas Aprendizagens Essenciais (AE) de Matemática para o 11.º ano, em vigor desde do ano letivo 2024/2025, visam promover um ensino mais conceptual, exploratório e contextualizado, alinhado com as exigências do século XXI. Neste contexto, a integração da calculadora como ferramenta pedagógica assume um papel essencial na construção do conhecimento matemático, facilitando a compreensão de conceitos complexos, a resolução de problemas e o desenvolvimento do pensamento crítico. O uso da calculadora dentro das novas Aprendizagens Essenciais de Matemática é essencial para promover um ensino de qualidade, alinhado com o uso de outras ferramentas digitais. A tecnologia deve ser utilizada como um meio para potenciar a compreensão e o pensamento matemático, garantindo que os alunos desenvolvem competências sólidas e transferíveis para diferentes contextos.

Destinatários

Docentes do grupo de recrutamento - 500

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Conteúdos

1. Reestruturação dos Conteúdos Programáticos: o Introdução de Novos Tópicos: Incorporação de áreas emergentes da Matemática que refletem avanços científicos e tecnológicos recentes. o Atualização de Conteúdos Existentes: Revisão e aprofundamento de temas tradicionais para torná-los mais relevantes e aplicáveis ao contexto atual. 2. Integração de Tecnologias Digitais: o Uso de Ferramentas Tecnológicas: Incentivo ao uso de calculadoras gráficas e software matemático para explorar conceitos complexos e facilitar a visualização de problemas. o Desenvolvimento de Competências Digitais: Preparação dos alunos para o uso competente de tecnologias na resolução de problemas matemáticos. 3. Abordagem Pedagógica Inovadora: o Aprendizagem Baseada em Projetos: Promoção de projetos interdisciplinares que conectam a Matemática a outras áreas do conhecimento. o Foco na Resolução de Problemas Reais: Aplicação de conceitos matemáticos em situações do quotidiano, tornando a aprendizagem mais prática e envolvente. 4. Avaliação Formativa e Contínua: o Diversificação de Instrumentos Avaliativos: Utilização de diferentes métodos de avaliação, como portfólios, apresentações e trabalhos de investigação. o Feedback Constante: Fornecimento de retornos regulares aos alunos para orientar o seu progresso e identificar áreas de melhoria.

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 12-03-2025 (Quarta-feira) 14:30 - 18:30 4:00 Presencial
Início: 12-03-2025
Fim: 12-03-2025
Acreditação: ACD69/24-25
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 4 h
Local: Escola Secundária Dr. Mário Sacramento

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