
Gestão emocional, resolução de conflitos e comunicação inclusiva turma T1
Apresentação
Ao melhorar a gestão emocional, os educadores tornam-se mais capazes de criar um ambiente de aprendizagem seguro e acolhedor, favorecendo o bem-estar de todos os envolvidos. A formação em resolução de conflitos é igualmente crucial num contexto escolar. Conflitos são inevitáveis em qualquer espaço onde haja interação humana, mas é possível transformá-los em oportunidades de crescimento e aprendizagem. Uma comunicação que respeita a diversidade e as diferentes formas de expressão é essencial para garantir que todos se sintam ouvidos e valorizados.
Destinatários
Pessoal não docente;
Objetivos
Objetivos a atingir por parte dos formandos envolvidos no curso:− compreender as emoções e comportamentos, potenciando a gestão emocional para uma melhoria da qualidade de vida;− desenvolver estratégias e ferramentas para melhorar as relações interpessoais em contexto de trabalho, assim como gerir conflitos assertivamente;− promover uma comunicação assertiva e inclusiva no contexto escolar.
Conteúdos
GESTÃO EMOCIONAL:- ambientes de aprendizagem seguros e acolhedores;- reconhecer e compreender emoções;-autorregulação;- desenvolvimento de estratégias para lidar com o stress e a ansiedade. GESTÃO DE CONFLITOS:- técnicas de mediação, negociação e resolução pacífica- comunicação assertiva e respeitosa. - promoção de diálogo aberto e a empatia, COMUNICAÇÃO INCLUSIVA- respeito pela diversidade e as diferentes formas de expressão- práticas e estratégias para promover uma linguagem acessível, respeitosa e livre de preconceitos. As metodologias abordadas incluem dinâmicas de grupo, simulações e role-playing para a prática de situações reais e reflexões guiadas para fomentar a autorregulação emocional. Estas abordagens visam criar uma aprendizagem prática e experimental, promovendo a aplicação direta das competências adquiridas no contexto escolar.
Formador
Sérgio Óscar Marques Faria
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 03-03-2025 (Segunda-feira) | 09:00 - 12:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 03-03-2025 (Segunda-feira) | 14:00 - 16:00 | 2:00 | Presencial |
3 | 04-03-2025 (Terça-feira) | 09:00 - 12:00 | 3:00 | Presencial |
4 | 04-03-2025 (Terça-feira) | 14:00 - 16:00 | 2:00 | Presencial |
5 | 05-03-2025 (Quarta-feira) | 09:00 - 12:00 | 3:00 | Presencial |
6 | 05-03-2025 (Quarta-feira) | 14:00 - 16:00 | 2:00 | Presencial |