
Da Pedagogia à Performance: Entre a Técnica e a Expressão Musical turma T1
Apresentação
A presente ação de formação surge da necessidade de promover o desenvolvimento profissional dos docentes do Ensino Artístico Especializado da Música, um setor que enfrenta escassez de oferta formativa específica. Atualmente, o Centro de Formação da Associação de Escolas de Aveiro e Albergaria-a-Velha disponibiliza poucas ações direcionadas a estes profissionais, deixando um vazio na formação contínua dos professores de música, em particular os da área da guitarra. A inserção desta formação em parceria com o Festival Internacional de Guitarra de Aveiro (FIGA) representa uma oportunidade única de aprendizagem, permitindo a observação direta de cursos de aperfeiçoamento ministrados por docentes de renome internacional, a participação em debates metodológicos e a experiência de performances de alto nível. Esta abordagem favorece uma reflexão crítica sobre diferentes práticas pedagógicas, incentivando a atualização e inovação no ensino da música. Além disso, o evento reforça a ligação entre ensino e prática artística, permitindo que os professores compreendam melhor os desafios enfrentados pelos alunos em contexto de concerto. A troca de experiências entre docentes de diversas instituições contribuirá para a construção de uma comunidade pedagógica mais forte e qualificada. Ao integrar-se no plano de atividades do FIGA, esta formação amplia o impacto do festival, tornando-o não apenas um espaço de fruição artística, mas também um polo de capacitação e desenvolvimento pedagógico, beneficiando diretamente a qualidade do ensino musical na região e a nível nacional.
Destinatários
Professores dos Grupos M11 e M12
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos M11 e M12. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos M11 e M12.
Objetivos
Esta ação de formação tem como principal objetivo proporcionar aos docentes do Ensino Artístico Especializado da Música uma oportunidade de desenvolvimento profissional através da observação direta de cursos de aperfeiçoamento musical ministrados por professores do ensino superior. Pretende-se que os formandos adquiram um conhecimento aprofundado sobre diferentes abordagens pedagógicas utilizadas no ensino da música, analisando metodologias, estratégias didáticas e processos de ensino-aprendizagem aplicados no contexto do Festival Internacional de Guitarra de Aveiro. Além disso, a Formulário de AFC a Acreditar | CCPFC participação nas performances diárias permitirá aos docentes refletir sobre a relação entre a formação musical e a prática artística, promovendo a articulação entre pedagogia e performance. O debate final incentivará a troca de experiências e a construção de um pensamento crítico sobre os métodos de ensino observados. A elaboração do relatório individual consolidará a aprendizagem, permitindo aos formandos sistematizar e aplicar os conhecimentos adquiridos no seu contexto profissional.
Conteúdos
Esta ação de formação estrutura-se em torno da observação direta, análise crítica e participação ativa em atividades que integram o Festival Internacional de Guitarra de Aveiro (FIGA). O objetivo é proporcionar aos docentes do Ensino Artístico Especializado da Música um contacto privilegiado com diferentes abordagens pedagógicas e performativas, contribuindo para a sua atualização profissional. 1. Observação dos Cursos de Aperfeiçoamento Musical. Os formandos terão a oportunidade de assistir a cursos de aperfeiçoamento musical ministrados por professores do ensino superior, nacionais e internacionais, que participam no festival. Esta experiência permitirá uma análise aprofundada de metodologias de ensino, estratégias de comunicação com os alunos, organização das aulas e gestão do processo de aprendizagem. Os professores observarão aspetos como: Técnicas de ensino da interpretação musical; Métodos de trabalho técnico e expressivo com os alunos; Estratégias de motivação e correção de problemas técnicos e interpretativos; Relação entre ensino individual e coletivo no desenvolvimento musical dos alunos. A observação destes cursos será essencial para que os formandos identifiquem diferentes estilos pedagógicos e compreendam as dinâmicas de ensino adotadas em contextos de aperfeiçoamento musical. 2. Participação em Concertos e Performances. A programação do FIGA inclui concertos de solistas e grupos de renome, permitindo aos formandos uma imersão na vertente performativa da guitarra. Após cada dia de formação, recomenda-se a participação nestes eventos, promovendo a reflexão sobre a interpretação musical e a articulação entre ensino e performance. Os docentes analisarão: A coerência interpretativa e expressiva dos músicos; A aplicação de técnicas e estilos estudados nas aulas de aperfeiçoamento; O impacto do repertório na formação de um instrumentista; A influência das práticas pedagógicas na construção da identidade artística dos intérpretes. 3. Debates e Conferências no Encontro Nacional de Professores de Guitarra. Paralelamente ao festival, decorre o Encontro Nacional de Professores de Guitarra, um espaço dedicado à discussão e partilha de experiências entre docentes de diferentes instituições. Os formandos participarão em mesas-redondas, conferências e debates que abordarão temas essenciais para o ensino da guitarra e da música, como: Diversidade de abordagens metodológicas no ensino da guitarra; O papel da improvisação e criatividade no ensino instrumental; Estratégias de avaliação e feedback no ensino individual e coletivo; Desafios do ensino artístico especializado e inovação pedagógica. Estes momentos serão fundamentais para que os professores reflitam criticamente sobre a sua prática, identifiquem pontos de convergência e partilhem soluções para desafios comuns. 4. Reflexão Crítica e Elaboração do Relatório Final. A formação culminará na elaboração de um relatório individual, no qual cada formando deverá sintetizar a sua experiência, destacando aspetos pedagógicos observados nos cursos de aperfeiçoamento, nos debates e nos concertos assistidos.
Metodologias
A metodologia desta ação de formação baseia-se na observação direta, na participação ativa e na reflexão crítica. Os formandos assistirão aos cursos de aperfeiçoamento musical ministrados por professores de renome, analisando estratégias pedagógicas, técnicas de ensino e a relação entre docente e aluno. Esta observação será complementada pela participação em concertos e performances, promovendo a ligação entre o ensino e a prática artística. Além disso, os formandos integrarão debates e conferências no Encontro Nacional de Professores de Guitarra, onde serão discutidas metodologias e desafios do ensino da música. A troca de experiências entre docentes favorecerá a construção de um pensamento crítico sobre as abordagens pedagógicas observadas. Por fim, cada formando elaborará um relatório reflexivo, sintetizando os principais aspetos pedagógicos analisados e a sua aplicação no contexto profissional. Esta metodologia proporciona uma aprendizagem dinâmica e contextualizada, valorizando o desenvolvimento contínuo dos docentes.
Avaliação
A avaliação dos formandos terá em conta os critérios (e descritores) definidos pelo CFAECAAV, com um peso de 40% para o desempenho nas sessões e um peso de 60% para o trabalho individual escrito.
Bibliografia
DAVIDSON, J. W. (2017). The Music Practitioner: Research for the Music Performer, Teacher and Listener. Aldershot, AshgateHALLAM, S. (2006). Music Psychology in Education. London, University of London, Institute of EducationJØRGENSEN, H. (2004). Strategies for Individual Practice. Oslo, Norges MusikkhøgskoleSWANWICK, K. (1999). Teaching Music Musically. London, RoutledgeGALLAHUE, D. L., & OZMUN, J. C. (2006). Understanding Motor Development: Infants, Children, Adolescents, Adults. Boston, McGraw-Hill
Formador
Hugo Luís de Sousa Monteiro Simões
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 05-07-2025 (Sábado) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Presencial |
2 | 05-07-2025 (Sábado) | 22:00 - 23:59 | 1:59 | Presencial |
3 | 11-07-2025 (Sexta-feira) | 21:30 - 23:30 | 2:00 | Presencial |
4 | 12-07-2025 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
5 | 12-07-2025 (Sábado) | 14:00 - 18:00 | 4:00 | Presencial |
6 | 12-07-2025 (Sábado) | 21:30 - 23:30 | 2:00 | Presencial |
7 | 13-07-2025 (Domingo) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
8 | 13-07-2025 (Domingo) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |
9 | 13-07-2025 (Domingo) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Presencial |