373

Prevenção e promoção da saúde mental na Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico– (Re)Criar a Brincar turma T1

Apresentação

A promoção da saúde mental na primeira infância é um investimento no futuro das nossas crianças. A par da formação dos educadores e professores nesta área da promoção e prevenção da saúde mental é uma prioridade na continuidade da intervenção realizada pela Câmara Municipal de Aveiro, em parceria com a ULSRA – Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro, junto dos Agrupamentos de Escola do Concelho de Aveiro, em algumas turmas do 4º ano de escolaridade. A intervenção já realizada contempla os alunos e psicólogos dos Agrupamentos de Escola abrangidas. A formação "Prevenção e promoção da saúde mental no ensino pré escolar e 1º ciclo – (Re)Criar a Brincar" é fundamental para equipar professores e educadores com as ferramentas necessárias para promover o bem-estar emocional e social das crianças nos primeiros anos de escolaridade/vida. A formação permite aos educadores/professores reconhecer sinais precoces de dificuldades emocionais, como ansiedade, depressão ou problemas de comportamento, que podem passar despercebidos sem a devida atenção. Com a identificação precoce, é possível oferecer o apoio adequado e encaminhar as crianças para profissionais especializados, se necessário, evitando que problemas menores se agravem. Os educadores/professores aprendem estratégias para ajudar as crianças a lidar com suas emoções de forma saudável, desenvolvendo a autoconsciência e a regulação emocional, bricando com as crianças/alunos.

Destinatários

Pessoal não docente

Objetivos

Desenvolver, implementar e experimentar uma nova abordagem baseada na aprendizagem social e emocional para promover a saúde mental e o bem-estar em crianças a brincar; Abordar o desenvolvimento de habilidades como empatia, cooperação, resolução de conflitos e pensamento crítico, que são essenciais para o sucesso pessoal e social das crianças, bem como para o sucesso educativo.

Conteúdos

Temáticas Alvo: Medos, Bullying e ansiedade – abordagem introdutória; identificação de sinais de alerta e/ou sintomas; desenvolver e aplicar estratégias de intervenção; encaminhamento; intervenção/ mediação. Estratégias de relaxamento; ferramentas de promoção da saúde mental; autocuidados.

Avaliação

Qualitativa

Bibliografia

Codes, J.G. (1997). Las estratégias cognitivas en el aula. Programas de intervención psicopedagógica. Madrid: Escuela Española; Bento, A. (2007). Efeitos das transições de ciclo e mudanças de escola: Perspectivas dos alunos do 5º ano (2º ciclo). In J. Sousa e C. Fino (Org.), A escola sob suspeita (pp. 375-384). Porto: Edições Asa; Caldas de Almeida, J .A .; Xavier, M . (Coord .) (2013) . Estudo Epidemiológico Nacional de Saúde Mental: 1º Relatório. Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa; Haidt, Jonathan. Geração Ansiosa. 2024. Dom Quixote

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 04-09-2025 (Quinta-feira) 09:00 - 12:30 3:30 Presencial
2 04-09-2025 (Quinta-feira) 13:30 - 17:00 3:30 Presencial
3 05-09-2025 (Sexta-feira) 09:00 - 12:30 3:30 Presencial
4 05-09-2025 (Sexta-feira) 13:30 - 17:00 3:30 Presencial
5 08-09-2025 (Segunda-feira) 09:00 - 12:30 3:30 Presencial
6 08-09-2025 (Segunda-feira) 13:30 - 17:00 3:30 Presencial
7 09-09-2025 (Terça-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
Início: 04-09-2025
Fim: 09-09-2025
Acreditação: DGAE/1476/2025
Modalidade: Curso
Pessoal: Não docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: A definir