
Projeto de Intervenção: Dialogo e Construção turma T1
Apresentação
O projeto de intervenção do Diretor é uma ferramenta primordial na autonomia das escolas. Para a sua concretização e sucesso o diálogo e a comunicação são fundamentais. Nesta conformidade, a participação ativa dos docentes no planeamento as estratégias curriculares e de eficácia dos recursos envolventes é importante para o melhor progresso das aprendizagens e para um bom funcionamento das instituições de ensino. É através da gestão fléxivel do currículo e do trabalho conjunto dos professores e educadores sobre o currículo que é possível explorar temas diferenciados, trazendo a realidade para o centro das aprendizagens. o ensino artístico tem a potencialidade de abrir horizontes, de criar disciplina, de desenvolver a autodisciplina, de promover o trabalho colaborativo, de estimular a criatividade e a comunicarão e de contribuir para o equilíbrio social e emocional das crianças. Socialmente, o envolvimento cultural e artístico proporciona oportunidades para se construirem redes, ampliar horizontes culturais e desenvolver empatia através da apreciação de diferentes formas de expressão artística. Assim, o papel do Diretor, consubstanciado num projeto de intervenção aberto e participativo é fundamental para a concretização dos desígnios da educação para o séc XXI.
Destinatários
Professores de Música/Ensino Artístico;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Conteúdos
- Reconhecer, Interpretar e refletir sobre diferentes desafios do dia a dia da EACMCGA; Refletir e debater sobre os projetos de intervenção e documentos orientadores da EACMCGA; - Refletir e debater sobre as novas tecnologias aplicadas na EACMCGA; - Conhecer refletir e desenvolver sobre as práticas artísticas e interdisciplinares aplicadas no Ensino Artístico Especializado; - Rentabilizar a experiência pedagógica dos intervenientes; - Valorizar a aprendizagem centrada no aluno, promovendo o seu papel ativo e crítico na construção do conhecimento; - Sensibilizar para atitudes adequadas ao desenvolvimento de competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória com a aplicação de atividades práticas/metodologicas ativas; - Transformação Educativa e sistemas de avaliação.
Formador
Carlos Manuel Pires Marques
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 08-07-2025 (Terça-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |