
O Espaço da sala de aula como Ambiente de Aprendizagem Inclusivo turma T1
Apresentação
A criação de Ambientes Educativos Inovadores (AEI) segue, por norma, o terno conceptual Pedagogia-Tecnologia-Espaço. Neste, Pedagogia e tecnologia são abordadas sobre várias perspetivas, nos diferentes contextos educativos. O mesmo não se aplica ao espaço físico, e como o layout e a disposição de mobiliário influenciam a criação de um melhor ambiente, a melhoria do ensino e da aprendizagem (EA) e promovem a inclusão. É importante compreender como é que um Espaço Físico de Aprendizagem (EFA), um espaço complexo, é influenciado por abordagens pedagógicas e tecnologia e como estes são influenciados pelo EFA. Ademais, existem duas preocupações sociais e políticas: os esforços para reduzir a população NEET e o aumento do fluxo de Migrantes. A juventude migrante está em risco de se tornar NEET (OCDE, 2022). Assim, é importante entender como criar AEIs que promovam a inclusão destas populações. A Recomendação nº 3/2022 de 29 de Junho do CNE, aborda a receção de migrantes e a construção de uma escola mais inclusiva. Mas, é rara a referência sobre EFAs neste documento, indicando a existência de uma possível lacuna na Educação Inclusiva. Este curso vem tentar colmatar este hiato, através da exploração e aplicação de um conjunto de quarenta e duas diretrizes interdependentes para a criação de Ambiente Inclusivo de Aprendizagem. Estas apontam para um modo de intervenção num espaço existente tendo em vista a sua reconfiguração num AEI inclusivo, considerando diferentes dimensões do espaço.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
1) Dar a conhecer o conceito de Ambientes Educativos Inovadores e Ambientes de Aprendizagem Inclusivos; 2) Dar a conhecer o conceito de dimensões do espaço; 3) Refletir sobre o Espaço Físico de Aprendizagem; 4) Design Inclusivo; 5) Layouts que facilitam o desenvolvimento de um espaço inclusivo; 6) Reconhecer a importância do espaço como recurso inclusivo; 7) Reconhecer diferentes layouts do espaço como recurso potenciador da inclusão; 8) Desenvolver a reconfiguração de espaços físicos de aprendizagem para a criação de um Ambiente de Aprendizagem Inclusivo.
Conteúdos
1 Acolhimento e Contextualização (1h30): Dinâmica de grupo para a apresentação dos formandos, da formadora e do curso de formação e respetiva avaliação; 2 Brainstorming sobre o Espaço Físico de Aprendizagem (2h): Exercício prático de recriação de Espaços Físicos de Aprendizagem existentes. Reflexão sobre os espaços apresentados no contexto da Escola Inclusiva (fazer ponte com o conteúdo seguinte); 3 As dimensões do espaço (1h30): As dimensões tecnológica/digital, arquitetónica, cultural e social do espaço, Análise de diferentes espaços e respetivas dimensões, A importância das dimensões do espaço para um Ambiente de Aprendizagem Inclusivo; 4 - Design Inclusivo (2h): Sensibilização à temática do design inclusivo e potenciais aplicações no contexto educativo; 5 Diretrizes para a reconfiguração do espaço educativo num Ambiente de Aprendizagem Inclusivo (4h): As 42 diretrizes e como aplicá-las; 6 Criação de Ambientes de Aprendizagem Inclusivos (10h): Definição dos espaços a intervir, Reconfiguração dos espaços definindo as diretrizes aplicadas, justificando-as; 7 A importância do Ambiente de Aprendizagem Inclusivo numa Escola Inclusiva (1h); 8 Disposições Finais (3h): Apresentação dos espaços criados, Reflexões finais Avaliação dos formandos, da formadora e da ação de formação.
Metodologias
de ideias e conceitos; 2- Método Demonstrativo: Transmitir conhecimentos práticos; 3- Método Ativo: A formadora tem o papel de facilitadora. Adquirem-se competências, aprendendo o saber e o saber fazer. As sessões de formação estão desenhadas no sentido de englobarem uma componente teórica, através do método expositivo, seguida e/ou intercalada de atividades práticas, de análise e criação de ambientes de aprendizagem inovadores e inclusivos. As atividades de cariz mais prático serão realizadas individualmente e em grupo. No final de cada sessão será promovida uma reflexão oral entre o grupo, de forma a fazer-se uma súmula dos conteúdos abordados. A formação tem uma duração de 25h e encontra-se sequenciada no sentido de se criar uma reflexão/discussão sobre a importância do espaço físico de aprendizagem e o seu papel na inclusão dos mais variados alunos e na motivação e interesse destes pela escola.
Avaliação
O regime de avaliação dos formandos realizar-se-á ao longo das sessões, de forma contínua, reflexiva e participada, tendo como produto final a reconfiguração de um espaço físico educativo existente. Os formandos serão avaliados individual e quantitativamente, numa escala entre 0 e 10, de acordo com os critérios definidos e considerando as orientações emanadas pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua. Escala em uso: - EXCELENTE: de 9 a 10 valores - MUITO BOM: de 8 a 8,9 valores - BOM: de 6,5 a 7,9 valores - REGULAR: de 5 a 6,4 valores - INSUFICIENTE: de 0 a 4,9 valores
Bibliografia
Sardinha, L. (2023). Space reconfiguration for the promotion of an Inclusive Learning Environment: NEET and Migrant populations [Unpublished Doctoral Thesis, Universidade de Aveiro]. http://hdl.handle.net/10773/38263Benade, L. (2017). Is the classroom obsolete in the twenty-first century? Educational Philosophy and Theory, 49(8), 796807. https://doi.org/10.1080/00131857.2016.1269631CABE. (2008). Inclusion by Design: Equality, diversity and the built environment. CABE - Commission for Architecture and the Built Environment. https://doi.org/10.1007/s00401-009-0538-8JISC. (2006). Designing Spaces for Effective Learning - A guide to 21st century learning space design. Joint Information Systems Committee (JISC). https://doi.org/10.1007/s12072-013-9484-6Lim, F. V. V., OHalloran, K. L., Podlasov, A., OHalloran, K. L., & Podlasov, A. (2012). Spatial pedagogy: mapping meanings in the use of classroom space. Cambridge Journal of Education, 42(2), 235251. https://doi.org/10.1080/0305764X.2012.676629
Formador
LARA SARDINHA VIEIRA
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 15-11-2025 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
2 | 15-11-2025 (Sábado) | 14:00 - 17:30 | 3:30 | Presencial |
3 | 22-11-2025 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
4 | 22-11-2025 (Sábado) | 14:00 - 17:30 | 3:30 | Presencial |
5 | 29-11-2025 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
6 | 29-11-2025 (Sábado) | 14:00 - 17:30 | 3:30 | Presencial |
7 | 03-12-2025 (Quarta-feira) | 17:00 - 19:30 | 2:30 | Online síncrona |