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Minigolfe na Escola turma T1

Apresentação

O minigolfe, enquanto jogo desportivo individual, faz parte do Bloco das Atividades Físicas Desportivas, como matéria alternativa dos Programas Curriculares de Educação Física. Devido à riqueza de situações que proporciona, constitui uma atividade formativa por excelência pelo que, a sua aplicação em meio escolar é de toda a pertinência, para que o professor de Educação Física disponha de mais um instrumento para responder às necessidades e motivações dos alunos, no decorrer do processo de ensino-aprendizagem.

Destinatários

Professores dos Grupos 260 e 620

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 260 e 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 260 e 620.

Objetivos

- Dotar os professores de Educação Física de novas competências para a melhoria das capacidades físicas, nomeadamente a coordenação e concentração dos seus alunos, utilizando diferentes meios, passando pelos jogos pré-desportivos do minigolfe; - Dotar os professores de competências de intervenção fortemente atual no domínio da lecionação pré-desportiva motivadora das crianças. - Fornecer novos conhecimentos aos professores em metodologias de ensino que elevem as capacidades coordenativas dos seus alunos. - Adquirir competências que promovam à aprendizagem de conhecimentos de processos de elevação e manutenção das capacidades coordenativas.

Conteúdos

Numa primeira fase vão ser ministrados alguns conteúdos teóricos como resenha a história do minigolfe e técnica da situação da pega do taco, de acordo com a dificuldade. - Dotar os formandos de conhecimentos básicos ao nível da técnica e metodologias de ensino e diferenciação dos apetrechos de jogo; a) Dominar e aplicar os principais métodos de ensino; b) Conhecer e interpretar as regras do jogo no campo; c) Dominar e aplicar os principais métodos de ensino num nível avançado; d) Aplicar metodologias de ensino adequadas para cada aspeto do jogo no ginásio de educação física; e) Conhecer os vários jogos; g) Conhecer e aplicar vários tipos de jogos de aprendizagem de cada aspeto do jogo; h) Promover valores e atitudes de comportamento desportivos integrados no ensino do minigolfe através das regras e etiquetas do jogo (utilizando o livro de regras);

Metodologias

As sessões presenciais são de caráter predominantemente prático, com alguns momentos expositivos/demonstrativos, de modo a introduzir novos conceitos que serão explorados pelos formandos, proporcionando uma metodologia de aprendizagem por execução de tarefa. As atividades realizadas serão orientadas no sentido de explorar situações em contexto de treino e de jogo, para que os formandos experienciem situações reais de aprendizagem. Aplicar metodologias de ensino adequadas para cada aspeto do jogo no ginásio de educação física; -Técnicas e regras a transmitir aos alunos, corpo e a bola, posição das mãos, controlo de força e direção, corpo em relação à tabela e obstáculo, ondas, ângulo reto, raio, pirâmides, labirinto, caracol, passagens, lomba, tubo e janela; - Alguns conceitos de material de apoio; - Organização de torneios, esquemas de pistas, sinalética do circuito;

Avaliação

Os formandos serão avaliados na escala de 1 a 10, de acordo com o despacho nº 4595/2015, do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar. A avaliação dos formandos depende da frequência mínima de 2/3 das horas de formação presencial. Critérios de avaliação (valores percentuais): Empenho e participação nas sessões – 25 Trabalhos produzidos nas sessões – 25 Trabalho final individual, ou reflexão crítica, individual, sobre a formação vivenciada – 50

Bibliografia

COSME, Ariana e TRINDADE, Rui; Manual de Sobrevivência para Professores, Edições ASA, Porto, 2002CORTESÃO, Luiza, Ser Professor: um ofício em risco de extinção, Edições Afrontamento, Porto, 2000FEDERAÇÃO PAULISTA DE GOLFE (2009). Como Jogar. Sítio Federação Paulista de Golfe http://www.fpgolfe.com.br/ojogo/comojogar.aspFEDERAÇÃO NORTE DE GOLFE (2010). Acessórios e Equipamentos. Sítio Federação Norte de Golfe http://www.fng.com.br/Index.aspPag=Acess_Equipa.

Observações

Preço de Inscrição: Sócios da APEF – 35€ Outros participantes: 80 € Pagamento por transferência bancária para o NIB 0035 0123 0006 7384 2309 0 Solicitamos o envio do comprovativo da transferência, para o email apefaveiro@gmail.com

Formador

Pedro Fernando Ferreira Lagarto

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 25-03-2025 (Terça-feira) 18:30 - 22:30 4:00 Presencial
2 26-03-2025 (Quarta-feira) 18:30 - 22:30 4:00 Online síncrona
3 27-03-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 22:30 4:00 Presencial
4 02-04-2025 (Quarta-feira) 18:30 - 22:30 4:00 Presencial
5 04-04-2025 (Sexta-feira) 18:30 - 22:30 4:00 Online síncrona
6 05-04-2025 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
7 05-04-2025 (Sábado) 14:00 - 15:00 1:00 Presencial
Início: 25-03-2025
Fim: 05-04-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-123681/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Sala Sede da APEF

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