345

A Biblioteca e a Aprendizagem Criativa - Uma herança. Novos rumos turma 1

Apresentação

Num tempo marcado por conflitos, por mudanças no ecossistema comunicativo e mediático, por fenómenos de exclusão e de intolerância, pelo decréscimo de competências de leitura, associadas à expressão oral e escrita, urge fomentar práticas que impulsionem o desenvolvimento da sensibilidade e da criação estética e cultural, alicerçada na apreensão e valorização do património comum da humanidade. É neste âmbito que a Rede de Bibliotecas de Albergaria-a-Velha, em articulação com a coordenação interconcelhia da RBE, e associando-se às comemorações do V Centenário do Nascimento de Luís de Camões, gizou esta oportunidade formativa que homenageia e valoriza o seu legado para a universalidade da língua e cultura portuguesas, e promove a aprendizagem criativa e a arte nas suas múltiplas expressões, despertando para novas significações, novos mundos e novas interpretações.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Demonstrar a universalidade da língua portuguesa, através da sua geografia.Evidenciar o legado de Luís de Camões para a língua e cultura portuguesa.Valorizar o património linguístico face aos desafios das ferramentas de comunicação contemporâneas.Associar as diversas manifestações artísticas à pluralidade da língua.Debater o conceito de oralidade e os processos de transposição didática em contexto de sala de aula e de uma biblioteca ativa.Aperfeiçoar a escrita de textos de opinião como estratégia pedagógica.

Conteúdos

1. PAINEL I - TODO O MUNDO É COMPOSTO DE MUDANÇA [3.00H] CAMÕES: O HOMEM ANTES DO MITO. ISABEL RIO NOVOA VERDADE BIOGRÁFICA EM TORNO DE ALGUMAS DAS LENDAS ASSOCIADAS AO POETA.A MULTICULTURALIDADE DA LÍNGUA PORTUGUESA E OS SEUS SABORES A CANELA E A CRAVINHO. OLINDA BEJA DIVERSIDADE LINGUÍSTICA DO PORTUGUÊS. AS LÍNGUAS CRIOULAS. FALAR PIANO, TOCAR FRANCÊS - MARTIM DE SOUSA TAVARES A ARTE NAS SUAS MÚLTIPLAS EXPRESSÕES. MEDIAÇÃO ARTÍSTICA. 2. PAINEL II - SE A TANTO ME AJUDAR O ENGENHO E ARTE [3.00H] CAMÕES - JOSÉ AUGUSTO BERNARDESO HOMEM, A OBRA, AS LEITURAS, A PROJEÇÃO NA CULTURA PORTUGUESA, AO LONGO DOS TEMPOS E NO NOSSO PRÓPRIO TEMPO.ENSINAR A FALAR ALUNOS QUE JÁ FALAM - QUE ORALIDADE PARA A ESCOLA? CARLA MARQUESA CENTRALIDADE DA ORALIDADE PARA A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS ATIVOS E CRÍTICOS. AS CAPACIDADES/CONTEÚDOS INERENTES AOS DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA CURRICULAR DE TODOS OS CICLOS DE ENSINO. CONTEXTO DIDÁTICO - PLANOS DA ORALIDADE/DIMENSÕES ENSINÁVEIS E GÉNEROS TEXTUAIS. PALCOS NOVOS PALAVRAS NOVAS. SANDRO WILLIAM JUNQUEIRA PANOS – PALCOS NOVOS PALAVRAS NOVAS. UM PROJETO ONDE SE LÊ, FAZ E APRESENTA TEATRO DE E PARA JOVENS.3. OFICINAS [6.00H] PARA ALÉM DA PALAVRA - A ARTE DO DIZER E DO CONTAR. OLINDA BEJA O PODER DA PALAVRA. A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS. «Ó PROFESSORA, COMO É QUE EU COMEÇO? – ELEMENTOS PARA UMA DIDÁTICA DO TEXTO DE OPINIÃO ESCRITO». CARLA MARQUESDIDÁTICA DO TEXTO DE OPINIÃO: DIMENSÕES A PRIVILEGIAR, PARTINDO DE EXEMPLOS CONCRETOS DE TEXTOS PRODUZIDOS POR ALUNOS E PROPOSTAS PEDAGÓGICAS: O MODELO DE TEXTO DE OPINIÃO E OS MOMENTOS; A CONSTRUÇÃO DO ARGUMENTO E A DEFINIÇÃO DA POSIÇÃO PESSOAL; ASPETOS DE COERÊNCIA E DE COESÃO NO TEXTO DE OPINIÃO.A IMAGINAÇÃO POR DETRÁS DA MÃO: UM ENCONTRO COM A ESCRITA – SANDRO JUNQUEIRADESENVOLVIMENTO DE MECANISMOS DE ESCRITA, ATRAVÉS DE EXERCÍCIOS E JOGOS, QUE DESAFIAM A CRIATIVIDADE E ESTIMULAM A IMAGINAÇÃO. LITERATURA INFANTOJUVENIL E SOCIEDADE – COMO OS LIVROS PARA OS MAIS NOVOS ACOMPANHAM E ANTECIPAM OS MOMENTOS DE VIRAGEM HISTÓRICA. CARLA MAIA DE ALMEIDADO CONTO DE FADAS AO ROMANCE PARA «JOVEM ADULTO». AS GRANDES TRANSFORMAÇÕES DA LITERATURA INFANTOJUVENIL (LIJ) E AS MUDANÇAS SOCIAIS E CULTURAIS DA HUMANIDADE. TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS DA LIJ E O SEU IMPACTO NA SOCIEDADE ATUAL. PARTILHA DE LEITURAS.ESCRITA HUMORÍSTICA - CARLOS VIDALEXERCÍCIOS DE (DES)CONSTRUÇÃO DO MUNDO. BARALHAR E VOLTAR A DAR - MARIA REMÉDIOEXERCÍCIOS DE ILUSTRAÇÃO A PARTIR TEXTOS BARALHADOS.4.TERTÚLIA PERFORMATIVA [2:00H] NARRAÇÃO ORAL E MEDIAÇÃO DE LEITURA. CONTOS E DEMAIS HISTÓRIAS EM VOZ ALTA.5. APRESENTAÇÃO DO LIVRO A VIAGEM DE ÍRIS, UMA DESCOBERTA INCRÍVEL - JOANA PINTO E TÂNIA COELHO [00:30]6. VISITA COMENTADA À EXPOSIÇÃO DE ILUSTRAÇÃO CINARA SAIÓNÁRA [00:30]

Metodologias

A ação de formação decorre em articulação com o XI Encontro “Para Além de Princesas e Dragões”, agendado para os dias 21 e 22 de março de 2025 com a duração de 15 horas.Engloba duas sessões plenárias, seis oficinas, uma tertúlia literária, a apresentação de um livro e uma visita comentada a uma exposição. As sessões incluem momentos de reflexão, de partilha de experiências e de discussão, privilegiando-se os conhecimentos que os participantes detêm, assim como as suas expectativas face a esta oportunidade formativa. Os palestrantes e dinamizadores das oficinas terão um papel de comunicadores e impulsionadores da reflexão com os formandos sobre as temáticas, evidenciando o contributo da biblioteca para a sua promoção e em estreita articulação com a sala de aula

Avaliação

Os formandos serão avaliados na escala de 1 a 10, de acordo com o Despacho nº 4595/2015, de 6 demaio, do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar. A avaliação dos formandos depende da frequência mínima de 2/3 das horas de formação presencial e terá ainda por base a elaboração de um trabalho individual sobre o percurso formativo e sua implicação na respetiva prática educativa, considerando os seguintes aspetos:a) Expectativas/motivações para a frequência da ação e impressões sobre a relevância da mesma para a melhoria da prática profissional;b) Reflexão sobre a concretização dos objetivos da ação de formação e a relevância da ação frequentada para a melhoria do desempenho profissional como professor/professor bibliotecário, explicitando com exemplos concretos das diferentes sessões da formaçãoSerá preparado um documento com instruções específicas, descritores de avaliação e ponderação dos critérios de classificação, o qual será partilhado com os formandos.

Bibliografia

AGUALUSA, José E. (2000). Um estranho em Goa. Lisboa, Cotovia.NOVO, Isabel Rio (2024). Fortuna, Caso, Tempo e Sorte – Biografia de Luís Vaz de Camões, Contraponto EditoresPORTUGAL. Ministério da Educação. Rede de Bibliotecas Escolares. Bibliotecas Escolares: presentes para o futuro. Programa Rede Bibliotecas Escolares: Quadro estratégico: 2021-2027 [2021]. [Em linha]. Lisboa. [Consult.10-12-2024]. Disponível em WWW:< https://rbe.mec.pt/np4/?newsId=890&fileName=qe__21.27.pdf>.PORTUGAL. Ministério da Educação. Rede de Bibliotecas Escolares. Como é que a biblioteca escolar desenvolve a aprendizagem das artes e cultura?. [Em linha]. Blogue RBE, (20 abril. 2021). [Consult. 06-12-2024]. Disponível em WWW:<https://blogue.rbe.mec.pt/como-e-que-a-biblioteca-escolar-2440443>SADLIER, Darlene J. (2018). A diáspora em língua portuguesa: sete séculos de literatura e arte. Trad. Frederico Pedreira. 1ª ed. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda

Observações

XI Encontro Para Além de Princesas, através do link: https://www.cm-albergaria.pt/pages/2152, onde também podem ser consultadas outras informações acerca do mesmo.

Formador

Isabel Feliz Andrade Nina

José António Videira Saro

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 21-03-2025 (Sexta-feira) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
2 21-03-2025 (Sexta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
3 21-03-2025 (Sexta-feira) 21:30 - 23:30 2:00 Presencial
4 22-03-2025 (Sábado) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
5 22-03-2025 (Sábado) 15:00 - 18:00 3:00 Presencial
6 22-03-2025 (Sábado) 18:00 - 19:00 1:00 Presencial
Início: 21-03-2025
Fim: 22-03-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-133900/25
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 15 h
Local: Albergaria-a-Velha - Cine-Teatro Alba