
Recursos digitais na pedagogia da Matemática turma T1
Apresentação
De modo atirar partido do potencial das tecnologias digitais e melhorarem as aprendizagens dos alunos, é essencial que os docentes adquiram competências digitais, . Considerando as novas aprendizagens da Matemática, passo a citar: as ferramentas tecnológicas devem ser consideradas como recursos incontornáveis e potentes para o ensino e a aprendizagem da Matemática; e "A literacia digital dos alunos deve incluir a realização de cálculos, a construção de gráficos, a realização de simulações, a recolha, organização e análise de dados, a experimentação matemática, a investigação e a modelação, a partilha de ideias. Todos os alunos devem poder aceder livremente a calculadoras, robôs, aplicações disponíveis na Internet e software para tratamento estatístico, geometria, funções, modelação, e ambientes de programação visual. É urgente desenvolver as competências digitais dos professores de Matemática, assim como, utilizar o digital para desenvolver o pensamento computacional. Esta já é considerada uma competência essencial que todos os estudantes devem desenvolver. Assim sendo, esta ação pretende formar os professores para a mudança curricular e pedagógica que já se encontra em curso.
Destinatários
Professores dos Grupos de recrutamento 230 e 500
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos de recrutamento 230 e 500. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos de recrutamento 230 e 500.
Objetivos
Pretende-se que os professores adquiram competências digitais de forma a conseguir apreender ferramentas tecnológicas para o ensino e aprendizagem da Matemática. Dar a conhecer novas ferramentas e metodologias a utilizar nas suas práticas pedagógicas, de acordo com o nível de escolaridade dos seus alunos. Pretende-se que o professor: seja capaz de utilizar ferramentas digitais indicadas nas novas Aprendizagens Essenciais da Matemática: folha de cálculo, geogebra e programação em scratch e python; planifique atividades que utilizem ferramentas digitais que melhorem as aprendizagens dos alunos; faça uma avaliação formativa e sumativa utilizando ferramentas digitais que permitam ao aluno ter feedback imediato das suas aprendizagens; desenvolva o pensamento computacional; desenvolva literacia digital que lhe permita a criação dos seus recursos digitais.
Conteúdos
Módulo 1: Competências para concretizar as novas Aprendizagens da Matemática (2 horas) Enquadramento e informação sobre os conteúdos da formação Competências dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória A Tecnologia e a Matemática Pensamento computacional e as Aprendizagens Essenciais. Módulo 2: Ferramentas digitais sugeridas nas Aprendizagens da Matemática (16 horas) Iniciação ao GeoGebra Criação de recursos no GeoGebra A folha de cálculo como ferramenta de recolha, organização e análise de dados, experimentação matemática,investigação e modelação Iniciação ao Scratch Desenvolvimento do pensamento computacional com Scratch Iniciação ao Python. Módulo 3: Digital como apoio à prática docente (7 horas) Ferramentas para a criação de recursos educativos digitais de modo a apoiar a prática docente. Ferramentas digitais de avaliação (formativa e sumativa) com feedback imediato e/ou correção automática.
Metodologias
Serão usadas metodologias que fomentem a proatividade dos formandos e que conjuguem as exposições com atividades práticas: 1. Apresentação e exploração das diversas temáticas constantes dos conteúdos; 2. Realização de exercícios práticos num ambiente colaborativo, de partilha e reflexão; 3. Trabalho colaborativo em pequeno no grupo para a construção recursos digitais.
Avaliação
De acordo com o RJFC DL 22/2014, de 11 de fevereiro e nos termos dos nºs 5 e 6, do artigo 4.º do Despacho 4595/2015, de 6 de maio, a avaliação dos formandos é expressa numa classificação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, de acordo com as menções definidas no ponto 6, do mesmo diploma, e é atribuída com base na seguinte ponderação: - Participação nas sessões (qualidade das intervenções e do trabalho desenvolvido no decorrer da ação); - Trabalho individual de aplicação de conhecimentos.
Bibliografia
Comissão Europeia (2018). Plano de Ação para a Educação Digital. Disponível em: https://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/PDF/?uri=CELEX:52018DC0022&from=ENAprendizagens Essenciais de Matemática do Ensino Básico https://www.dge.mec.pt/noticias/consulta-publica-aprendizagens-essenciais-de-matematica-do-ensino-basicoPerfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatóriahttps://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdf
Formador
Sylvie Lopes Marques
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 07-10-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Presencial |
2 | 14-10-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Presencial |
3 | 21-10-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Presencial |
4 | 28-10-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Presencial |
5 | 04-11-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Presencial |
6 | 11-11-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Presencial |
7 | 18-11-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Presencial |
8 | 25-11-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Presencial |
9 | 02-12-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Presencial |
10 | 04-12-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Presencial |