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Educação literária e didática da literatura para a infância: promoção e mediação turma T1

Apresentação

A educação literária, o estímulo à curiosidade e à descoberta, bem como o recurso indutor de conhecimento veiculado informalmente e de forma envolvente, são a razão de ser desta formação. A literatura para a infância é decisiva na formação integral e na atração de futuros leitores para o universo da leitura. Sendo um subsistema reconhecidamente fértil e experimental, a escrita e/ou edição com potencial de receção infantil será, nesta ação, problematizada por agentes nacionais e internacionais. Estes abordarão temas como a Literatura para a Infância e as suas diferentes configurações textuais, ilustrativas, gráficas e editoriais, a educação literária, a promoção do gosto pelo livro, a mediação leitora, entre outros.

Destinatários

Professores dos Grupos 110, 200, 210 e 220

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 110, 200, 210 e 220. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 110, 200, 210 e 220.

Objetivos

Explorar criticamente o conceito de Literatura para a Infância, considerando as suas múltiplas vertentes. Identificar e compreender o conjunto de obras, autores, ilustradores e editores com potencial para o público infantil. Examinar as principais diretrizes e características da Literatura para a Infância contemporânea. Debater estratégias para a promoção da leitura e a mediação entre livros e leitores. Experimentar diferentes abordagens de trabalho, como atividades de escrita criativa e ilustração. Apresentar aos formandos perspetivas atualizadas sobre os desafios e questões da literatura, edição e educação literária.

Conteúdos

Presentemente a literatura para a infância e a sua importância têm vindo a ser reconhecidas por agentes diversos, tanto no âmbito escolar, cultural ou, ainda comercial. Assiste-se atualmente, a um conjunto de iniciativas, tornadas, em certos casos, manifestamente visíveis pelos media, por exemplo, acerca dos hábitos de leitura e das estratégias de promoção do livro e da leitura. A oferta de obras e a sua seleção por faixas etárias, bem como a proposta orientada de atividades escolares/letivas de contacto com a leitura e com o livro talvez nunca, até hoje, tenha sido levada a efeito com tanta insistência, consciência e determinação. Nunca, também, como hoje se falou tanto de formação de leitores, da importância da leitura e dos livros, da função de todos aqueles que têm responsabilidades educativas - profissionais e familiares - nesse processo de aproximação ao livro e de promoção do gosto pela leitura, de "animação de leitura", etc. etc. Fala-se talvez menos, porém, acerca de questões como a qualidade literária e/ou estética dos livros editados e colocados ao dispor do leitor infantil.

Metodologias

A ação engloba 8 sessões que incluem momentos de diálogo, reflexão, partilha de experiências e de discussão. Haverá o recurso a equipamentos multimédia e/ou outro, sempre promovendo a participação dos formandos.

Avaliação

A formação, repartida por oito sessões, compreende uma forte interlocução entre os formandos e formadora. É dada particular relevância à interação entre todos os intervenientes, ao pensamento crítico sobre as temáticas e à escrita criativa. Os critérios de avaliação a considerar, respeitando as orientações do CFAECAAV são: empenho e participação nas sessões - 40% | Reflexão crítica, individual, sobre a formação vivenciada - 60%

Bibliografia

RAMOS, Ana Margarida (2010). Literatura para a Infância e Ilustração. Leituras em Diálogo. Porto: Tropelias & C.ªSILVA, Sara Reis da (2011). Entretextos. Perspectivas sobre a Literatura para a Infância e a Juventude. Porto: Tropelias & C.ª.SILVA, Sara Reis da (coord.) (2020). Clássicos em forma(to) de livro-objeto. Braga: UMinho Editora (DOI: DOI: https://doi.org/10.21814/uminho.ed.13) – pdf disponível em http://hdl.handle.net/1822/70151SILVA, Sara Reis da (org.) (2022). 12 Vozes Clássicas da Literatura Infantojuvenil Portuguesa. Coleç. «Vozes e Rostos da Literatura Infantojuvenil Portuguesa/12». Aveiro: Gigões & AnantesVASCONCELOS, Ana Cristina; RODRÍGUEZ, Marta Neira; SILVA, Sara Reis da (coord.) (2017). Primeiros leitores. Primeiras leituras. Porto: Tropelias & Cª

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 27-06-2025 (Sexta-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
2 27-06-2025 (Sexta-feira) 14:00 - 17:30 3:30 Presencial
3 28-06-2025 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
4 28-06-2025 (Sábado) 14:00 - 17:30 3:30 Presencial
Início: 27-06-2025
Fim: 28-06-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-135450/25
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 15 h
Local: Biblioteca Municipal de Aveiro

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