376

Ensino/Aprendizagem da leitura e da escrita - Método das 28 palavras turma T1

Apresentação

A aprendizagem da leitura e da escrita é um processo complexo e que pode recorrer a muitos métodos diferentes. Muitos docentes já ouviram falar do Método das 28 palavras e têm alunos seus a utilizar este método pelos docentes da Educação Especial e por essa razão gostariam de conhecer melhor este método, quer como alternativa ao método analítico-sintético, quer para poderem acompanhar os alunos que usufruem do mesmo como medida para ultrapassar as suas dificuldades. Muitos docentes que ficam a saber o método que utilizo, têm manifestado interesse e necessidade em conhecer melhor este método, pedindo-me que realize uma ação de formação acerca do mesmo. Esta ação resulta da necessidade de aprofundar os conhecimentos adquiridos ao longo do processo profissional docente, utilizando um método de ensino aprendizagem da leitura e da escrita que pode ser utilizado não só com os alunos com mais dificuldades mas, também, com todos os alunos da mesma turma, numa perspetiva de educação inclusiva, através do desenvolvimento de ferramentas e conhecimento de estratégias para o desenvolvimento de uma prática pedagógica dinâmica, utilizando, neste caso, o método das 28 palavras

Destinatários

Professores do Grupo 110

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 110. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 110.

Objetivos

Conhecer e utilizar o método de ensino/aprendizagem da leitura e da escrita “método das 28 palavras”; Promover as condições para a utilização de um método de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita por parte de crianças e jovens que manifestem dificuldades com a utilização de outros métodos de ensino/aprendizagem da leitura e da escrita; Produzir materiais didáticos para operacionalização do método das 28 palavras; Partilhar saberes e experiências num contínuo desenvolvimento pessoal e profissional.

Conteúdos

UNIDADE 1 – Apresentação global do método das 28 palavras – 3 horas Conhecimento do programa da oficina de formação Conhecimento da origem do método e processos desencadeados. Conhecimento das 28 palavras utilizadas (de forma global). UNIDADE 2 – Palavras de iniciação– 3 horas Estratégias para trabalhar a palavra “menina”. Construção de materiais relacionados com essa primeira palavra. Diferentes abordagens para a primeira palavra. UNIDADE 3 – Palavras de iniciação– 3 horas Partilha de dúvidas, experiências e materiais. Estratégias para trabalhar a palavra “menino”. Estratégias para trabalhar as palavras “menina” e “menino”. Construção de materiais relacionados com as 2 primeiras palavras. Diferentes abordagens para as 2 primeiras palavras. Composição e decomposição de palavras. UNIDADE 4 – Palavras de iniciação– 3 horas Partilha de dúvidas, experiências e materiais. Estratégias para trabalhar a palavra “bota”. Estratégias para trabalhar as palavras “menina”, “menino” e “bota”. Construção de materiais relacionados com as 3 primeiras palavras. Diferentes abordagens para as 3 primeiras palavras. Composição e decomposição de palavras. Importância das pseudopalavras. Utilização dos quadros silábicos. Estratégias para escrita de frases simples. UNIDADE 5 – Palavras de iniciação– 3 horas Partilha de dúvidas, experiências e materiais. Estratégias para trabalhar a palavra “sapato”. Estratégias para trabalhar as palavras “menina”, “menino”, “bota” e “sapato”. Construção de materiais relacionados com as 3 primeiras palavras. Diferentes abordagens para as 3 primeiras palavras. Composição e decomposição de palavras. Importância das pseudopalavras. Utilização dos quadros silábicos. Estratégias para escrita de frases simples. UNIDADE 6 – Palavras de iniciação– 3 horas Partilha de dúvidas, experiências e materiais. Estratégias para trabalhar a palavra “uva”. Estratégias para trabalhar as palavras “menina”, “menino”, “bota” e “sapato” e “uva”. Construção de materiais relacionados com as 3 primeiras palavras. Diferentes abordagens para as 3 primeiras palavras. Composição e decomposição de palavras. Importância das pseudopalavras. Importância dos quadros silábicos. Estratégias para escrita de frases simples. UNIDADE 7 – Palavras de desenvolvimento– 3h30min Partilha de dúvidas, experiências e materiais. Estratégias para trabalhar as palavras de desenvolvimento (mamã, leque, casa, janela, telhado, escada, chave, galinha, gema, rato, cenoura, girafa, palhaço). Composição e decomposição de palavras. Quadros silábicos. Escrita e leitura de frases. Palavras no singular e plural. Leitura e escrita de textos pequenos. Elaboração de perguntas e respostas. UNIDADE 8 – As palavras de consolidação – 3h30min Partilha de dúvidas, experiências e materiais. Estratégias para trabalhar as palavras de consolidação (zebra, peixe, bandeira, árvore, funil, quadro, passarinho, cigarra, fogueira, flor) Tipo de frases. Leitura e escrita de textos

Avaliação

Avaliação dos formandos baseada nos seguintes pressupostos: • Obrigatoriedade de frequência de 2/3 das horas de formação presencial. • Classificação na escala de 1 a 10, de acordo com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio. Critérios de avaliação: • Empenho e participação nas sessões – 25 % • Trabalhos produzidos nas sessões – 25 % • Trabalhos produzidos no trabalho autónomo e reflexão crítica individual sobre a formação vivenciada - 50 %

Bibliografia

Froissart, Anne – Como a criança aprende a ler, Editorial Aster, 1976Kruel, Yolanda – Guia da Professora Alfabetizadora, aplicação da Nova Cartilha, Editora Globo, Porto Alegre, 1972Martins, Margarida e Niza Ivone – Psicologia da aprendizagem da linguagem escrita, Universidade Aberta, 1998

Formador

Maria Goreti Oliveira Carvalho Gonçalves

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 30-09-2025 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
2 07-10-2025 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
3 14-10-2025 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
4 21-10-2025 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
5 28-10-2025 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
6 04-11-2025 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
7 11-11-2025 (Terça-feira) 17:00 - 20:30 3:30 Presencial
8 18-11-2025 (Terça-feira) 17:00 - 20:30 3:30 Presencial
Início: 30-09-2025
Fim: 18-11-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-123192/24
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 50 h
Local: A definir

INSCREVER-ME