
Digivogui-Inspirar Jovens, construir Futuros turma T1
Apresentação
O DigiVogui vem complementar o conhecimento adquirido pelos professores ao longo da sua experiência, fortalecendo os saberes fundamentais que fazem parte da prática educativa. Através desta formação, os educadores são convidados a aprofundar os quatro pilares essenciais da aprendizagem: o saber, o saber ser, o saber estar e o saber fazer. Saber: O DigiVogui amplia e reforça o conhecimento técnico sobre orientação vocacional, proporcionando novas ferramentas e abordagens que se alinham com as necessidades atuais dos alunos. Este pilar é fundamental para capacitar os professores a transmitirem informações relevantes e atualizadas aos estudantes. Saber ser: A formação incentiva os educadores a refletirem sobre o seu papel enquanto modelos e facilitadores do desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos. O DigiVogui reforça a importância de estabelecer uma relação de proximidade ótima, empatia e aprendizagem mútua, promovendo valores de inclusão, respeito e igualdade de oportunidades. Saber estar: O DigiVogui trabalha as competências de comunicação, interação e gestão de conflitos dos professores, preparando-os para lidar com a diversidade de contextos e necessidades dos alunos. O saber estar é essencial para criar um ambiente de confiança e diálogo, onde os jovens se sintam seguros para explorar as suas aspirações profissionais. Saber fazer: Finalmente, o DigiVogui oferece estratégias práticas e dinâmicas para que os educadores possam aplicar de forma eficaz no seu trabalho diário. A formação permite aos professores desenvolverem métodos inovadores e personalizados que potenciam a autonomia dos alunos e a sua capacidade de tomar decisões informadas e realistas sobre o seu futuro. Desta forma, o DigiVogui não só complementa o conhecimento pré-existente dos professores, mas também os capacita a desenvolver competências essenciais para enfrentar os desafios do século XXI, promovendo uma orientação vocacional mais eficaz e alinhada com as necessidades dos jovens.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Conteúdos
principais conceitos, teorias e ferramentas necessárias para o desenvolvimento de uma orientação vocacional bem-sucedida no espaço da educação não-formal integrando a componente prática exploração dos conteúdos digitais. Destarte, os conteúdos selecionados para esta ação seguem abaixo. 1. Clarificação conceptual de Orientação Vocacional e Educação não-formal; 2. Metodologias de Educação Não Formal na Orientação Vocacional; 3. Competências pessoais e sociais; 4. Trabalhar com jovens; 5. Desenho e implementação de Sessões; 6. Estilos de Comunicação; 7. Gestão de conflitos; 8. Construir Pontes: a importância de trabalhar em rede.