
A Dimensão Multidisciplinar do Teatro: A Escola como um todo turma T1
Apresentação
O diálogo e a comunicação são fundamentais para o sucesso da comunidade educativa. A participação ativa dos docentes no planeamento das estratégias curriculares e de eficácia dos recursos envolventes são fundamentais para o progresso e para o bom funcionamento das instituições de ensino. É através da gestão fléxivel do currículo e do trabalho conjunto dos professores e educadores sobre o currículo que é possível explorar temas diferenciados, trazendo a realidade para o centro das aprendizagens. Educar no séc XXI exige a necessidade em adaptar-se a novos contextos e novas estruturas, mobilizando as competências, mas também estando preparado para atualizar conhecimento e desempenhar novas funções. O mundo de trabalho está em constante desenvolvimento e apenas a aquisição de hard skills são insuficientes para dotar os jovens para os desafios do futuro. É necessário muni-los de competências sociais, culturais, tecnológicas, motoras e sensoriais que lhe permitam uma maior margem de eficácia no seu futuro profissional e pessoal. O ensino artístico tem a potencialidade de abrir horizontes, de criar disciplina, de desenvolver a autodisciplina, de promover o trabalho colaborativo, de estimular a criatividade e a comunicação e de contribuir para o equilibro social e emocional das crianças. Socialmente, o envolvimento cultural e artístico proporciona oportunidades para se construírem redes, ampliar horizontes culturais e desenvolver empatia através da apreciação de diferentes formas de expressão artística. Neste preâmbulo realizar-se-ão dois grandes debates para se discutirem estratégias de avaliação e de organização curricular da Escola Artística. Com base na comunicação colaborativa e ativa dos agentes educacionais tentar-se-á traçar rumos centrados no futuro das crianças e do inerente sucesso.
Destinatários
Professores de Música/Ensino Artístico;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Conteúdos
- Conhecer, reconhecer e desenvolver técnicas e habilidades de expressão e comunicação individual e coletiva; - Rentabilizar a experiência pedagógica dos intervenientes; - Valorizar a aprendizagem centrada no aluno, promovendo o seu papel ativo e crítico na construção do conhecimento; - Sensibilizar para atitudes adequadas ao desenvolvimento de competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória com a aplicação de atividades práticas/metodologias ativas; - Reconhecer, interpretar e refletir sobre diferentes desafios do dia-a-dia da EACMCGA; - Refletir e debater sobre os projetos de intervenção e documentos orientadores da EACMCGA; - Refletir e debater sobre as novas tecnologias aplicadas na EACMCGA; - Conhecer, refletir e desenvolver sobre as práticas artísticas e interdisciplinares aplicadas no Ensino Artístico Especializado.
Formador
Carlos Manuel Pires Marques
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 08-07-2025 (Terça-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |