359

Semestral! E Agora? Metas, Programas e Avaliação turma T1

Apresentação

A semestralidade chegou às escolas. Umas aderiram por moda, outras poderão ter feito um trabalho reflexivo e participativo que levou a decidir pela organização do ano letivo em semestres, em detrimento da divisão em trimestres. Através da gestão flexível do currículo e do trabalho conjunto dos professores e educadores sobre o currículo é possível explorar temas diferenciados, trazendo a realidade semestral para o processo ensino-aprendizagem. Importa, no entanto, adaptar as metas, os programas e os processos avaliativos à realidade semestral e não transcrever, apenas, os processos estruturados para os trimestres e aplicá-los nesta nova organização do ano letivo. O objetivo primordial desta ação é fazer u balanço d semestralidade na escola e redefinir metas, programas e formas de avaliação.

Destinatários

Professores de Música/Ensino Artístico;

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Conteúdos

- Vantagens e desvantagens da semestralidade . Balanço; - Definir metas. Como? - Adaptar os programas das disciplinas à realidade semestral; - A avaliação em regime semestral: estratégias e momentos.

Formador

Carlos Manuel Pires Marques

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 07-07-2025 (Segunda-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
Início: 07-07-2025
Fim: 07-07-2025
Acreditação: ACD78/24-25
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 4 h
Local: EACMCGA